quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

NATAL DO SENHOR 2015. REFLEXÃO DE D. FRANCISCO


NATAL DO SENHOR 25.12.2015

1ª Leit. Is 9,2-7. “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz”.                            “As armas da guerra serão lançadas ao fogo. Um Menino  nos foi dado: Príncipe da Paz”.

2ª Leit. Tito 2,11-14. Manifestou-se a graça de Deus. Ele nos ensina a vivermos com justiça, moderação, humildade e piedade”.

Evg. Lc 2, 1-14. Nasceu hoje o Salvador.

QUAL É O SENTIDO DO NATAL?

1.O nascimento de Cristo, Filho de Deus, entre os homens, é fonte de ESPERANÇA, ALEGRIA E DE PAZ. Ele entra nos caminhos dos homens, partilhando a nossa vida (“Em tudo igual a nós, excepto no pecado”). É deste modo que Deus nos quere salvar agora como no tempos antigos.

2. Na 1ª Leitura, o profeta ISAIAS fala do povo que andava nas trevas e habitava nas sombras da morte. De facto, o profeta apresenta-nos uma situação dramática pois o ruído das armas ressoa por toda a parte.

O Povo caminha na escuridão e não sabe para onde ir. A este Povo sem esperança o Profeta anuncia: “…verá uma grande luz”. Com o nascimento deste Menino há-de chegar o fim do medo, da escravidão e de todo o domínio: “Um Menino nos foi dado, Deus Forte, Príncipe da paz”.

No trecho da Carta a Tito, o Apóstolo Paulo explica às comunidades cristãs o sentido da vinda de Jesus com palavras cheias de esperança. Ele veio a ensinar-nos os caminhos do bem, da sobriedade, da justiça e da piedade.

3.No Evangelho escutamos atentamente a narração do Nascimento de Jesus: “Nasceu hoje o Salvador. Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados”.

4.ACTUALIZEMOS a mensagem da Palavra de Deus á nossa vida, ao nosso mundo de hoje.

Devemos pensar, reflectir sobre o significado desta Palavra do Senhor para nós. Devemo-nos interrogar sobre quais são as trevas que obscurecem a minha vida; quais são as sombras que obscurecem o relacionamento dentro das nossas famílias, nos nossos bairros, nos lugares de trabalho e na nossa sociedade em geral. Cada um procure a sua resposta.

A nível da sociedade, todos estamos a viver momentos de muita apreensão e não sò em Moçambique. Estamos vivendo em Moçambique e em muitíssimos países, em todo o mundo momentos muito difíceis pela crise económica e pelas situações de conflitos e situações de violência armada. O Próprio Papa Francisco recentemente usou estas fortes palavras: que estamos a viver uma 3ª Guerra Mundial a pedaços” .

E nosso País a situação preocupa-nos a todos. Vos lembro apenas a recente Nota Pastoral dos Bispos e do Dia de Oração pela Paz que celebrámos há apenas um mês. Com o esforço, colaboração e o compromisso de todos poderemos afastar o fantasma da guerra e qualquer confrontação violenta entre irmãos e filhos da mesma terra. Devemos restabelecer o respeito, a escuta, o diálogo e a reconciliação fraterna entre os membros da grande família que formamos todos nós.

Para conseguirmos este fim devemos percorrer os caminhos que nos mostra o Menino que nos foi dado:

-  não devemos pôr a nossa esperança no poder, na lei do mais forte. Este é o primeiro ensinamento do Natal: os pobres, os pastores, Maria, José  o compreenderam.

- não confiar prioritariamente no dinheiro. Vemos como é frágil a força dinheiro, a crise económica mundial, da economia nacional, das famílias, das pessoas individuais.

- não confiar no prazer como fonte mais importante da felicidade: o prazer também é muito frágil, efémero, passageiro, inseguro, insatisfação.

O CAMINHO que nos indica o NATAL DO SENHOR É  o caminho do MENINO que nos foi dado é o caminho da humildade, dos valores fundamentais das pessoas, da verdade entre nós, do respeito e liberdade, da justiça, do perdão, da misericórdia  e da reconciliação.

Vosso Bispo

+ Francisco

Sem comentários:

Enviar um comentário