segunda-feira, 11 de maio de 2015

6º DIA DA VISITA AD LIMINA



Visita à Congregação para o Clero. Pres. S.Eminência Cardeal Stella
6º DIA DA VISITA AD LIMINA DOS BISPOS DE MOÇAMBIQUE

11.05.2015.

1. Missa com o Papa Francisco

Às 7.00H do dia 11 de Maio de 2015,  6º dia da “Visita ad limina”, os Bispos de Moçambique concelebraram com o Santo Padre, o Papa FRANCISCO, na Casa Santa Marta. Na sua homilia o Santa Padre falou da presença do Espírito Santo, que guia a vida da Igreja, nos faz lembrar os ensinamentos de Jesus e nos conduz à verdade total.

2.Na Sagrada Congregação para o Clero (e seminários)

Às 9.30H, os Bispos visitaram a Congregação para o Clero. Fora recebidos pelo Cardeal Beniamino  Stella, Prefeito da referida Congregação, pelo Secretário  o Arcebispo D. Jorge Merciel, pelo Secretário para os Seminários, D. Jorge  Patrón Wong e pelos seus colaboradores directos.

Depois da apresentação de todos os participantes ao encontro, D. Claudio Dalla Zuanna, Arcebispo da Beira e Presidente da Comissão Episcopal do Clero, apresentou a situação do clero diocesano em Moçambique. Houve várias intervenções dos Bispos que sublinharam alguns aspectos mais importantes para serem tidos em consideração.

O Cardeal Stella deu algumas directrizes sublinhando especialmente: a espiritualidade e identidade e sentido de pertença do sacerdote; a direito a um sustentamento justo e digno; a formação permanente; o acompanhamento por parte dos Bispos; evitar o isolamento dos padres.

Na 2ª parte do Encontro, D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè e Presidente da Comissão dos Seminários e Vocações, apresentou uma panorâmica da situações das Vocações e dos Seminários em Moçambique, nomeadamente a Pastoral vocacional nas Paróquias, os Seminários Propedêuticos, Filosóficos e Teológico, estatísticas, instalações, situação económica, Formadores, Professores, situação académica e perspectivas para o futuro .

Eis as directrizes que foram indicadas:

 a) a riqueza dos seminaristas em formação nos vários seminários;

 b) os desafios: é positivo unir as forças  existentes em ordem a solucionar a parte académica; é muito importante e prioritário a formação dos formadores e professores , especialização e formação permanente.

Visita à Congregação para o Culto Divino e os Sacramentos
3.Congregação para o Culto divino e a disciplina dos Sacramentos.

Às 11.20H, os Bispos de Moçambique foram recebidos por S. Eminência o Sr. Cardeal Robert Sarah, Prefeito da Congregação; pelo Secretário S. E. R. D. Arthur Roche; pelo Sub-seretário Pe. Corrado Maggioni e pelo Chefe de Secção Mons. Gerard Njen.

D. Lúcio Muandula, Presidente da Conferência Episcopal apresentou um breve relatório sobre a situação da Liturgia na Igreja em Moçambique, sublinhando a dinâmica das nossas comunidades  ministeriais, a criatividade, o empenho dos fiéis. No diálogo foram salientados mais outros aspectos relacionados com a acção litúrgica (traduções e publicações, construções de capelas).

O cardeal Sarah convidou os bispos para serem garantes da fidelidade ao espírito da liturgia, a identidade e vivência do Padre com Cristo sacerdote; a construção do corpo vivo de Cristo, formado por pedras vivas, antes de um corpo de pedra.

Sem comentários:

Enviar um comentário