domingo, 17 de julho de 2011

Gurúè celebra a Beatificação de João Paulo II

A Catedral de Gurúè ficou pequena de mais para acolher a multidão de fiéis que se reuniram para celebrar a Beatificação do saudoso Papa João Paulo II.

Tornou-se necessário usar o largo à frente do templo para acolher a tantas pessoas vindas das quatro comunidades de São Bernardo, S. Marcos, S. Carlos Lwanga e S. António da cidade e de inumeráveis  da Legião de Maria vindos das Cúrias das várias Paróquias da Diocese.

Participaram também as Irmãs do Instituto das Missionárias Capuchinhas, as Filhas de N. S.  da Visitação, as Irmãs do Coração de Maria e as Filhas de Jesus Redentor do Lar Arco Iris.

Presidiu a Eucaristia o Bispo diocesano D. Francisco Lerma Martínez. Com ele concelebraram os Padres Diocesanos e Religiosos que trabalham na sede da Diocese.

A ceremónia, que teve início às 8.30H., foi animada pelos jovens e pelo Coro da Catedral. A 1ª e a 2ª  leitura foram proclamadas em Lomwe e em Português, por um jovem e por por uma legionária. O Pe. Daniel Raúl proclamou o Evangelho, também nas duas línguas referidas.

D. Francisco, na homília, apresentou, nas suas linhas gerais, a vida e o pontificado do Beato João Paulo II, frisando especialmente os seguintes pontos:

1. A pessoa de João Paulo II; 2. O seu ensinamento; 3. A renovação da vida da Igreja; 4. A sua acção fora dos limites da Igreja, a sua acção no mundo; 5. A sua visita a Moçambique, início da etapa final do processo de paz no nosso País.

D. Francisco Invocou a protecção do Beato João Paulo II sobre as nossas famílias, sobre as nossas comunidades e Paróquias, sobre toda a Diocese e sobre todo o Povo da Alta Zambézia.
Também expressou  dois desejos:

a) um dirigido às Autoridades de Gurúè para que uma das ruas ou praças da Cidade seja dedicada a este Papa que se interessou pessoalmente e muito trabalhou  para que em Moçambique se calassem as armas da guerra e alcançassemos a Paz. O Beato João Paulo II foi um Papa que ficou unido para semnpre à História de Moçabique.

b) O segundo desejo foi dirigido à comunidade cristã, para que o grupo dos jovens passe a char-se: Grupo Juvenil João Paulo II; e o próximo Núcleo que nascer na Paróquia e na Legião de Maria também o invoquem como seu padroeiro.

Por isso rezámos invocando a sua protecção:

A/.: Beato João Paulo II
R/:  Rogai por nós

Sem comentários:

Enviar um comentário