segunda-feira, 26 de junho de 2017

VISITA PASTORAL À PARÓQUIA SANTA JOSEFINA BAKHITA, GILÉ. (3ºDIA)


VISITA PASTORAL À PARÓQUIA SANTA JOSEFINA BAKHITA, GILÉ. (3ºDIA)

26.06.2017, Segunda-feira.

A concentração dos fiéis hoje foi na comunidade de Muhapa, na Zona Pastoral de Waila.

Hoje reuniram-se duas Zonas Pastorais: Mutekela e Waila:

ZONA PASTORAL DE  MUTEKELA

Comunidades: Santa Isabel de Tavera; Cristo Rei de Mutekela; Santa Maria de Matxawele; S. Margarida de Impivini; e S. Mateus de Lisse.

ZONA PASTORAL DE WAILA

Comunidades: S. André de Waila; S. Inácio de Thery e o Núcleo de oração (Centro de Catequese de Napalavi); S. Bartolomeu de Muhapa e os Núcleos de Oração (Centros de Catequese) de Makotxene e Nahoma); e comunidade de Natxere.

Na leitura da Mensagem foram apresentados alguns problemas mais relevantes, entre outros, os seguintes: problemas sociais (mau atendimentos nos Centros de Saúde, a falta de poços de água potável;  o alto custo de vida, a venda dos produtos excedentes a preços muito baixos impostos pelos comerciante que vem de fora); problemas na organização dos Centros de Catequese para se tornarem Comunidades autónimas; a formação dos animadores e a catequese; critérios e orientações para os Baptismos em perigo de vida; as visitas aos doentes, pobres e cristãos afastados.

Na sua intervenção, Irmã Atanásia Pedro Francisco, das Irmãs de S. João Baptista e membro da Equipa Missionária, dirigiu-se aos jovens e às famílias em geral, ao falar da vocação à vida consagrada e sacerdotal.

O Pe. Agostinho Vasconcelos, Director do Secretariado Diocesano da Coordenação Pastoral e Moderador da Cúria, apresentou o tema do próximo Sínodo sobre a Juventude e a Jornada Mundial da Juventude (Panamá 2019).

O Bispo falou do Plano Pastoral Diocesano para o triénio 2016 – 2019, a Família: a família e a juventude, a família e a comunidade.

Os crismados hoje foram 63.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário