sexta-feira, 29 de julho de 2016

SOLENE FUNERAL NA CATEDRAL DE GURÚÈ PELA IRMÃ FÁTIMA DO ROZÁRIO SANTOS. BREVE HISTÓRICO


Irmã Fátima do Rozário Santos – (Breve Histórico)


 


         A Congregação das Irmãs MAP, à qual pertence Irmã Fátima do Rozário Santos, foi oficialmente fundada em Segóvia – Espanha, no dia 07 de março de 1942, pelo Bispo daquela Diocese, D. Luciano Perez Platero e pela jovem Genoveva Cuadrado Llorente.


         Está vocacionada para o serviço da vida cristã, dinamizando as Comunidades no âmbito paroquial nos seus contextos atuais, sendo anúncio do Reino para todos, especialmente para os mais pobres.


         É uma Instituição Religiosa presente no Brasil desde 1954 onde, atualmente, está a sede do Governo Geral.


         A Congregação veio para Moçambique no dia 15 de Outubro de 2010 – festa de nossa padroeira Santa Teresa D`Ávila, iniciando nossa atividade missionária neste País na Diocese de Maputo, Província de Maputo, no Centro de Espiritualidade Sagrado Coração de Jesus em Namaacha.


         Ir. Fátima nasceu no dia 15 de Dezembro de 1960 na cidade de Anicuns- Estado de Goiás – Brasil. Veio para a Congregação como aspirante no ano de 1982, ingressando no postulantado no 05 de Fevereiro de 1983. Depois de 02 anos de noviciado, fez a primeira Profissão no dia 05 de Fevereiro de 1986. Durante o juniorato trabalhou pastoralmente em várias comunidades do Brasil e Espanha onde estudou Teologia  no Instituto Teológico de Burgos.


         Voltando para o Brasil, preparou-se para a Profissão Perpétua que teve lugar na  cidade  de Americano do Brasil – Estado de Goiás, no dia 13 de Fevereiro de 1993.


         Depois de alguns anos foi enviada em missão ao México onde viveu por 18 anos trabalhando nas pastorais e com migrantes na Cidade de Matias Romero. Também desenvolveu grande atividade missionária na Cidade de Izcali. No Distrito Federal trabalhou no secretariado da Arquidiocese da Cidade do México.


         Recebeu com alegria a proposta de vir a Moçambique para esta nova fundação em Mualama, nesta Diocese de Gurúè, chegando a este país no dia 24 de maio do corrente ano e, a esta Diocese, no dia 23 de junho.


         Partiu para a casa do PAI no dia 25 deste mês – festa de São Tiago Apóstolo.


         Deixa-nos como legado sua alegria contagiante, um grande espírito missionário e um imenso amor aos pobres e desvalidos, estando sempre disponível para partir em missão sem distinção de países, raças e povos.


         Em nome de toda a Equipe do Governo Geral da Congregação das Irmãs Missionárias de Ação Paroquial, deixamos aqui nossos agradecimentos a toda Vida Religiosa e missionária desta Diocese de Gurúè, de Quelimane e de Maputo, assim como a todos e a todas que de uma maneira ou de outra nos apoiaram nestes momentos dolorosos. À todos e todas pedimos as bênçãos de Deus, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação com a proteção de Maria, nossa Mãe.


Que Deus lhes recompense por todo o bem e solidariedade a nós prestados.


Irmãs: Maria do Carmo Ir. Helena Maria

Sem comentários:

Enviar um comentário