domingo, 1 de janeiro de 2012

Mensagem de Dom Francisco para o Ano Novo 2012


1º DE JANEIRO
1º DIA DO ANO  -  SANTA MARIA MÃE DE DEUS -  DIA MUNDIAL DA PAZ 
Introdução
 Primeiro Dia do Ano civil. Hoje todos desejamo-nos “Boas festas”, parabéns, muita felicidade, para que o ano que hoje começa seja repleto de muito amor e felicidade. Hoje desejamo-nos mutuamente muito bem.
 Também nós os cristãos, na a nossa celebração, e sob a protecção materna de Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe partilhamos idênticos sentimentos entre nós, com os nossos irmãos das nossas comunidades e paróquias, com nossos vizinhos, os nossos amigos e com todo o povo. Estes são os nossos sentimentos: que haja muita paz e fraternidade entre todos nós durante todo o ano.
Reflexão
1.Começo de um  ANO NOVO: dom de Deus à humanidade. Desejo a todos que este ano novo que se abre diante de nós fique marcado pela justiça e pela paz, pelo respeito e pela tolerância, pelo compromisso de todos em favor do progresso das nossas condições de vida.
2.Com qual atitude devemos olhar para o Novo Ano? Olhar o Ano de 2012 com uma atitude confiante. É verdade que à nossa volta cresceu o pessimismo, uma sensação frustrante por causa das crises que nos afligem na família e na sociedade, crises económica, social e moral. Apesar desta situação, o nosso coração de crentes não cessa de aguardar pelo Senhor e nele confia.
3. Eis brevemente o que o Papa nos diz na sua mensagem poara este 1º Dia do Ano:
        “Educar os Jovens para a Justiça e a Paz”.
I.-Educar é uma tarefa de todos, pais, família, professores, autoridades civis, tradicionais e religiosas. Trata-se de um dever primário e prioritário de toda a sociedade.
II.- Devemos transmitir aos jovens o valor positivo da vida. De facto, vós queridos jovens, muitas vezes andais preocupados, apreensivos pelo vosso futuro que começa já agora: o desejo de receber uma formação para a vida, a dificuldade que entreveis para a formação de uma família, de encontrar um emprego estável que vos permita condições de vida melhores e que vos permite realizar a vossa vocação profissional para contribuir na construção do País.
- Professores, educadores, não deveis ser apenas dispensadores de regras. Hoje são necessários testemunhas..
III.- Educar para a verdade, a liberdade, a justiça e a paz.
O que mais intensamente deseja a pessoa humana é a verdade e a felicidade. Para tal fim é necessário cuidar a formação integral da pessoa.
A liberdade não consiste em negar quaisquer vínculos nem o império da liberdade absoluta nem a libertinagem total. A pessoa vive em relação com as outras pessoas, eis o limite da sua liberdade, o respeito, os direitos, a verdade dos outros, os valores éticos e a moral universal presente na  consciência.
IV.A Paz não é apenas ausência de guerra! A Paz tem os seus alicerces para ela se amnter firme: Sem justiça, sem liberdade autêntica, sem liberdade, sem verdade, sem condições de vida humans, não há paz duradoura.
Jovens, não desanimeis. Não desanimemos, meus irmãos.
Não tenhamos medo do tempo que esta diante de nós. Olhemos para ele confiantes e firmes na fé. Não estamos sós na caminhada. Ele está me meio de nós. Ele está conosco.
Com Maria Mãe de Jesus e nossa Mãe querida caminharemos por caminhos de paz.
FELIZ ANO DO SENHOR 2012
                  + Francisco, Bispo de Gurúè

Sem comentários:

Enviar um comentário