sexta-feira, 31 de maio de 2013

ENCERRAMENTO DO MES DE MAIO NA "SANTINHA"

Panorámica geral no local da Peregrinação

Na tarde do dia 31 de Maio, várias centenas de fiéis da Paróquia de Santo António da Catedral de Gurúè peregrinaram,  até à gruta da "Santinha" nas montanhas de Gurúè, para o Encerramento solene do mês de Maio, mês tradicionalmente dedicado à Nossa Senhora. Presidiu à reza do Santo Rosário D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese, acompanhado pelo Vigário Geral, o Pe. Francisco Cunlela e pelo Pároco da Paróquia da Catedral o Pe. Daniel Alexandre Raul.

A capelinha da "Santinha" nas montanhas de Gurúè
Desde as primeiras horas da tarde os peregrinos, com o Terço nas mãos e o coração levantado ao Senhor, começaram a caminhar desde a cidade até às vizinhas montanhas, onde se encontra a gruta de Nossa Senhora de Fátima popularmente conhecida por "SANTINHA".
O nome "Santinha" gravado nas rochas da montanha

O numeroso grupo de Legionárias de Maria, com seus lenços e capulanas  de açul, se encarregou de orientar a reza do Terço e de entoar  cânticos apropriados para o evento que se estava a comemorar.
Ao começar o momento de oração o Sr. Bispo apresentou aos fiéis presentes os motivos da peregrinação, especialmente enquadrada na programação diocesana do Ano da Fé, "Maria, mulher de fé, ensina-nos a viver a nossa fé".

As Legionárias de Maria orientaram a reza do Terço. No primeiro plano o Pe. Cunlela, Vigário Geral.
Em cada um dos Mistérios, o Sr. Bispo indicou intenções particulares, nomeadamente: pelos irmãos perseguidos por causa da sua fé em muitos países de mundo; pelas famílias divididas; pelas dificuldades econômicas, sociais e morais; pela cruz de cada um de nós e de todos; pela santificação dos sacerdotes e de todos os agentes da Pastoral e pelas intenções da Igreja universal e do Papa Francisco.
À seguir às Ladainhas Marianas e como conclusão da celebração, renovou-se a Consagração da Diocese de Gurúè à Nossa Senhora com motivo do  XX Aniversário da sua fundação (1963 - 2013) que este ano comemoramos.
D. Francisco Lerma e o Pe. Daniel Raul dueante a oração mariana






t

Sem comentários:

Enviar um comentário