sexta-feira, 9 de junho de 2017

CARTA DO BISPO PARA ETXHEKO/FAMÍLIA. JUNHO 2017



CARTA DO BISPO PARA ETXHEKO/FAMÍLIA -Junho 2017


Caríssimos Diocesanos,


A Alegria da Páscoa ainda soa forte nos nossos corações. Jesus Cristo está vivo! Ele ressuscitou como tinha anunciado! Ele precede-nos no caminho junto Pai. Ele é a cabeça desta grande família dos filhos de Deus, da qual todos nós, baptizados formamos um só corpo. Todos nós somos membros vivos desse corpo vivo de Cristo.


A Família é o tema central do nosso Plano Diocesano de Pastoral para este triénio. E para este ano de 2017, acrescentamos “A FAMILIA E A COMUNIDADE. Cada família uma Bíblia!. Falemos pois da relação Família – comunidade.


A família e a comunidade são a base e o percurso de toda a caminhada humana e cristã. Não há comunidade sem famílias, pois ninguém pode viver sozinho, ninguém nasce sozinho como se fosse um cogumelo sem pais nem mãe; ninguém cresce sozinho e ninguém se torna adulto sozinho.


A dimensão comunitária, social, é essencial para todo ser humano. A primeira comunidade humana é a família, espaço humano e cultural onde a pessoa ao nascer é acolhida, recebida, encontra um lar formado por pessoas muito concretas, os pais, os irmãos e demais parentes. Com eles  damos os primeiros passos, aprendemos a falar, a caminhar, a rir e a chorar, a comer e a dormir, a nos relacionamo-nos, a ajudar-nos. Tudo o que é humano e nos caracteriza como pessoas tem o seu início e o seu desenvolvimento no seio de uma família. Dai a  importância da família para a sociedade.


Do mesmo modo acontece na nossa vida como crentes e cristãos. Com o Baptismo nascemos no seio de uma família de crentes, a comunidade cristã que nos acolhe. Na comunidade cristã encontramos os nosso pais, mães e irmãos na fé. Os membros desta nova família não são parentes entre eles unidos pelos laços da carne e do sangue. Não. A família cristã alarga os espaços da família natural. Diz Jesus: “Quem é mina mãe…aquele que escuta a Palavra de Deus e a põe em prática”. 


Trata-se da família dos filhos de Deus, nascidos do seio da Igreja, e nela crescemos até à idade adulta através do ensino da Catequese, da recepção dos Sacramentos e da vivência dos Mandamentos , seguindo o caminho de Jesus.


>Meus caríssimos irmãos e filhos na fé. Também o Bispo, como pai no meio da comunidade cristã, a Igreja local, isto é a Diocese, ele conta com todos os filhos e irmãos desta família em Cristo. O Bispo não está sozinho, pois ele, enquanto baptizado é cristão como todos vós, irmão entre os irmãos, condiscípulo convosco na escola de Jesus. E enquanto Bispo, ele é o pai e pastor da família diocesana. É pai e pastor para o bem e em benefício de cada membro desta família e de todas as comunidades. Para isso é que foi enviado no nosso meio como Bispo. E assim como nas nossas família tudo se faz em união e em comunhão com os pais, assim também na família diocesana tudo se faça em união e em comunhão com o Bispo.


No sua tarefa de evangelizar por meio da catequese especialmente; na tarefa de santificar por meio da celebração dos Sacramentos; a na tarefa de governar e pastorear por meio do cuidado das ovelhas, o Bispo não está nem age sozinho. Ele conta com o empenho e o trabalho de cada membro da família diocesana: os Padres, as Religiosas e Religiosos, os Animadores leigos, e cada baptizado,. Ninguém é excluído na sua família e cada um tem o seu próprio lugar na comunidade cristã.

Todos somos família de Deus, unida, comprometida, responsável e alegre.

 Vosso Bispo
+ Francisco Lerma

Sem comentários:

Enviar um comentário