quarta-feira, 20 de agosto de 2014

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA N. S. RAIHA DO MUNDO. MALUA -3-



A Capela de S. Sebastião de Nakuku
VISITA PASTORAL  Á PARÓQUIA N. S. RAINHA DO MUNDO. MALUA. ALTO MOLÓCUÈ. (3)

O Pe. Luís Muhilonge, Pároco, com os Conselheiros do Centro Pastoral
20.08.2014. Hoje a concentração dos fiéis foi na comunidade de NAKUKU,  situada na Estrada Nacional N.1, Alto Molócuè – Nampevo a 25 kms da cidade de Alto Molócuè. Administrativamente pertence à Localidade de CHAPALA; pastoralmente forma parte do Centro de CHAPALA e da Zona  Pastoral de Nakuku.

Reuniram 24  comunidades das Zonas Pastorais de NAKUKU, RETXUA, MURRAELO E MUAKURRARE, que, junto às Zonas de  CHAPALA, OPOALO, AKUATXERO E NAHORA, visitadas ontem, formam o Centro Pastoral de CHAPALA, num total de 48 comunidades.

O coro juvenil e a comunidade
ZONA PASTORAL DE NAKUKU. Comunidades:  S. Sebastião de Nakuku; Santíssima Trindade de Nakuku; S. Francisco de Namarratxa; S. Gabriel de Namtubi; e S. Mguel de Malama..

ZONA PASTORAL DE RETXUA. Comunidades:  N. S. Rainha ds Apóstolos de Retxua; S. Pedro de Muhukuri; S. Mateus de Nyakela;; Napiko; S. Rafael de Karanja.

O Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral, dirigindo-se aos presentes
ZONA PASTORAL DE MURRALELO. Comunidades: n. S. DO Rosério de Murralelo; Cristo Rei de Sena;  S. Pedro de Ririka; Nakarene; e Santa Isabel de Natxaka.

ZONA PASTORAL DE MUAKURRARE. Comunidades:   S. Atanásio de Muakurrarei;  S. Paulo de Chiluni;  Santa Maria Madalena de Nassiriri;  S. Tiago de Namakotxo; S.Carlos Lwanga de Nahopa;  S. Mateus de Malaiaka; S. Paulo de Puri; Santa Teresa de Mutuassi;  e  Murupa.

D. Francisco escutando o grupo juvenil, no fim da celebração
Os crismados foram 94

As Igreja evangélicas presentes nestas Zonas Pastorais são: União Baptista; Assembleia de Deus;  Igreja de Cristo em Moçambique;  Igreja Evangélica de Cristo; Testemunhas de Jeová; Igreja do Nazareno; e Igreja Missão Baptista.

Ao som de cânticos e batuques louvai o Senhor
Existe também uma Mesquita.

Entre os problemas apontados no  Relatório das Zonas salientamos os Casamentos Prematuros e a não escolarização de um grande numero de jovens, especialmente de meninas.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário