sábado, 1 de abril de 2017

REFLEXÃO PARA O V DOMINGO DA QUARESMA ANO A

Neste Domingo V da Quaresma, a Liturgia apresenta-nos o tema da VIDA: A VIDA que supera a vida material e vence a morte.



Na I Leitura (Ez 37,12-14), Deus oferece ao Seu Povo no exílio -um povo desterrado, desesperado, povo sem futuro, povo condenado à destruição- oferece uma VIDA NOVA.

Essa VIDA receve-se pelo Espírito Santo de Deus que há-de renovar o coração das pessoas e conduzirá na obediência ao Pai e no amor aos irmãos:


"INFUNDIREI EM VÓS O MEU ESPÍRITO E REVIVIREIS".



Ezequiel é o profeta da esperança no meio de um povo que vive em situação de desespero.



E NÓS?


Na nossa existência pessoal passamos muitas vezes por situações de desespero em que tudo parece perder o sentido: a morte de um ser querido...; uma doença grave...; a traição de uma pessoa amiga...; a solidão...; a tristeza...; o medo pelo futuro da nossa vida e do que acontece à nossa volta...;a situação económica grave...; as condições infra-humanas ;...a violência...; a insegurança...; os conflitos dentro da própria família...o futuro incerto dos jovens (estudo trabalho, casamento...)...



A Palavra de Deus garante-nos que não estamos perdidos nem abandonados. Não estamos sós!


DEUS, COMO PAI BOM E MISERICORDIOSO, CAMINHA AO NOSSO LADO.



Neste sentido repete-se no no Refrão logo à seguir a primeira leitura:


NO SENHOR ESTÁ A MISERICÓRDIA E ABUNDANTE REDENÇÃO.



Na 2ª Leitura (Carta aos Romanos 8, 8-11), o Apóstolo S. Paulo lembra-nos que no dia do nosso Baptismo escolhemos seguir a Jesus Cristo, como caminho, verdade e Vida e aceitamos a VIDA NOVA que Ele nos oferece.


Jesus Cristo convida-nos de facto a sermos coerentes com a escolha que fizemos e a praticarmos as obras boas de Deus.



E NÓS? COMO RESPONDEMOS?


Na verdade, a nossa vida, enquanto crentes e baptizados e discípulos de Jesus, como é?:


- Somos coerentes e fiéis a esta escolha?


- Vivemos segundo os caminhos de Jesus que aprendemos na Cateqyese e que prometemos nas     promesas do Baptismo?


- Cumprimos os DEZ MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS?


- Cumprimos os MANDAMENTOS DA IGREJA E AS OBRAS DE MISERICÓRDIA?



O Evangelho de hoje (Jo 11, 1-45) mostra-nos que Jesus veio para realizar a vontade de Deus e comunicar - transmitir- aos homens a VIDA NOVA DEFINITIVA.


O Ensinamento e a mensagem principais do evangelho deste Domingo, que nos apresenta a morte e ressurreição de Lázaro, é a seguinte: a afirmação de que não há morte para os que são "amigos" de Jesus, para aqueles que escolhem seguir e viver segundo os seus ensinamentos e exemplo de vida.



Na verdade experimentamos a morte física como todas as demais pessoas.



Mas esta morte material é apenas a passagem para a vida eterna. Esta vida plena que desejamos encontrá-la junto de Deus, nosso Pai e Senhor, fonte e dador da vida. Na sua Casa repousaremos um dia definitivamente.

A nossa fé nos garante que com a morte física não seremos destruídos.
Por isso, hoje somos convidados a viver esta vida presente sem medo, mas com muita fé e confiança em nosso Pai, Deus da Vida.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário