quarta-feira, 31 de maio de 2017

VISITA PASTORAL À PARÓQUIA DE SANTO ANTÓNIO DA CATEDRAL. GURÚÈ



VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA S. ANTÓNIO DA CATEDRAL

De 26 a 30 de Maio do corrente ano 2017, D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese, acompanhado pelo Pe. Agostinho Vasconcelos, Moderador da Cúria e Director do Secretariado Diocesano de Pastoral, realizou mais uma Visita Pastoral à Paróquia de S. António da Sé Catedral de Gurúè.

A Paróquia de Santo António foi criada a 1 de Janeiro de 1967 e erigida como Catedral em 1993.
Actualmente a Paróquia é constituída por três Zonas Pastorais, nomeada mente a Zona Urbana, com 13 Núcleos de oração; a Zona de Enkala, com 6 comunidades e a Zona de Mangone, com 6 comunidades.

A Catequese e a Formação dos fiéis

A formação  dos cristãos e catecúmenos caracterizou-se neste período em análise (2016-2017) em actividades de catequese segundo as várias etapas do catecumenado e de preparação para os sacramentos e em encontros de formação permanente para os fiéis e de reconciliação.

O Conselho Paroquial  Pastoral

O Conselho Paroquial Pastoral, depois da criação das duas novas Paróquias na sede do Distrito, As Paróquias de S. Carlos Lwanga  (2015) e de S. Bernardo (2016), está constituído por representantes das Comissões Paroquiais, representantes dos grupos e movimentos apostólicos, representantes das Zonas Pastorais e dos Núcleos, totalizando um número de 35 membros. 

Grupos da Paróquia

1.Infância Missionária
As crianças e adolescentes realizam suas actividades acompanhadas pelos responsáveis adultos, orientados pela Irmã Henriqueta, Filha de N. S. da Visitação. Realizam a animação das celebrações litúrgicas, encontros de formação humana e cristã e visitas nas comunidades. Em toda a Paróquia contamos com 3.330 crianças e adolescentes.

2.Vocacionados

Os jovens vocacionados são assistidos por uma equipa constituída por um casal e as Irmãs de diferentes congregações religiosas: as Irmãs Filhas de N. S. da Visitação, as Irmãs Missionárias Capuchinhas e as Religiosas do Coração de Maria. Para além dessa equipa, os vocacionados recebem apoio directo do Pároco na realização das suas actividades de formação. Graças a esta formação a Paróquia tem jovens no Seminário Propedêutico Diocesano de S. José.

3.Proclamadores da Palavra

O grupo de Proclamadores da Palavra é composto por irmãos oriundos dos Núcleos que se apresentam a título de voluntários. Este grupo encontra-se todos os Sábados para a preparação das Leituras dominicais.

4.Grupo dos Acólitos

Este grupo, composto por 55 jovens e adolescentes, realiza a suas actividades assistidos por uma Irmã, colaborando em trabalhos, ajudando na boa celebração das acções litúrgicas. Os acólitos tiveram várias formações durante o ano, além de terem estado disponíveis nas Missas normais e campais. Também participaram nas Peregrinações diocesanas.

5.Grupo de Acolhimento

O Grupo de Acolhimento exerce acções de acolhimento durante as celebrações litúrgicas. Além disso cuida sobre como os fiéis devem apresentar-se na Igreja e de tocar o sino antes das celebrações para convidarem os fiéis a serem pontuais.

Movimentos apostólicos

1.Legião de Maria

Este movimento desenvolve as suas actividades com um total de 320 membros, de entre os quais 250 são adultos e 70 jovens.

Este movimento apostólico realizou as seguintes actividades: visitas aos doentes nas residências e no hospital rural de Gurúè, visitas aos carenciados e reclusos, encontros de fraternidade com outros movimentos,  acelebração da Eucaristia semanas para os membros do movimento e a participação das peregrinações diocesanas marianas de Muliquela, Malua e Invinha.

2.Ordem Franciscana Secular

Este movimento foi fundado na nossa Paróquia em Setembro de 2006. Conta actualmente com 100 membros. Realiza a seguintes actividades: formação nas comunidades, animação das Celebrações da Eucaristia, participação nas Peregrinações Diocesanas, visitas nas comunidades (doentes e presos. Realiza quinzenalmente encontros de avaliação e planificação das actividades.

Liturgia

A Comissão da liturgia acompanha todas as celebrações da Paróquia, partindo de ensaios regulares.

Actividades no Ano da Família

Em referência ao Ano da Família seguindo o Plano Pastoral Diocesano, a Paróquia realizou actividades de formação contínua das famílias em encontros nos Núcleos com o propósito de fortificação das famílias e para que conheçam o bem e as prioridades da fraternidade no lares e com outros irmãos. Foram recomendadas as famílias para adquirirem Bíblias para o seu estudo familiar e a realização de retiros, encontros com os pais, com as mães e com os casais.

Dificuldades

Falta de livros de catequese em todos os grupos e, especialmente, em língua portuguesa.
Falta de material litúrgico (missais em ambas as línguas, Lómwe e Português).

Perspectivas para o Ano de 2018

- Elaboração e distribuição para o estudo mensal de textos de formação para os grupos paroquiais preparados pelo Pároco;
- Continuação da formação dos fiéis nas diversas áreas, com maior incidência nos vários ministérios;
- Aumento de jovens vocacionados de modo a seguir a vida consagrada, tendo em conta a abertura do Seminário Diocesano;
Intensificação da formação de catequistas e dos fiéis na sede da Paróquia e nas novas Zonas Pastorais;
- Mudança de mentalidade dos fiéis em aspectos da Partilha Diocesana (= dízimo).

Sem comentários:

Enviar um comentário