quinta-feira, 7 de maio de 2015

Não há avanços no combate a desnutrição crónica no país

                 
    Não há avanços no combate a desnutrição crónica no país                                                                                                                                                                   
O País não registou nenhum avanço, nos últimos dez anos, no que diz respeito ao combate à desnutrição crónica em crianças menores de cinco anos.-

A Ministra da Saúde, Nazira Abdula, mostra-se preocupada com a prevalência da problemática de desnutrição, nas crianças menores de cinco anos, que nos últimos dez anos não registaram nenhum avanço no combate a este problema.
Nazira Abdula considera que este facto representa um desafio para o sector da saúde, por forma a garantir a sobrevivência das crianças que sofrem por este mal.
A Ministra da Saúde manifestou esta inquietação esta quarta-feira na cidade da Matola, província de Maputo, na abertura do quadragésimo Conselho Coordenador do Miniustério da Saúde, que decorre até sexta-feira.
Uma das medidas avançadas pela Ministra da Saúde, Nazira Abdula, prende-se com o envolvimento da comunidade, parteiras tradicionais, agentes polivalentes elementares, no sistema de referência das mulheres grávidas, como forma de reduzir casos de crianças que nascem já com problema de desnutrição.
Neste quadragésimo Conselho Coordenador serão debatidos, dentre vários pontos da agenda, o Plano Económico e Social de todas as províncias do país referente ao ano passado e o informe sobre o ponto de situação da implementação do estatuto do médico e elaboração do estatuto dos profissionais da saúde na administração pública.
 
(Fonte: FRM-EPMaputo e Sapo Moz. 07.05.15)

Sem comentários:

Enviar um comentário