segunda-feira, 12 de março de 2012

Pe. Rito Pároco-Moderador da Paróquia de Naburi

Naburi, terra de cajú

No passado Domingo, 11 de Março de 2012, durante a celebração da Eucaristia, presidida pelo Bispo Diocesano D. Francisco Lerma, o Pe. Rito Alberto, do clero diocesano de Gurúè, tomou posse como Moderador da Paróquia de S. Paulo Apóstolo, no Posto Admnistrativo de Naburi, Distrito de Pebane, sem deixar de ser Pároco de Mualama. Concelebraram  com o Bispo, além do próprio Pe. Rito, o Pe. Francisco Cunlela, Vigáro Geral da Diocese, o Pe. Inácio dos Santos, actualmente Vigário Paroquial da Paróquia de N. S.de Fátima em Ile e o Pe. Eustáquio César, Vigário Paroquial da Paróquia de Cristo Rei de Mualama.
Pe. Rito, na procissão de entrada à Celebração

A comunidade paroquial fez-se representar pelo Conselho Paroquia em pleno e por uma multidão de fiéis que superava o número de mil pessoas.
D. Francisco, ao início da celebração, explicou aos presentes o significado da celebração e as novas responsabilidades pastorais que o Pe. Rito assumia juntamente com as de Pároco de Mualama. O Bispo apelou veementemente à responsabilidade de cada cristão nas tarefas da vida paroquial, à colaboração de todos com o novo Pároco Moderador das actividades paroquiais e ao sentido de pertença à Igreja de cada baptizado.
O Pe. Eustáquio César, o Vigário Paroquial do Pe. Rito nas Paróquias de Mualama e Naburi

Logo a seguir à hoçilia, o Pe. Rito, de joelhos e com as mãos sobre a Bíblia, fez o seu juramento como novo responsável da Paróquia de S. Paulo Apóstolo de Naburi. Depois do juramento, foi assinado o documento que testemunha a tomada de posse pelo próprio Pe. Rito, pelas testemunhas Pe. Francisco Cunlela e Pe. Eustáquio César e finalmente pelo presidente da celebração, D. Francisco Lerma.
Momento do Juramento

Antes do Ofertório, perto de uma centena de Eleitos para o Baptismo da Próxima Páscoa,, fizeram o seu escrutínio referente  à Entrega do Símbolo da Fé.

A seguir à celebração, houve reunião plenária do Conselho Pastaral para apresentar ao novo Pároco Moderador a situação concreta da Paróquia, os problemas e as prioridades no campo pastoral, na formação dos animadores, na assistência às comunidades mais afastadas da sede, a situação económica, a reabilitação das estruturas e a recuperação do património da Paróquia.

O Bispo também proveitou a oportunidade para se encontrar com os jovens, para se inteirar dos seus problemas e dificulades, da sua organização e  actividades.
D. Francisco apresenta à comunidade paroquial o Pe. Rito e o seu Vigário Paroquial, o Pe. Esutáquio

A Paróquia de S. Paulo Apóstolo de Naburi, fundada em 1963 pelos Padres Dehonianos, ficou sem presença missionária desde os tempos da Revolução marxista - leninista e contemporânea guerra civil. Os pdares voltaram a residir en Naburi no mês de Janeiro de 2011,  O seu último pároco foi o Pe. Tarcísio Francisco, e o Vigário Paroquial o Pe. Inácio dos Santos, ambos do clero Diocesano

Sem comentários:

Enviar um comentário