segunda-feira, 6 de março de 2017

OS MISSIONÁRIOS FRANSALIANOS VISITAM A DIOCESE DE GURUE

De 5 a 8 deste mês de Março, os Padres Petrus Kullus, Superior Regional, e o Pe. Paulo Domingo Camilo Gonçalves, ambos da Congregação dos Missionários de S. Francisco de Sales (MSFS), também conhecidos com o nome de "Fransalianos", visitam a Diocese de Gurúè para conhecer directamente a situação local em ordem a uma provável fundação de uma comunidade pastoral nesta Diocese.

No Domingo, 05.03.17, chegaram de Maputo, via Nampula, à Casa Diocesana de Gurúè e tiveram um encontro com D. Francisco. O Bispo lhes apresentou a proposta das Paróquias de Muliquela e de Naburi, que os Pares Petrus e Paulo iriam visitar logo a seguir.

 Na 2ª Feira, 06.03, concelebraram com o Bispo e mais um reduzido grupo de Padres diocesanos na Capela da Casa Diocesana. A seguir visitaram as várias instituições diocesanas em Gurúè e Invinha: A catedral, a Escola Paroquial, o Seminário Diocesano e a Rádio Diocesana. No fim da manhã visitaram demoradamente a sede da Paróquia de Muliquela e se encontram com o Pároco, o Pe. Pedro Esquadro e com as Irmãs Missionárias da Consolata, que trabalham na referida Paróquia.
Nesse mesmo dia continuaram a viagem rumo a Gilé onde dormiram.

O dia 06.03, é dedicado a visita à Paróquia de Naburi, no Distrito de Pebane, acompanhados pelo Pároco, o Pe. Maganisto Lenço Mutomeiua e pelo Pe. Artur Bernardo, vice-reitor do Seminário Diocesano.

No dia 7, depois de visitar as obras paroquias e religiosas dos Missionários Caretianos e das Irmãs de São João Baptista e Maria Rainha, viajarão até Nampula, para, no dia 8, regressar a Nampula.

A Congregação dos Missionários de São Francisco de Sales (Fransalianos), foi fundada pelo Servo de Deus Pierre Marie Mermier no dia 24 de Outubro de  1838.

A Congregação dos MSFS conta com mais de 1200 membros e está presente nos seguintes Países: India, Nepal, Filipinas, Brasil, Chile, França, Suiça, Alemanha, Austria, Rumania, Inglaterra, Itália, USA, Antilhas, Austrália, África do Sul, Camerões, Chad, Uganda, Kenya, Tanzânia, Namíbia e Moçambique, para pregar a Missão, a evangelização, a renovação da paróquias, Ministério da Juventude e Retiros..

Sem comentários:

Enviar um comentário