sábado, 15 de maio de 2021

Visita à Paróquia da Sé Catedral Santo António de Gurúè


No périplo do conhecimento da realidade da Diocese de Gurúè e, valendo-se da reabertura dos cultos públicos à luz do Decreto presidencial e do convite formulado pelo Digníssimo Pároco da Sé Catedral, às 17.30 horas de hoje (15 de Maio), Dom Inácio Lucas presidiu a Missa vespertina da Solenidade da Ascensão do Senhor.

Dom Inácio Lucas, chegou à Sé Catedral às 17.20 e foi acolhido em frente da Sé Catedral pelo Pároco, Vigário paroquial, padres do Seminário S. José e por um pequeno grupo de fiéis.

Às 17.30 iniciou a solene celebração eucarística. Após a invocação da Santíssima Trindade, o Reverendo Padre Paulino Nicau, Pároco da Sé Catedral de Santo António de Gurúè, dirigiu em seu nome próprio e em nome da Comunidade paroquial, na presente ocasião representada pelos animadores dos núcleos da Sé e dos movimentos apostólicos, saudações de boas vindas à Sua Excelência Reverendíssima Dom Inácio Lucas à Sé, que é a sua Paróquia. Mais adiante, Pe Paulino esclareceu as razões que motivaram ao horário da Missa vespertina e referiu na ocasião, que estavam presentes para a celebração da Eucaristia, representantes dos núcleos, Congregações Religiosas e Movimentos Apostólicos que trabalham na Sé Catedral. Tomaram parte da celebração para além do Pároco, o Vigário paroquial Pe Tonito Muananoua, o Reitor do Seminário Diocesano S. José, Pe João Ernesto Tárua e o vice reitor, Pe Adelino Mualicamo. Finda a saudação, Pe Paulino Nicau pediu à Sua Excelência Reverendíssima Dom Inácio para que continuasse com a celebração.

Na sua homilia, Dom Inácio Lucas apresentou-se à Comunidade paroquial e partilhou a sua experiência cristã e sacerdotal, até à nomeação como Bispo de Gurúè aos 02 de Fevereiro do corrente ano. Mais ainda, Dom Inácio partilhou com a Comunidade cristã, alguns pontos emergentes na Bula da sua nomeação como Bispo de Gurúè.

Comentando as leituras da Solenidade da Ascensão, Dom Inácio começou por dizer que a Solenidade da Ascensão decorre 40 dias depois da Festa da Páscoa e marca a entrada definitiva da humanidade de Jesus no domínio celeste. Mais ainda, Dom Inácio frisou que Jesus Cristo tendo entrado uma vez por todas no Céu, intercede incessantemente por nós. Ainda na sua homilia e baseando-se na II leitura do Solenidade, Dom Lucas apresentou as condições para a verdadeira comunidade cristã: proceder com humildade, mansidão e paciência, suportar uns aos outros e empenhar-se em manter a unidade do espirito pelo vínculo da paz. Dom Inácio terminou a sua homilia, vincando que a Ascensão é o início da missão universal confiada aos Apóstolos.

Dom Inácio e o Rev.mo Pe Paulino Nicau

Durante a celebração e no momento do ofertório, a comunidade cristã da Sé, manifestou a sua alegria e acolhimento oferecendo a Dom Lucas, frutos da terra e do suor do seu trabalho quotidiano.

Antes da bênção final, Padre Paulino Nicau, Pároco da Sé Catedral, reiterou a sua gratidão e da comunidade paroquial pelo facto do Bispo ter anuído o convite e tornou a convidá-lo para a Festa do Padroeiro no dia 13 de Junho.

Dom Inácio, lembrou aos fiéis presentes do caminho da IV Assembleia Nacional de Pastoral, da celebração dos 25 anos de ministério sacerdotal dos primeiros dois Padres da Diocese (Pe Daniel Alexandre Raul e Francisco Cunlela)


e falou do Dia Mundial das Comunicações Sociais que assinala no Domingo da Ascensão.

Para além da sede paroquial, estão anexadas à Paróquia de Santo António 12 comunidades cristãs distribuídas em duas zonas (Emukala e Mangone), dois Institutos Missionários nela colaboram (Filhas de Nossa Senhora da Visitação e Associação das Virgens Mãe do Redentor) e quatro Movimentos Apostólicos enriquecem a vida pastoral da Paróquia, concretamente: Legião de Maria, Família do Coração de Jesus, Franciscanos da Terceira Ordem  e Carismáticos.

No fim da celebração, Dom Inácio junto da
capela onde jazem os restos mortais de
Dom Francisco Lerma Martínez

Sem comentários:

Enviar um comentário