domingo, 25 de junho de 2017

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA SANTA JOSEFINA BAKHITA (Continuação...)


 VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA SANTA JOSEFINA BAKHITA (Continuação...)
25.06.2017. DOMINGO
Concentração da assembleia foi na Comunidade de S. Vitor da Sede da Paróquia.
Quatro Zonas Pastorais:
I.- ZONA PASTORAL DA SEDE
Comunidades cristãs: S. Vitor, da Sede; S. Paulo de Muripa; S. Pedro de Pope; S. Pedro de Patxua.
II.- ZONA PASTORAL DE S. ANTÓNIO MARIA CLARET (Ikwesera).
Comunidades cristãs:   Santo António Maria Claret de Massiselo; S. Tiago de Makekefa; S. João Evangelista de Etope; e Sta Maria Madalena de Ikwisera.
III.- ZONA PASTORAL DE NAHAVARA
Comunidades cristãs: S. José de Nahavara; S. Miguel de M’wola; S. Pedro de Nawilyelye; S. Tiago de Mwelahipa; e Kinyawele.
IV.- ZONA PASTORAL DE S. JOÃO PAULO II
Comunidades cristãs: S. Carlos Lwanga de Malema; S. José de Serra; S. Francisco de Assis de Txopeni; S. Tiago de Inrupanama; e S. Estêvão de Namarepo.
A primeira parte do Encontro o Bispo saudou individualmente a cada um dos animadores das 18 comunidades presentes e se interessou seu lugar e actividade na comunidade.
À seguir foi apresentada uma mensagem dos jovens na qual foi indicada a problemática local da camada juvenil nomeadamente os problemas relacionados com os casamentos, o amiguismo, gravizes precoces, casamentos prematuros, abandono das actividades da comunidade.
O Pe. Agostinho, Director do Secretariado Diocesano da Coordenação Pastoral falou aos presentes sobre Próximo Sínodo dos Bispos sobre a Juventude e da Jornada Mundial da Juventude de 2019
Na catequese habitual antes da celebração, o Bispo falou da importância da Família na educação dos jovens, da importância do ministério da família e da coordenação dos outros ministérios entre si, da responsabilidade e empenho concreto de todos os membros da comunidade cristã e da oração na vida de um cristão e na vida das famílias.
No fim da celebração o Bispo fez reverência aos 42 anos da Indecência Nacional que hoje se comemora, agradecendo a Deus este dom sublime e o empenho de todos pelo desenvolvimento do Pais, pátria comum de todos. Um Pais em paz, onde se respeite e reine a justiça, a liberdade e o amor; onde se respeitem as opiniões diferentes, se superem a violência, a imposição de ideias, o abuso do poder, a corrupção, e todo tipo de discriminação social e económica.
E antes da bênção final enviou uma mensagem particular a todos os filhos do Islão com motivo do Ramadam que hoje termina e na Festa Ide, lembrando a Mensagem do Papa Francisco que enviou a todos os muçulmanos com este motivo.
Os crismados hoje foram 101.
A celebração foi transmitida em directo pela Rádio Diocesana e pela Rádio Monte Gilé, emissora local do Distrito de Gilé.

Sem comentários:

Enviar um comentário