quarta-feira, 6 de setembro de 2017

3ª DIA DA VISITA PASTORAL A MOLUMBO. 06.09.2017



3º DIA DA VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA DE S. CRUZ DE MOLUMBO – 06.09.17 –
A concentração dos fiéis hoje foi na comunidade de S. Pedro de Nipataka. Estiveram representadas 15 comunidades das três Zonas Pastorais que formam o Centro Pastoral de NYONYO. O lugar da concentração dista aproximadamente 40 kms da sede do Distrito e, devido ao mau estrado dos caminhos, demoramos duas horas em chegar.
CENTRO PASTORAL DE NYONYO
I.- ZONA PASTORAL DE NYONYO.
Comunidades cristãs: S. Maria de Nyonyo; S. Pedro de Nipatka; S. João Baptista de Luni; S. José de Mudusi; S. António de Motho; e S. António de Kwani com o Núcleo (= Centro de Catequese) de Makunguni).
II.- ZONA PASTORAL DE MUNUHA.
Comunidades cristãs: S. Teresa do Menino Jessus de Munuha; S. Tiago de Napalavi; S. José de Mokotxo; S. Pedro de Liasi; e S. António de Pinintxi.
III.- ZONA PASTORAL DE BAMALEMBO
Comunidades cristãs: S. António de Namalembo; N. S. de Lurdes de Maramaleno; S. Maria de Masumbane; e S. Pedro de Tevé.
Nota-se uma forte influência do vizinho Malawi através do uso da moeda malawiana, da música, dos comerciantes e de inúmeras Igrejas autónomas e grupos religiosos.
Igrejas evangélicas presentes nesta área geográfica: Igreja Etiópica; Igreja de Cristo; Igreja Samária; Igreja Nova Apostólica; Igreja Quatro Orações; Testemunhas de Jeová: Pentecostais; Família de Jesus.
Estiveram presentes algumas autoridades tradicionais: O Régulo e um  dos líderes comunitários da rezona.
Os confirmados hoje foram 123.
Como de costume nesta Visita Pastoral, na sua intervenção o Pe. Agostinho dirigiu-se especialmente aos jovens lembrando-lhes a sua participação na preparação do próximo Sínodo dos Bispos sobre a Juventude (Roma 2018) respondendo ao Questionário que o Secretariado de Pastoral distribui por todas as Paróquias; e, também insistiu, na preparação da próxima Jornada Mundial da Juventude/Panamá 2019.
D. Francisco, na sua catequese, falou da Igreja ministerial e da necessidade de formação dos animadores que exercem os diversos ministérios nas comunidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário