segunda-feira, 5 de junho de 2017

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA DE S. CARLOS LWANGA EM GURÚÈ-SEDE



VISITA PASTORAL À PARÓQUIA DE S. CARLOS LWANGA EM GURÚÈ-SEDE

De 01 a 5 de Junho de 2017, D. Francisco Lerma acompanhado pelo Pe. Agostinho Vasconcelos, Director do Secretariado Diocesano de Pastoral e Coordenador da Cúria, realizou a Visita Pastoral à Paróquia de S. Carlos Lwanga, na Sede do Distrito de Gurúè.
Desde a sua criação em 2015, a Paróquia de S. Carlos Lwanga está sob os cuidados pastorais dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos). O Pároco actual é o Pe. Francesco Bellini, scj, com a colaboração dos Padres da Comunidade local dos Dehonianos, e das Irmãs Filhas  de N. S. da Visitação (Irmãs Diocesanas de Quelimane).

A Paróquia é composta por cinco Zonas Pastorais e 23 camunidades:

1.     ZONA PASTORAL S. CARLOS LWANGA: 
     Comunidade da sede com 12 Núcleos; 
     e comunidade de S. Marcos, com dois Núcleos.

2.    ZONA PASTORAL DE LUSSA: 
    Comunidades: N. S. de Fátima de Lussa-sede; S. Tiago de Mpicha; N. S. de Fátima de Nakwakwe; S. Paulo de Namaría; S. Tiago Menor de Namakuku; S. Catarina de  Malamula; e S. Miguel de Namuka.

3.    ZONA PASTORAL DE NANSÚA:
    Comunidade de S. Catarina de Nansúa-sede; N. S. da Conceição de Mole; S. Agostinho de Nakutxa; S. Carlos Lwanga de Palakani; e S. Pedro de Noalume.

4.    ZONA PASTORAL DE MURIMO. 
    Comunidade deN. S. da Conceição de Murimo-sede; S. Paulo de Walaka; S. Pedro e S. Paulo de Mualantxemo; S. Miguel  Arcanjo de Namiruku; S. Estêvão de Txotxokoani.

5.    ZONA PASTORAL DE KOVELA.
    Comunidade de S. Francisco de Assis de Kovela-sede; S. Carlos Lwanga de Niwalo; S. Tiago Maior de Namarike; e N. S. de Fátima de Nakuka.

ACTIVIDADES

Para além das orações e celebrações que são feitas em circunstâncias graves e em momentos solenes, pratica-se a caridade/esperança que envolve a reabilitação de abrigos para os necessitados, visitas aos doentes, visitas aos encarcerados, limpeza dos cemitérios, cerimónias fúnebres e a limpeza do meio ambiente onde vivemos.
Implementação de ajuda às crianças com a criação de escolinhas para a diminuição do analfabetismo, criação de Núcleos de Oração para a catequese e a posta em prática de Formações dos animadores dos Ministérios.

CONSTRANGIMENTOS E DIFICULDADES

- Má fé de algumas pessoas que origina agressões físicas e até a morte, caso ocorrido de uma jovem no dia 07.04.17 da comunidade de Impitxa, na Zona de Lussa.

- Pouca capacidade financeira para levar avante os Projectos da Paróquia e das comunidades, como é o caso dda construção da Secretaria da Paróquia, cobertura das capelas de Namiruku na Zona de Murrimo, sede da Zona de Nanzua, Nakuakue na Zona de Lussa.

- Algumas dificuldades criadas por grandes companhias, como é o fecho de vias de acesso as comunidades de Malamulo, Mole, Noalume, Palakani originado pela Empresa Murrimo-Macadamia como é do conhecimento geral.

- Pouca aderência dos jovens no ministério dos vocacionados.

PREVISÕES/PROPOSTAS

- Criação de mais escolinhas pelo menos nos Centros das Zonas;
- Criação de novos Núcleos de oração e de catequese;
- Incentivados os jovens para aderirem nos grupos vocacionados e seja eleito um  membro para este ministério.

Sem comentários:

Enviar um comentário