segunda-feira, 4 de julho de 2016

INAUGURAÇÃO DA NVA CAPELA DE S. SEBASTIÃO DE ELOPE. DISTRITO DE ILE


CAPELA DE S. SEBASTIÃO DE ELOPE. CAPELANIA BEATA ANAURITE. MUGULAMA (ILE)

No passado Domingo, 3 de Junho do corrente ano, o nosso Bispo D. Francisco Lerma, abençoou a nova Capela da Comunidade de S. Sebastião de Elope, Capelania da Beata Anaurite, Distrito de ILE. Acompanharam-no o Pe. Agostinho Vasconcelos, Moderador da Cúria e Director do Secretariado Diocesano de Pastoral, o Pe.Ángelo Tavares, Pároco da Capelania, o Pe. Tonito Muananoua,  Reirtor do Seminário Interdiocesano  de Filosofia de S. Agostinho da Matola e o Pe. Fernando Domingues, Director do Secretariado Internacional da Pontifícia Obra de S. Pedro Apóstolo, de Roma.

A celebração da eucaristia foi precedida pela bênção da  capela restaurada, seguida da procissão â volta do edifício sagrado com a participação de numerosíssimos fiéis da comunidade.

A comunidade de S. Sebastião de Elope celebra este ano o seu 45º Aniversário da criação. Em 1971 foi fundada pelo Pe. Vicente Saldarini, dehoniano, um dos primeiros missionários da Alta Zambézia. Nessa altura, em Elope e arredores havia apenas um pequeno grupo de 50 cristãos.

No período da Revolução marxista-leninista e da guerra civil que assolou o Pais durante 16 anos, a igreja de Elope foi abandonada, fiando só o catequista Eduardo Monlela que dava catequese a um reduzido grupo de crentes. Assim foi aumentando o número de cristãos em mais do 50%.

Depois dos Padres da Missão terem sido expulso das Missão de Ile por causa das nacionalizações, a Missão ficou sob a responsabilidade de três conselheiros leigos, um dos quais foi o Sr. Socaliwa, que representava as comunidades da actual Capelania de Mugulama, de que faz parte a nossa comunidade de Elope.

 

Em 1991, a antiga capela foi incendiada por um doente mental. Com muita fé e confiança, homens e mulheres cristãos se juntaram e reconstruíram a capela com materiais precários, isto tudo seguindo o exemplo das primeiras comunidades cristãs.

Com a criação da Diocese de Gurúè, em 1993, a Missão e ILE recebeu novos missionários que começaram a falar de Ile, como futura sede de uma nova Missão, segundo o ideal do Pe. Saldarini, mas consultado o Conselheiro sr. Socaliwa ele indicou que devia ser em Mugulama.

Em 2005, surge a ideia de se ultimar o serviço de reconstruir a capela. E assim os crentes desta comunidade foram contribuindo para a sua conclusão. Fez-se o trabalho, mas não se chegou ao fim. Com a ajuda dos cristão da Alemanha, através da Fundação “Ajuda à Igreja Necessitada” (“Kirche In Not”) por meio da Diocese  chegamos à conclusão da obra que hoje inauguramos. Deste modo se concluiu o serviço deixado pelo Padre Vicente Saldarini. Tudo isto faz-nos acreditar que a nossa fé está ainda em acção.

Desejamos que ninguém se sintam marginalizado nas suas necessidades mais urgentes e que todos saibamos cultivar o espírito de partilha e de solidariedade seguindo o exemplo das primeiras comunidades cristãs.

Elaborado por Daca Norte e apresentado por Lemos Bicicleta

 

Sem comentários:

Enviar um comentário