quinta-feira, 25 de junho de 2015

A PARÓQUIA DE MULIKELA CELEBRA O JUBILEU DOS 75 ANOS DA SUA FUNDAÇÃO

Os  participantes na Reunião do Conselho Pastoral Paroquial

 

MULIKELA CELEBRA OS 75 ANOS DA SUA FUNDAÇÃO.

 
 


Durante a recente Visita Pastoral (de 19 a 24 de Junio 2015), a Paróquia de N. S. de Fátima de Mulikela, no Distrito de Ile,  celebrou o seu Jubileu pelos 75 anos da sua fundação.

 

A Paróquia foi criada em 21 de Fevereiro de 1940 por D. Teodósio Clemente de Guveia. Desde a sua fundação até ao ano de 1947 esteve sob os cuidados pastorais do clero diocesano de Portugal, sendo seu primeiro Pároco o Pe. Manuel Alves Guerreiro e Vigário Paroquial o Pe. Mateus Fernandino Lopes.

 

Actualmente a Paróquia está sob os cuidados pastorais do clero diocesano de Gurúè, sendo seu Pároco o Pe. Pedro Esquadro.

 

Desde 20 de Junho de 2014, na Paróquia trabalham as Irmãs Missionárias da Consolata. A comunidade está formada pelas seguintes Irmãs: Ir. Júlia, queniana; Ir. Janet, brasileira; Irmã Aura, colombiana; e Irmã Dalmázia Colombo, italiana.

 

Na sede reside um catequista a tempo pleno, o Sr. Lino que acabou o curso de formação no Centro de Promoção Humana de Guiúa, na Diocese de Inhambane.

 

Durante os dois últimos anos  foi reabilitada completamente a casa das Irmãs, a Escola, a Maternidade e o Centro de Saúde. Foi  construído um poço para captação de água potável.

 

VISITA PASTORAL

 

D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese de Gurúè realizou a Visita Pastoral acompanhado pelo Pe. Agostinho Vasconcelos, Director do Secretariado Diocesano de Pastoral.

 

19.06.2015.

 

Concentração na Comunidade de Muelacamue.

ZONA PASTORAL MUKATXA. Comunidades: N. S. da Conceiçao de Mukatxa; S. Carlos Lwanga de Malkunama; S. Miguel Arcanjo de Massilone; Emisse; Santa Cruz de Muilakoma; SS. Trindade de Mukhiphini; S. João Baptista de Mirulene; S. João Baptista de Enola.

ZONA PASTORAL MWALACAMWE. Comunidades: S. Tiago de Makurubwene; S. Pedro Claver de Mwalakamwe; S. Carlos Lwanga de Namukwa; S. Pedro Apóstolo de Mulakula; N. S. de Lurdes de Eriri; Santo António de Namausa

Total de confirmados: 134.

 

20.06.2015

 

Concentração em Muliquela, sede da Paróquia.

Hoje celebrou-se a Festa principal do Jubileu e a Solenidade de N. S. da Consolata.

 

ZONA PASTORAL MULIQUELA. Comunidades: N. S. de Fátima de Muliquela; N. S. do Rosário de Manla; S. João Baptista de Mukhova; S. Paulo de Sitape; S. João Baptista de Lava; S. Miguel Arcanjo de  de Nyoela.

ZONA PASTORAL ENYUMA. Comunidades: S. Miguel de Mala; S. Maria Madalena de Enono; S. Paulo de  Enyuma; N. S. de Lurdes de Muelakotxo.

As comunidades de Numasi; Nakuvara; Muthepe reunir-se-ão na concentração de Moniua, no dia 23.06.15.

A comunidade do S. Coração de Jesus de Nasele foi suprimida, juntando-se à comunidade de Mulikela-sede.

 

Total de crismados: 155.

 

 

Concentração na comunidade de Mussala.

ZONA PASTORAL LUÁ. Comunidades: Santo António de Luà; S. Pedro de Mukorokoro; S. João Baptista de Musala; S. Miguel Arcanjo de Muhiruni; N. S. Rainha do Mundo de Nauere; S. Tiago de Muripane; N. S. Rainha do Mundo de Namurabue; N. S. da Imaculada Conceição de Iaiala; S. Carlos Lwanga de Namakwi-sede do Posto de Secone;  Núcleo de S. Carlos Lwanga de Bilane.

 

Total de confirmados: 107.

 

22.06.2015

 

Concentração na comunidade de Makukulu.

ZONA PASTORAL MAKURRU-LICÓ. Comunidades:

 


ZONA PASTORAL MACALISA. Comunidades: S. José de Macalisa; Sta. Teresinha de Nahano; S. Tiago de Namukokoro; S. António de Ririmula; S. Gabriel de Nakupeia; S. Miguel de Muratxe; S. Pedro de Miramane; Núcleo de Impelane.

 

ZONA PASTORAL MAKURRÒ – LIKÓ. Comunidades: Santa Ana de Makurro – Likò; S. Tiago de Nakukulo; S. Carlos Lwanga de Namakome; S. Pedro Claver de Mukola; S. Tarcísio de Mesa; S. Carlos Lwanga de Potxore; S. Estêvão de Namirutxu; Santo António  de Elitxa.

Crismados: 124.

 

23.06.2015

Concentração em MONIUA.

ZONA PASTORAL MAKOPOLA. Comunidades: S. Miguel Arcanjo de Moniua; Santa Isabel de Sakone; SS. Trindade de Muimahe; Santo Estêvão de Maviline, S. Pedro de Natxiko; S. Carlos Lwanga de Makopola.

Zona Pastoral Enyumua. Comunidades: S. Miguel Arcanjo de Mumasse; S. João Baptista de Nakuvara; S. José de Mutepe.

Total de confirmados:  58.

 

Igrejas Evangélicas presentes na Região:

Igreja de Cristo

União Baptista

Adventista do 7º Dia

Evangélica de Cristo

Testemunhas de Jeová

Nova Apostoóica

Sioni

 

24.06.2015

Reunião do Conselho Pastoral Paroquial, com a participação de 32 delegados.

Encontro com a Equipa Missionária

Celebração da Eucaristia do Encerramento da Visita Pastoral e das celebrações do Jubileu.

Total de crismados na Visita Pastoral: 578.

Sem comentários:

Enviar um comentário