domingo, 16 de agosto de 2015

ESPIRITUALIDADE DA VIDA CONSAGRADA. PRIMEIRO ENCONTRO DOS FORMANDOS NA DIOCESE DE GURUE.


 
ESPIRITUALIDADE DA VIDA CONSAGRADA.

 ENCONTRO   DOS FORMANDOS  NA DIOCESE DE GURUE.

De 13 a 16 de Agosto do corrente ano, na Casa Diocesana, realizou-se o 1º Encontro dos Formandos e Formandas das Congregações presentes na Diocese de Gurúè.

Participaram no encontro os noviços do Noviciado de Milevane dos Dehonianos;  e as noviças do Noviciado de Malúa, das Irmãs Servas do Cenáculo;  das Irmãs Vitorianas, das Irmãs Filhas de N. Senhora da Visitação.

Também participaram Irmãs Junioras das Irmãs Jesus Maria José de Ile,  das Irmãs Capuchinhas; das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição ; e da Associação Apostólica das Virgens Consagradas  Mãe do Redentor.  

No dia 13.08,15, durante toda a jornada foram chegando os participantes das várias congregações. Já depois do jantar D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese, fez a abertura do Encontro, fazendo referência as indicações recebidas durante a recente Visita ad Limina dos Bispos de Moçambique relacionadas com a Vida Consagrada nomeadamente em Moçambique.

A seguir, depois das Boas Vindas, o Bispo abençoou a assembleia e desejou bom trabalho e boa estadia na Casa Diocesana.

A Irmã Isaura Lino Soda, IFHIC, Presidente da CIR-CONFEREMO DIOCESANA dirigiu a dinâmica de apresentação, e a Irmãs Mª das Graças Nunes Sousa, superiora da comunidade do Instituto Missionárias Capuchinhas, apresentou a programação do Encontro.

A VI Feira, 14.08.15, foi dedicada ao estudo e reflexão sobre a “Vida Fraterna e os votos”, sob a orientação do Pe. Francisco Bellini, dos Sacerdotes do Coração de Jesus (dehonianos), Pároco da paróquia S. Carlos Lwanga de Gurúè. A celebração da Eucaristia foi presidida pelo Pe. Agostinho Vasconcelos, do clero diocesano e Director do secretariado Diocesano de Pastoral.

No Sábado, 15.08.15, a Irmã Antónia Helena Lima Santos, capuchinha, orientou a reflexão dobre “A espiritualidade da Vida Consagrada”.

No Domingo 16.08.15, depois da celebração da Eucaristia, da avaliação final e da programação dos próximos encontros, os participantes tiveram uma horas de lazer nas cachoeiras do rio Licungo.

Sem comentários:

Enviar um comentário