Primeira leitura: Deuteronómio 26, 16-19
Este
texto tem a forma de um tratado de aliança, e está colocado entre o corpo
legislativo do Deuteronómio (capítulos 11-26) e as bênçãos e maldições que
decorrem da observância ou da transgressão dos decretos do Senhor.
Juridicamente,
em Israel, o pacto representa a forma mais radical para construir a comunhão
entre pessoas. Cria-se uma situação em que os contraentes trocam entre si o que
têm de mais pessoal. Na presença de testemunhas, e com um documento público,
cada uma das partes propõe e aceita um duplo compromisso recíproco.
Mas
a liturgia de hoje apresenta-nos um tipo de «pacto» muito especial: não é um
pacto entre dois homens, mas entre Deus e um povo, entre Deus fiel e Israel. É
um pacto teológico, onde os dois contraentes não se colocam no mesmo nível.
A
perícopa tem um claro significado didáctico e manifesta a experiência que
Israel fez de Deus. Deus não é um ser longínquo, inacessível; Deus é comunhão,
é vontade de salvação para o povo escolhido.
É
Ele que elege, por amor e gratuitamente o povo (cf Dt 4, 3-7). É Ele que dá a
Israel leis e mandamentos, que são um caminho de vida e um modelo de sabedoria
(cf. Bar 4, 1-4). Israel é chamado a corresponder a essa graça pela obediência
e pela fidelidade a Deus.
Evangelho: Mateus 5, 43-48
Mateus
oferece-nos, neste texto, a última antítese com que Jesus revela o cumprimento
dos ensinamentos da Lei. O Levítico ordenara o amor ao próximo e proibira a
vingança e o rancor «contra os filhos do teu POVO» (Lev 19, 18).
Mas
o ensino rabínico e outros contemporâneos de Jesus, como os essénios e os
zelotas, admitiam o acrescento, que não é bíblico: «odiarás o teu inimigo».
Jesus
vai mais além: exige uma caridade sem limites, e que chegue mesmo aos inimigos.
Porquê? Porque é assim que o Pai nos ama, e nos quer parecidos com Ele.
A
universalidade do amor cristão idealista. É concreta: propõe o amor a todos,
também a quem não nos ama, não nos cumprimenta ... É esse amor que distingue os
discípulos de Cristo dos pagãos e dos pecadores. É, pois um amor que ultrapassa
o simplesmente humano e natural, e nos projecta para o horizonte infinitamente
perfeito do Pai. A gratuidade do amor torna-se lei que regula a relação com
Deus e com os homens. É essa a justiça superior que Jesus exige para se entrar
no Reino.
A
Aliança de que nos fala o Deuteronómio era um pacto de mútua fidelidade entre
Deus e o Povo de Israel:
«Hoje, o SENHOR, teu Deus, ordena-te que
cumpras estas leis e preceitos ... o SENHOR declarou-te hoje que serias o seu
povo particular. .. ».
Jesus
revela-nos que a obediência às leis e preceitos tinha como objectivo fazer dos
membros do povo de Deus filhos do mesmo Deus, semelhantes ao Pai, perfeitos
como Ele é perfeito, e que essa perfeição havia de se manifestar na
misericórdia, na gratuidade, na bondade para com todos, e para além de qualquer
medida.
Buscar
a perfeição consistirá em procurar uma cada vez maior conformidade com o
coração de Deus, com o coração do seu Filho feito homem.
A
aliança com Deus deve transformar toda a nossa vida, em profundidade, e não
apenas no que se refere à observância exterior das leis e preceitos do Senhor.
Jesus vai até mais longe falando, não de aliança, mas de filiação: «Amai os
vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. Fazendo assim, tornar-vos-eis
filhos do vosso Pai que está no Céu> (vv. 44-45).
O
nosso comportamento deve ser inspirado pelo desejo de nos tornarmos cada vez
mais semelhantes ao nosso Pai do céu. É nisto que consiste o amor perfeito.
Trata-se de oferecer o dom maior, o per-dão. Foi desse modo que Cristo nos amou
na cruz, deixando-nos o exemplo e a graça necessária para nos conformarmos a
Ele.
Amando
os inimigos, rezando por quem nos quer mal, tornamonos filhos de Deus. Já o
somos pelo baptismo. Mas tornamo-nos cada vez mais filhos do Pai misericordioso
que está no céu. E a nossa maior recompensa será o amor do Pai derramado nos
nossos corações.
Valem,
então, as palavras de Jesus:
"Amai os vossos inimigos, fazei bem
àqueles que vos odeiam (ou que, sem um verdadeiro ódio, são invejosos,
ciumentos), bendizei aqueles que vos amaldiçoam (no sentido de que falam mal de
vós), rezai por aqueles que vos maltratam (não fisicamente, mas moralmente) (Lc
6, 27-28). "Para que sejais filhos do vosso Pai celeste, que faz nascer o
sol para os bons e para os maus, e manda a chuva para os justos e os injustos
... Sede, portanto, perfeitos como é perfeito o Pai celeste' (Mt 5, 45-46).
Fonte: Adaptação de um texto de “dehonianos.org/portal/liturgia”
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