quarta-feira, 8 de maio de 2013

CARTA DO MÊS DE MAIO DE DOM FRANCISCO



 
D. Francisco Lerma falando às comunidades





Casa Diocesana (Gurúè), 8 de Maio de 2013

Caríssimos Diocesanos: Paz, bem e consolação.

Escrivo-vos esta minha carta sobre alguns acontecimentos de particular importância para a vida da Igreja nos próximos meses.

1.Substentabiliade económica dos Seminaristas

O Bispo com os seminaristas do Seminário de  S. José
Sobre o problema da substentabilidade económica dos nossos Seminários e, em particular, do nosso Seminário Diocesano de S. José, escrevi na minha última “Carta do Bispo” no “Etxeko/Família”, 2/2013: “A responsabilidade das famílias, das Paróquias e das Capelanias dos seminaristas deve concretizar-se também no campo económico. Eis a orientação que devemos seguir:

a- Devemos mudar de mentalidade de “só receber” para a posição de “corresponsabilidade” de cada um para com a manutenção dos nossos Seminaristas.

b- As famílias dos vocacionados devem  fazer o esforço de contribuir o mais que poderem para chegar à quantia determinada pela Conferência Episcopal de Moçambique e actualizada pela Diocese, bem seja em géneros alimentícios ou em valores. No fim deste semestre é o tempo limite em que se deve entregar a contribuição estabelecida por  cada seminarista e comunicada a todos nas “Normas de Admissão ao Seminário” distribuídas às paróquias no fim do ano passado.  

c- Nos casos particulares de uma família extremamente pobre, deverá expor a situação à comunidade e à Paróquia e entre todos, em espírito de co-responsabilidade e partilha, encontrar a solução mais adequada para o caso antes da entrada ao seminário.

2. Partilha diocesana de bens (Contribuição Diocesana)

É necessário que todos, Párocos, capelães, animadores dos vários ministérios e fiéis lembremos que a partir do fim deste mês começa o tempo da entrega da Partilha Diocesana de Bens, ou Contribuição Diocesana, pois segundo o orçamento para 2013 a partir do mês de Junho a economia diocesana (os subsídios mensais para as Paróquias e para o clero principalmente) depende totalmente do que a Diocese receberá dos fiéis através desta entrega.
Na recoha e entrega da “Partilha diocesana de bens” (Contribuição diocesana), seguir-se-ão as seguintes  as Orientações Diocesanas:
a)      SENHAS: os responsáveis da Paróquia ou da Caperlania, das Centros, das Zonas e das Comuniadades, segundo cada caso, deverão dar  a cada cristão as senhas que comprovem o que cada um entregou;
b)      RECIBO: no momento da entrega na Diocese (Secretaria ou Administração Diocesana) devem receber o recibo correspondente ao que foi entregue.
c)      ESCRITURAÇÃO:Todo isto deve aparecr escrito no Livro de Contabilidade da Paróquia, isto é, o que se recebeu e o que se entregou e.  
d)      INFORMAÇÃO: Os fiéis devem ser informados da entrega feita na Diocese.

3. Hora Santa Universal

Com ocasião da Celebração do Ano da Fé, o Papa Bento XVI estabeleceu para o DIA  2 DE JUNHO DE 2013 (Solenidade do Corpo e Sangue do Senhor),  ÁS 15.00H UMA HORA DE ADORAÇÃO EUCARÍSTICA PARA TODA A IGREJA Á MESMA HORA. Todos estaremos unidos com o sucessor de Pedro, o PAPA FRANCISCO em adoração junto de Jeus vivo no Santíssimo Sacramento do Altar.
Convido todas as Paróquias, Capelanias e Casas Religiosas para se organizarem e programarem a Adoração ao Santíssimo Sacramento em todos os lugares onde conservamos a Eucaristia.  Deste modo  procuraremos  manifestar a nossa união  com todos os nossos irmãos e irmãs espalhados pelo mundo, proclamando a mesma e única Fé, no Deus Único e Verdadeiro, Pai, Filho e Espírito Santo, presente realmente no Santíssimo Sacramento do Altar.

4.Acompanhamento dos adolescentes durante a iniciação.

No próximo dia 8 de Junho, às 8.00H, na Casa Diocesana (Gurúè), haverá um Encontro de reflexão e de programação sobre o Acompanhamento dos adolescentes (meninos e meninas) durante o período da Iniciação”. O encontro será orientado pelo Pe. Avelino Arlindo, do clero diocesano de Nampula e Reitor do Seminário Interdiocesano Mater Apostolorum. São convidados a participar os membros do Departamento e da Comissão Diocesana de Cultura e um delegado por cada uma das Paróquias e das Capelanias.

5. Movimento dos Professores Católicos.
Pe. Rito Alberto, D. Francisco e o Pe. Cunlela

No próximo mês de Junho haverá três encontros do Movimento Apostólico dos Professores Católicos da Diocese no Gurúè, no Alto Molócue e em Muiane.
Os encontros serão orientados  pela Professora Drª Jaqueline Chagas belga, pedagoga e psicóloga, Directora da Clínica de Psicologia de Batatais (Brasil) responsável pela estruturação do projeto “Capacitação de educadores em Moçambique” dos Missionários Claretianos de Muiane e Gilé.

Nessa primeira etapa, a capacitação será realizada com aqueles que já participaram nos Encontros de formação deste Movimento em reuniões com o próprio Bispo ou com os Párocos. Assim, cada participante passará os conteúdos aprendidos na capacitação para os educadores da escola em que trabalha. Nos encontros programados, além de  se fazer uma formação inicial, discutir-se-ão temas e metas para as próximas capacitações, que poderão ser mais amplas e com maior número de participantes.
Eis a programação dos Encontros:

GURÚÈ. 26.06.2013, às 8.00H.  na Casa Diocesana, os Professores deste Movimento na área de Gurúè e Invinha.
ALTO MOLÓCUÈ. 28.06.2013, as 8.00H, no Centro Juvenil Leon Dehon, no Alto Molócue, os Professores daquela área que já  participam nas actividades deste Movimento Apostólico.
MUIANE. 29.06.2013, às 8.00H, na Paróquia de S. Pedro Claver, os Professores de Muiane e de Gilé.

6. Visitas Pastorais

Nas Visitas Pastorais o Conselho Pastoral Paroquial e o Conselho Económico devem apresentar:
1º o Relatório escrito da Vida da Paróquia referente aos anos 2012 – 2013; 2º a Contabilidade escrita (receitas e despesas);  
3º Inventário detalhado do património da Paróquia ou Capelanias, bens imoveis (edifícios, terrenos) e móveis (veículos, mobiliário, utensílios domésticos, alfaias eclesiásticas, etc.).

7. Vários

Brevemente serão comunicadas as datas do encontro dos  responsáveis dos Departamentos Diocesanos de Pastoral, da Formação Permanente do Clero para o Ano da Fé e as datas e temas dos Retiros mensais do Clero Diocesano.

O vosso Bispo

+ Francisco Lerma Martínez

Sem comentários:

Enviar um comentário