sábado, 22 de maio de 2021

Missa de acção de graças, pelo 27º aniversário da Ordenação episcopal de Dom Manuel Chuanguira Machado, primeiro Bispo da Diocese de Gurúè

 Às 10.20 horas de hoje (22.05.2021), memória de Santa Rita de Cássia, na capela privada de Dom Inácio Lucas, teve lugar uma celebração eucarística de acção de graças, pelos 27 anos da ordenação episcopal de Dom Manuel Chuanguira Machado, primeiro Bispo da Diocese de Gurúè.

Presidiu a Eucaristia, Dom Inácio Lucas, Bispo Titular concelebrada pelo festejado (Dom Manuel) e alguns sacerdotes diocesanos e religiosos. Na Missa tomaram parte por representatividade algumas Religiosas e leigas que trabalham nos arredores da cidade de Gurúè.


Logo no início da celebração, Dom Inácio contextualizou a celebração ao afirmar que iria rezar a Missa votiva de Maria Rainha dos Apóstolos, para agradecer a vida e o apostolado de Dom Manuel na Diocese de Gurúè.

Em sua homilia, Dom Inácio começou citando a Carta aos Hebreus: «Lembrai-vos dos vossos chefes, que vos anunciaram a palavra de Deus. Considerai o êxito da sua carreira e imitai a sua fé. Jesus Cristo é sempre o mesmo, ontem, hoje e por toda a eternidade» (13, 7-9). Com este trecho, Dom Inácio percorreu os momentos significativos da vida de Dom Manuel como Bispo da Diocese de Gurúè e convidou aos presentes, a sermos herdeiros do testemunho de entrega de Dom Manuel em favor da Igreja universal e de Gurúè em particular.


Em seguida, partindo dos textos bíblicos da Missa do dia, (Act 1, 12-14; 2, 1-4; Jo 19,25-27) Dom Inácio apresentou o ícone de Maria como modelo de oração e encorajou todos os Institutos Religiosos a ter presente que a nossa prioridade é a oração que nos identifica como tais. A oração, sublinhou Dom Inácio, é sinal da identidade dos discípulos do Senhor. Após a Missa, foi servido um copo de água no Salão do Centro pastoral.



Notas biográficas e itinerário vocacional de Dom Manuel Chuanguira Machado


Dom Manuel Chuanguira Machado sacerdote diocesano da Arquidiocese da Beira, foi o primeiro Bispo da Diocese de Gurúè.

Nasceu em Bawaze, distrito de Marromeu província de Sofala, aos 11 de Julho de 1950.

Incardinou-se na Arquidiocese da Beira como Diácono aos 10 de Maio de 1981 e foi ordenado sacerdote a 13 de Dezembro  do mesmo ano, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima na Beira.

Aos 12 de Abril de 1991 foi nomeado Vigário Geral da Arquidiocese da Beira, tendo posteriormente acumulado este serviço com o do Ecónomo da Diocese e Reitor do Seminário Bom Pastor da Beira.

A 2 de Agosto de 1992 foi nomeado Director do Secretariado Geral da CEM até a nomeação oficial de Bispo de Gurué a 14 de Janeiro de 1994.

Foi ordenado Bispo na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Macuti, aos 22 de Maio de 1994 e tomou posse no dia 29 de Maio do mesmo ano, Solenidade da Santíssima Trindade.

Ao tomar posse, a Diocese de Gurúè não tinha nenhum sacerdote diocesano. Foi assim, que Dom Bernardo Filipe Governo, Bispo de Quelimane, concedeu-lhe o Reverendo Padre Freitas Emílio Joaquim, para fazer comunidade com Dom Manuel Chuanguira Machado.

Em Dezembro de 1995, ordenou os primeiros 5 Diáconos da Igreja de Gurúè (Rosário Xavier Iacaca, Tarcísio Francisco João Álvaro, Francisco Cunlela, Júlio Pedro e Daniel Alexandre Raúl). Estes Diáconos, viriam a ser os primeiros Padres Diocesanos da Diocese de Gurúè, ordenados por Dom Manuel, a partir de 02 Junho de 1996.

 

Visão de Dom Manuel Chuanguira Machado: Tendo aceite com apenas 43 anos de idade, para ser o primeiro Bispo da nova Diocese de Gurúè e todo o trabalho que exige uma Diocese que acaba de nascer, Dom Manuel, logo no início com os primeiros padres, enveredou pelo caminho da especialização. Os primeiros dois Padres, formaram-se em Teologia Moral e Direito Canónico, o terceiro em Teologia Bíblica, o quarto em Sociologia, o quinto em Teologia Espiritual. Num período de 13 anos, Dom Manuel aceitou e viveu os desafios da nossa família diocesana que hoje fazem parte da nossa própria história.

Por motivos de saúde, aos 09 de Outubro de 2009, Sua Santidade Papa Bento XVI aceitou a sua renúncia ao governo pastoral da Diocese de Gurúè, tendo sido nomeado como Administrador Apostólico o Pe Renato Comastri, scj.

Desde a sua resignação, Dom Manuel encontra-se acolhido na Casa família, sita no Bairro Barragem, mantendo o compromisso de dar a sua vida até ao fim nesta Diocese.



 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário