segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

INÍCIO DO JUBILEU DIOCESANO COM MOTIVO DOS 25 ANOS DA CRIAÇÃO DA DIOCESE

Com a Peregrinação Diocesana à Paróquia /Santuário da Imaculada Conceição de Invinha, no passado fim de semana (9 e 10 de Dezembro), a Diocese de Gurúè deu início ao Ano Jubilar dos 25 Anos da Criação da Diocese (6 de Dezembro de 1993 - 6 de Dezembro de 2018.

Pariticiparam mais de très mil peregrinos vindos das diversas Paróquias da Diocese.
A chuva, que desde há já 10 dias, diariamente se deixa cair na região, ameaçou mas não estragou a peregrinação. Foi necessário realizar todos os actos litúrgicos da noite do Sábado e do Domingo dentro do templo paroquial de Invinha. 

A Rádio Diocesana transmitiu todas as actividades: a Peregrinação com a imagem de Nossa Senhora, a Eucaristia do Perefrino, na Sábado à noite, a Adoração Nocturna e a Eucaristia de Despedida, nas primeiras horas do Domingo.
D. Francisco presidiu a todos os actos, acompanhado pelos Párocos das Paróquias dos peregrinos e pelo Vigário Geral, o Pe. Francisco Cunlela.

Eis um breve resumo da Homilia de D. Francisco, na Eucaristia do Sábado, dedicada a Nossa Senhora:
 
IMACULADA CONCEIÇÃO

Hoje celebramos o mistério de Maria concebida sem pecado, a sua imaculada conceição em previsão da sua maternidade divina.

MARIA encontra-se na História da Salvação, como primeira em acolher a salvação oferecida por Deus à humanidade, por vários motivos. 
:
- Ela acolheu a salvação no seu coração em primeiro lugar porque escutou a Palavra de Deus. Sem escuta da Palavra de Deus não é possível acolher a Deus na nossa vida.

- Acolheu a salvação, não só porque escutou a Palavra de Deus, mas sobretudo porque obedeceu à voz de Deus e a pus em práctica. (“Quem é minha mãe, meu irmão, meu parente…? Aquel que escuta as minhas palavras e as põe em prática”, disse Jesus.

Por esses motivos Ela é entre todos os viventes a “CHEIA DE GRAÇA”, como a saudou o Anjo Gabriel antes de epronunciar o seu nome de Maria: “Ave, oh Cheia de Graça = Ohakalala Osarea Mahala”.

Nela o pecado não teve lugar, pois Ela foi totalmente de Deus.
Ela é para nós modelo de vida, exemplo no caminho de todo o crente; Ela é nossa acompanhante de nós peregrinos, Ela é Consolação do Povo de Deus, Ela resplandece no caminho da nossa vida como sinal de consolação e de firme esperança (Prefácio).

INÍCIO DO JUBILEU DOS 25 ANOS DA CRIAÇÃO DA DIOCESE

Nós, como Diocese, como Igreja Diocesana, com a celebração de hoje, damos início ao JUBILEU dos 25 Anos da Criação da nossa Diocese (6 de Dezembro de 1993).
Quatro Palavras nos devem acompanhar neste ano de 2018 como sinais característicos do Jubileu:

1º.- LOUVOR à Santíssima Trindade.
2º ACÇÃO DE GRAÇAS.
3º CONVERSÃO.
4ºEVANGELIZAÇÃO-MISSÃO

Sem comentários:

Enviar um comentário