sábado, 18 de março de 2017

O SEMINÁRIO DIOCESANO DE GURUE CELEBRA A FESTA DO SEU PADROEIRO: S. JOSÉ

Com a presença dos Bispos D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè e D. Manuel Chauguira, Bispo emérito da mesma Diocese, os seminaristas, formadores, professores e amigos celebraram com um dia de antecipação, a Festa do seu Padroeiro S. José.

Às 10.00H, celebrou-se a Eucaristia, presidida por D. Francisco e concelebrada por D. Manuel e os Sacerdotes Pe. Américo António, recentemente nomeado Reitor deste Seminário; Pe. Artur Bernardo, Vice - Reitor; Pe. Francisco Matias, Director Espiritual; Pe. ManuelNassuruma, colaborador e professor.

À seguir à celebração da Eucaristia, houve um convívio fraternos entre todos os participantes, animado com músicas y danças a cargo dos seminaristas.

Os alunos deste ano são 26, divididos por três turmas:
1º Ano: 9 seminaristas;
2º Ano: 10 seminaristas;
3º Ano: 7 seminaristas.

Dois dias antes, no passado dia 16 do correntes mês de Março, D. Francisco reuniu-se por separado com os Formadores e Professores e com todos os seminaristas, para um mútuo conhecimento e para traças as orientações que devem nortear a vida do Seminário, segundo a nova "Ratio Formationis": "O Dom da Vocação Presbiteral", preparada pela Congregação Romana do Clero, que vela pelos seminários de toda a Igreja.

Neste documento a Igreja propõe um sério caminho de formação para os candidatos ao sacerdócio ministerial.

O Caminho formativo dos sacerdotes desde os anos de formação do seminário é descrito na referida "Ratio Formationis" partindo de quatro caraterísticas distintivas da formação, apresentada como única, integral, comunitária e missionária.
Dentro desta única formação, distinguem-se duas fases: inicial e permanente.
Por sua vez, a formação inicial está articulada em quatro etapas: propedêutica, dos estudos filosóficos ou do discipulado; dos estudos teológicos ou de configuração; e pastoral ou de síntese vocacional.

No interior desta "Ratio Formationis", encontra-se o "Ordo Studiorum!, que compreende um elenco indicativo das matérias que devem constar no percurso de estudos dos seminaristas, nas suas diversas fases.
Também são apresentadas orientações de vários géneros e normas em sentido próprio.

Sem comentários:

Enviar um comentário