quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

FELIZ NATAL! cARTA DE DOM FRANCISCO LERMA




Carta de Dom Francisco Lerma. Natal 2013

Caríssimos Diocesanos
FELIZ NATAL DO SENHOR!
Com a tradicional saudação natalícia dirijo-me a cada um de vós neste fim do Ano de 2013, para que, de alguma maneira,  sintamos o calor da nossa união e  comunhão humana e espiritual . O nome do nosso boletim diocesano lembra-nos esta grande realidade: os Cristãos da Alta Zambézia e do litoral somos de nome e de facto uma família. Todos queremos reforçar os laços que nos unem à volta do pai de todos nós. Antes de mais nada, sintamo-nos unidos nesta grande caminhada da Vida, apesar de estarmos espalhados pelas numerosas comunidades da Diocese: 

PAZ, BEM E CONSOLAÇÃO PARA TODOS OS QUE FORMAMOS A FAMÍLIA DIOCESANA DA ALTA ZAMBÉZIA E DO LITORAL. E TAMBÉM PARA TODAS AS PESSOAS DE BOA VONTADE  QUE VIVEM AO NOSSO LADO. O SENHOR NASCEU PARA TODOS!

Ao fazer o balanço deste ano que agora termina, preocupa-me o que todos sentimos com apreensão nos últimos meses. Refiro-me à instabilidade social, ao clima de intolerância que está a surgir  mais uma vez  entre nós e que pode destruir a boa convivência que tínhamos conquistado nos últimos anos.

Preocupa-me as situações em que muitas famílias vivem. São muitas as sombras que obscurecem a nosso dia a dia: a mal-nutrição, a falta de assistência sanitária com um mínimo de condições, o baixo nível da educação das nossas crianças e dos jovens, o mau estado das estradas que, em vez de unir isolam as povoações. Há mais outras sobras que tornam difícil e triste o nosso caminhar. Os jovens sem um futuro claro, os que enveredam pelos roteiros da droga e do alcoolismo, os casamentos prematuros e gravidezes precoces que obscurecem o horizonte de tantas jovens; a violência como instrumento para resolverem os conflitos domésticos. Também assistimos a outras sombras que aparecem por causa de injustiças nos lugares de trabalho e na posse das terras e até casos de tráfico de pessoas. São muitos os desafios que temos à nossa frente, como pessoas humanas e como cristãos. São o terreno no qual devemos semear o Evangelho.

O Próximo ano de 2014, a nível de toda a Igreja será um ano para reflectir sobre a FAMÍLIA. O Papa Francisco convocou uma reunião extraordinária (Sínodo) de Bispos delegados de todo o mundo para tratar o tema da família. Será um tema prioritário na planificação pastoral da Diocese para 2014.

A nível diocesano 2014 é o Ano da Formação dos Agentes de Pastoral. As Paróquias, as Regiões  Pastorais e toda a Diocese, hão-de por especialmente em organizarem encontros e cursos de formação para todos os que nas comunidades exercem qualquer ministério. Com a ajuda do secretariado Diocesano de Pastoral, ninguém deverá ficar fora desta grande caminhada de formação de base e de formação permanente. Cada Paróquia organizará o seu próprio programa de formação. As Paróquias devem-se tornar Paróquias Formadores e não se devem limitar apenas à celebração dos Sacramentos.

FELIZ NATAL DO SENHOR E FELIZ ANO NOVO 2014 REPLETO DAS GRAÇAS DO SENHOR
Vosso Bispo
+ Francisco

Sem comentários:

Enviar um comentário