sexta-feira, 27 de agosto de 2021

II ENCONTRO DE S.E.R. DOM INÁCIO LUCAS, COM O CLERO DIOCESANO





Teve lugar na manhã de hoje, 27 de Agosto, na casa Diocesana, o II encontro de Dom Inácio Lucas com o Clero Diocesano.
Tratou-se de um encontro de partilha e reflexão, enquanto membros de um Presbitério chamados a construir a Igreja que está no Gurúè. Participaram neste encontro, 24 Padres Diocesanos oriundos das quatro Regiões Pastorais que compõem a nossa Diocese de Gurúè. O encontro comportou de dois momentos: No primeiro momento, foi convidado o Reverendo Padre Renato Comastri, dos Sacerdotes do Coração de Jesus, que apresentou uma reflexão espiritual sobre o ministério sacerdotal. Tratou-se de uma reflexão que se desenvolveu em torno de 3 verbos: CELEBRAR, ACOMPANHAR e TESTEMUNHAR, tendo como base de fundo, o encontro que o Papa Francisco teve com os Clero, 
Religiosos e Seminaristas na Catedral de Palermo no dia 15 de Setembro de 2018.
Na segunda parte do encontro, interviu SER Dom Inácio Lucas que partilhou as suas impressões, constatações e caminhos de orientação rumo ao futuro, após a visita que efectuou às Paróquias da Diocese e o encontro que teve com o pessoal missionário que trabalha nesta Igreja Local.
Dom Inácio, iniciou a sua intervenção partilhando das necessidades que exigiram obediência para alguns sacerdotes do Presbitério, mormente a nomeação do novo Diretor Espiritual do Seminário Diocesano na pessoa do Reverendo Padre Gonçalves Niviremo, do Vigário paroquial da paróquia de S. Tiago Maior de Namarrói Reverendo Padre Damião Chicote e do Pároco de S. José Lioma, que acumula com as funções de Coordenador do Secretariado da Pastoral, Reverendo Padre Agostinho Martinho Vasconcelos.  Dom Inácio, partindo da Carta de Santo Inácio aos Magnésios, apresentou a figura do Bispo e tendo como pano de fundo do Magistério do Papa Francisco, falou da diocesanidade como algo característico na espiritualidade do Padre Diocesano, o que reclama a sã relação com o Bispo e com os colegas Presbíteros. Seguidamente, Dom Inácio falou da família dos Padres Diocesanos da Diocese de Gurúè, tomando em consideração a realidade das Paróquias e a necessidade de revitalizar o espírito de pertença e de serviço em prol da edificação da própria Igreja. Mais ainda, Dom Inácio encorajou a todos a trabalhar para cuidar do património móvel e imóvel das nossas Casas paroquiais e administrar da melhor forma, com ajuda da comunidade paroquial os nossos auxiliares que colaboram nas nossas residências paroquiais. Dom Inácio, falou ainda da necessidade de viver a disponibilidade em colaborar com o Bispo em qualquer missão que seja, sempre em espírito de comunhão e fraternidade, para que como irmãos do mesmo presbitério, possamos encontrar caminhos para construir a Igreja de Cristo que está em Guruè, hoje nas nossas mãos. Após a sua intervenção, seguiu-se o momento da celebração eucarística, tendo presente a figura de Santa Mónica, cuja memória hoje se celebra na Igreja. Terminada a celebração, seguiu-se o momento de confraternização com um almoço servido no salão da casa Diocesana.

Sem comentários:

Enviar um comentário