sexta-feira, 26 de maio de 2017

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA DE S. BERNARDO. GURÚÈ-SEDE


VISITA PASTORAL Á PARÓUIA SÃO BERNARDO. GURÚÈ-SEDE

De 20 a 23 de Maio do corrente ano 2017, D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese,  acompanhado pelo Pe. Agostinho  Vasconcelos, Moderador da  Cúria e Director do Secretariado Diocesano de Pastoral, realizou a Visita Pastoral à Paróquia S. Bernardo, em Gurúè-Sede.

A Paróquia S. Bernardo foi criada em 2026, desmembrada das Paróquias S. António, da Sé Catedral e N. S. da Conceição de Invinha. sendo o seu primeiro e actual Pároco, o Pe. Luciano Cominotti, do clero diocesano de Gurúè.

Na área da Paróquia existem as comunidades religiosas do Padres Dehonianos com a Escola de Artes e Ofícios e a Escola Agrária ; e das Religiosas do Coração de Maria, com um Lar feminino. Também colaboram na vida da Paróquia as Missionárias Capuchinhas.

Na mesma área funciona a Extensão de Gurúè da Universidade Católica de Moçambique e a sede de Gurúè do Ensino à Distância da mesma Universidade.

A Paróquia é constituída por nove comunidades, divididas em duas Zonas Pastorais:

1.ZONA PASTORAL DE MURECE: Comunidades cristãs de S. Miguel Arcanjo de Murece; S. Kizito de Nanvriviri; e São Pedro de Mahiuaua.

2.ZONA PASTORAL DE MOCOUA: Comunidades de S. Paulo, de Múkui; S. Jão Baptista de Miaco; Ss. Trindade de Nahetxe; S. Cruz de Miaco; São João de Nato; e S. Domingos de Miaco.

No seu primeiro ano de actividades pastorais a Paróquia caminha sob a orientação do Pároco, o Pr. Luciano Cominotti, auxiliado pela equipa do Conselho Paroquial Pastoral, que reúne uma vez por mês.

ACTIVIDADES PASTORAIS


A Catequese

A nível da Paróquia desenvolve-se a Catequese  segundo as várias etapas.
Criou-se uma Comissão de Catequese que vela sobre o andamento da catequese.

Há encontros mensais dos catequistas para a formação e para a preparação conjunta do plano de Catequese.


A Liturgia

A participação à Liturgia Dominical é massiva em quase todas as comunidades. Salientamos também as visitas que o Pároco faz às comunidades das Sonas, administrando diversos  e ensinamentos.


Actividades apostólicas

Em todas as comunidades existem os movimentos da Legião de Maria, Ordem Franciscana Secular e Família do Sagrado Coração. Os movimentos têm encontros de carácter formativo, retiros, visitas aos doentes e outras actividades particulares que dizem respeito ao próprio movimento.

O núcleo dos Jovens e a Infância Missionária fazem sentir a sua presença nas comunidades através de encontros na promoção e desenvolvimento de várias actividades em benefício da comunidade: Acólitos, Acolhimento, Educação das crianças em todos os Sábados.


Crise de valores

A crise da decadência dos valores da vida, no mundo actual, contribui negativamente no desenvolvimento da camada juvenil. Dificilmente há jovens que contraem o matrimónio pela Igreja.

Falar de vocações religiosas é tocar num assunto que não encontra lugar no coração de muitos jovens.

As diversas formas de vidas irregulares orientadas pelas camadas sociais e outras contribuem para uma séria ameaça para o futuro da Igreja que está depositado nos jovens.

DIFICULDADES

As comunidades sentem a falta de acompanhamento permanente do seu pároco, devido às ocupações massivas que lhe envolvem no seu dia a dia, fora do programa pastoral da sua Paróquia, isto é, a Administração Diocesana, o acompanhamento dos  projetos nas Paróquias e o Lar Família.

Ainda sobre o caso dos terrenos da Sede Paroquial temos a dizer que aguardamos o seu desfecho enquanto a comunidade deve desembolsar um valor aproximadamente a 70.000,00MT no pagamento de custos aos Advogados do auto da defesa.

PROPOSTAS PARA O FUTURO


À procura de caminhos...

Continuaremos na procura de caminhos para uma boa actividade paroquial na medida das nossas possibilidades e confiantes no apoio prestado pelo nosso Pároco e pelas Comunidades Religiosas residentes no nosso território paroquial.

No tocante ao caso da defesa e legalização do terreno da sede paroquial tudo faremos para ultrapassar este problema sobretudo na mobilização dos fiéis no sentido de assumirem o que lhes cabe.

O crismados na celebração da Eucaristia e do sacramento da Confirmação, no Domingo dia 21 do corrente mês de Maio foram 100 fiéis

No dia 23 deste mês de Maio, na parte da tarde, o Sr. Bispo reuniu-se com os membros do  Conselho Permanente do Conselho Paroquial Pastoral e com os membros da Comissão da Economia.

Sem comentários:

Enviar um comentário