segunda-feira, 17 de agosto de 2015

VISITA PASTORAL A MUAGIUA


VISITA PASTORAL MUAGÍUA

De 14 a 17 de Agosto do corrente ano, D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese de Gurúè, acompanhado Pelo P. Francisco Cunlela, Vigário Geral, realizou a Primeira Visita Pastoral da Capelania Beato Isidoro Bakhanja, no Distrito de Gurúè, nos limites com a Paróquia e Distrito de Namarrói.

Esta Capelania (Quase Paróquia) foi criada em 2013, no processo em acto de restruturação da Diocese, As suas 38 comunidades pertenciam à Paróquia de N. S. da Conceição de Invinha e à Paróquia de S. António, da Catedral. Desde a sua criação está sob os cuidados do clero diocesano, sendo o seu Pároco o Pe. Januário António Mucaia, Reitor do Seminário Diocesano S. José,  com a colaboração do Diácono Carlos Evaristo, formador do mesmo Seminário

14.08.2015.

Concentração na comunidade de Rurupi.

ZONA PASTORAL NAMICOPO. Comunidades: Santa Maria Mãe de Deus de Mutxope; S. João Baptista de Kuani; S. Paulo de Namikopo; S. Pedro de Nyamata; S. António de Muelamahi; e S. Teresa de Inyaminga.

ZONA  PASTORAL MUNYETE. Comunidades: S. Miguel de Munyete; S. Tiago de Pepeni; S. Carlos Lwanga de Rurupi; S. João Baptista de Mutiue; S. António de Insaló; e N. S. de Fátima de Kurunkua.

Hoje foram crismados 141 cristãos.

15.08.2015.

 Concentração na Comunidade de Namulava.

ZONA PASTORAL DE LUNE. Comunidades: S. Carlos Lwanga de Namulava; S. Miguel de Nasanakasa; S. Miguel de Lune 1º; S. Antónjo de Lune 2º; e Mueliha com o Núcleo de  Santa Maria Mãe de Deus, de Namigonya.

ZONA PASTORAL DE MARORA. Comunidades: S. Francisco de Assis de Marora; S. António de Maritxe; S. Miguel de Masise; S. José de Nasona; e S. Pedro Claver de Kalane.

As confirmações hoje foram 46.

16-08-2015.

Concentração em Muagiua, sede da Capelania.

ZONA PASTORAL DE MUAGIUA. Comunudades: S. Pedro de Muagiua; S. Luzia de Nayuma; N. S. de Fátima de Muelamahi; S. Batolomeu de Makutxi; S. José de Patane; e S. Carlos Lwanga de Murocole.

ZONA PASTORAL DE EKOLE. Comunidades: S. Pedro Claver de Ekole; S. José de Kokore; S. Lucas de Natxaka; e S. Teresa de Letxe.

ZONA PASTORAL DE NAMAKALA. Comunidades: S. Marta de Namakala; S. João de Brito de Makar; Imaculada Conceição de Nivákue; S. Agostinho de Kariko; e S. Tiago de Muelamahi.

As confirmações hoje foram 266.

 Seguir a Celebração D. Francisco abençoou e lançou a 1ª Pedra do futuro Centro de Formação da Capelania.

17.08.15

D. Francisco reuniu com os membros do Conselho Pastoral Paroquial e do Conselho Económico Paroquial.

O Secretário do Conselho Pastoral  leu o Relatório sobre a situação e as actividades da Capelania desde a sua fundação em 2013 até ao corrente ano.

A seguir, os delegados, em número de 23, representando cada uma das Zonas (Conselheiros e coordenadores) e os Movimentos, apresentaram diversas questões relacionadas com a pastoral juvenil e familiar, funerais dos cristão não praticantes, movimentos apostólicos, Partilha de bens e sobre a construção do Centro Pastoral de Formação.

Depois de ter assinado nos Livros Paroquiais e participado no convívio de confraternização, D. Francisco deu por encerrada a Visita Pastoral.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário