sábado, 17 de março de 2012

Boletim Diocesano: ETXEKO/FAMÍLIA Março 2012


Editorial
CARTA DO BISPO

Caríssimos Diocesanos

Este número de ETXEKO/FAMÍLA aparece no coração da Quaresma, tempo forte da liturgia cristã. Encontra-nos a todos empenhados no acompanhamento mais intenso da vida das comunidades, com uma assistência mais frequente para celebrar os mistérios da nossa fé; com o acompanhamento mais esmerado dos Eleitos para o baptismo da próxima Páscoa do Senhor e num clima todo particular da nossa própria caminhada espiritual. Esforcemo-nos por celebrar dignamente os Escrutínios conforme as Orientações Diocesanas, recentemente renovadas.

Coincidindo com o 1º Domingo da Quaresma, começamos a implementar as decisões da VI Assembleia Diocesana de pastoral, com o lançamento do Ano da Unidade e Comunhão Diocesana e Ano da Eucaristia. Destas páginas renovo insistentemente o meu apelo por uma vivência profunda e concreta da nossa fé na Eucaristia na vida pessoal e comunitária. Esforcemo-nos por sermos homens e mulheres que vivem diariamente da Eucaristia; renovemos as nossas comunidades tornando-as fortemente unidas para que ninguém se sinta sozinho a viver a sua fé. Neste sentido, a partilha de bens espirituais e materiais deve ser um dos objectivos práticos deste Ano da Eucaristia, encontrando iniciativas muito concretas nas comunidades e na vida pessoal de cada um de nós. Consequentemente o nosso testemunho deve nos levar a superar toda classe de divisões e de caminhos paralelos à margem da Pastoral de Conjunto da Diocese.
Façamos das nossas vidas uma oferta diária em pró dos que mais sofrem nas nossas famílias, nas nossas aldeias, nas nossas cidades. Saibamos estar com os que mais sofrem, com os marginalizados, com os que choram e levam sozinhos o peso das suas cruzes.
A nossa vivência da Eucaristia deve-nos tornar alimento para os que passam fome perto de nós; remédio para os doentes; consolo para os tristes e para os que choram; justiça para os que sofrem injustiças e vêem pisados os seus direitos; e conforto para os que padecem qualquer tribulação.
Com Maria, Mulher Eucarística vivamos este Ano Diocesano da Eucaristia com renovado fervor, firmemente unidos e em comunhão com todos os nossos irmãos. Neste sentido viveremos a 1ª Peregrinação Diocesana, no próximo 13 de Maio à primeira Igreja Mariana da Diocese dedicada a Nossa Senhora de Fátima em 1940, a sede da paróquia de N. S. de Fátima, em Muliquela.
Vosso Bispo
+ Francisco



 CALENDÁRIO SEMESTRAL DIOCESANO

Nota
 As Paróquias que este ano devem ter Visita Pastoral devem indicar as datas com antecedência, segundo este Calendário e falando pessoalmente com o Sr. Bispo.
Falta por marcar
·         N.Sra. de Fátima de Alto Molócue
·         Mulevala - Mohogole
·         Catedral

FEVEREIRO

22:Começo da Quaresma
25: Reunião da Comissão dos Assuntos Económicos
26:1. Domingo da Quaresma - Abertura do Ano Diocesano da Eucaristia -Catedral

MARÇO

16:Reuniões programáticas dos Documentos e Comissões Diocesanas
Secretariado.
..... Início dos Cursos de Formação a nível das Regiões e das Paróquias.
Secretariado.
4: Encontro do Bispo com os Seminaristas do 1º Ano  Propedêutico no Gurúè.
11: Tomada de Posse do Pe. Rito Alberto como Moderador da Paróquia de São Paulo Apóstolo de Naburi.
18: Celebração de S. José, Padroeiro do Seminário do 1º Ano Propedêutico do Gurúè.
25: Celebração na comunidade da cadeia Civil de Gurúè.
31:Reunião da Comissão dos Assuntos Económicos.

ABRIL

1: Ramos. Encontro dos Jovens com o Bispo. Catedral
4: Conselho Presbiteral e Missa Crismal. Catedral
8: PÁSCOA DO SENHOR
15-29: Reunião Plenária da CEM. Matola.
MAIO
30.04-01.05:  Assembleia Diocesana  da Cirm-Conferemo em Milevane.
13: Peregrinação Mariana N. Sra. de Fátima (Muliquela).
16-17: O Bispo se encontra com as Irmãs da I. C. Comissão Pré-Capitular
20:
26: Reunião Comissão Assuntos Económicos e Projectos
27:

JUNHO

2: Retiro do Clero nas Regiões, segundo o programa estabelecido anteriormente.
3: Santíssima Trindade

10:CORPUS CHRISTI

11-24: Visita Pastoral em Namarrói
13: Santo António, Padroeiro da Diocese
30:Reunião da Comissão Assuntos Económicos e Projectos

 ANO  EUCARÍSTICO  DIOCESANO

Reflexão 

Como consequência da VI Assembleia Diocesana da Pastoral que teve lugar nos dias 8 e 11 de Março de 2011, no Gurúè, no passado dia 26 de Fevereiro, o Senhor Bispo Dom Francisco, com uma Carta Pastoral e uma Missa solene fez a abertura do ANO EUCARÍSTICO DIOCESANO.
A presente reflexão é pois uma modesta contribuição no sentido de vivermos cada vez mais e com maior profundidade este ano dedicado ao sacramento da unidade e comunhão, condição fundamental  de toda a evangelização.

O primeiro testemunho bíblico que temos sobre a instituição da eucaristia encontramo-lo em S. Paulo escrevendo aos coríntios. S. Paulo fala da celebração da Eucaristia num amplo contexto (1Cor 10-14), sobre as reuniões de oração a serem observadas segundo “a tradição” que ele transmitira aos fiéis e que também ele tinha recebido (1Cor 11,2.23). Mas esta “tradição” era perturbada por práticas novas que se estavam a introduzir e que alteravam sobretudo a celebração da “Ceia do Senhor” (1Cor11,28), tirando-lhe o carácter de reunião de comunhão, indispensável para que ela fosse de facto, Ceia do Senhor. 

Toda a tradição neo-testamentária (cfr. Mt 26,26-27; Mc 14,23; Lc 22,19; Jo 13-17, 1Cor 10-14 e paralelos), o ensinamento do Vaticano II, a tradição dos Padres da Igreja, permitem-nos perceber que ao mesmo tempo que a Eucaristia é a plenitude de todos os sacrifícios do Antigo Testamento, isto é, a oferta de Cristo como único cordeiro sem mancha, de uma vez por todas, para a nossa salvação (cfr. Heb 10,1-18; Concílio de Trento, DS 1743), é também a antecipação daquela oferta de Si mesmo que horas depois Jesus há-de fazer na Cruz, brotando do Seu lado sangue e água, símbolos das sacramentos da Eucaristia e do Baptismo (cfr.Jo 19,34), respectivamente.

É sintomático que onde os Evangelhos sinópticos falam de “celebração” da Eucaristia, S. João nos apresente os assim chamados “discursos do adeus”. O discurso mais conhecido é oração pela unidade ou oração sacerdotal, quase concebido como um testamento, notando-se a partir disto a estreita ligação entre a Eucaristia e a unidade dos discípulos, e destes com Cristo, Seu Mestre (cfr. 1Cor 10,16-17), que também é um dos objectivos da proclamação deste ano como Eucarístico na nossa Diocese.

Para terminar pretendo só sublinhar outro aspecto de não pouca importância: a eucaristia, ainda em João, vem referida como ligada ao lava-pés; como serviço, gesto este que celebramos em cada Quinta-feira Santa, mas que somos chamados a viver no nosso dia à dia. Neste sentido, a Eucaristia é uma Missa/missão, enquanto somos compelidos a dar testemunho daquilo que celebramos.

 Mesmo nos Sinópticos, a ceia termina com o mandato: “Fazei isto em memória de mim”. Neste aspecto, a celebração eucarística não é uma questão de opção mas um cumprimento da orientação deixada pelo Senhor; uma celebração do memorial da Sua Morte e Ressurreição, até que Ele venha (1Cor 11,26; Ap 22,20).
P. Daniel A. Raúl     
                                                        
MENSAGEM D0 PAPA BENTO XVI PARA A QUARESMA 

Nesta mensagem o Santo padre fala da importância do tempo da Quaresma para os cristãos dizendo: ‘’Quaresma é tempo de reflectirmos sobre o cerne da vida cristã: o Amor. É tempo de renovação pessoal e comunitária de fé’ (Hb 10,24). Prestemos atenção uns aos outros para nos estimularmos ao amor e às boas obras.

Para apoiar nesta conduta, O Santo Padre afirma sobre a importância da participação nos encontros litúrgicos e nas orações das comunidades. Diz ainda que o mundo exige dos cristãos um renovado testemunho de amor e fidelidade ao Senhor.

TÓPICOS DA CARTA PASTORAL DO SR. BISPO D. LERMA, SOBRE O ANO EUCARÍSTICO

Nosso Bispo D. Lerma publicou uma Carta Pastoral, onde promulga o Ano Eucarístico diocesano. Nela, D. Lerma fala da Unidade e Comunhão (Jo 17,21). Saúda toda a família Diocesana dizendo que a Unidade e a Comunhão Diocesana tem a sua origem e fundamento na Eucaristia, Sacramento que vivenciamos com especial dedicação no Ano Pastoral de 2012 em nossa Diocese. Recorda-nos a VI Assembleia Diocesana de Pastoral (2011), falando da riqueza das Conclusões que resumem os anseio e as aspirações dos fiéis da Diocese. Atentos aos vários apelos do Papa Bento XVI ao proclamar o Ano Santo da Fé (2012-2013); do Plano Pastoral preparado pela Conferência Episcopal de Moçambique, e querendo implantar para o ano 2012 as Conclusões do 1º. Tema Nuclear: Unidade e Comunhão reflectido na Assembleia Diocesana de Pastoral escolheu para vivenciarmos mais intensamente o Mistério da Eucaristia, princípio, centro e meta de toda a Acção Evangelizadora. Daí, publicou que o Ano 2012 será o Ano da Eucaristia em nossa Diocese.

ESTE MÊS

História da Paróquia de S. Paulo Apóstolo de Naburi

Padroeiro: S. Paulo Apóstolo
Data da fundação: 25/01/1964
Bispo de então: D. Francisco Nunes Teixeira
Data da dedicação e nomeada como paróquia: 07/01/2011
Superfície: 3479km2
População actual
Masculinos: 29353
Femininos: 30516
Total: 59869
Agregado familiar: 14502, indicadores do II censo geral da população e habitação, 2007.
Localização geográfica
 A paróquia de S. Paulo Apóstolo fica localizada na região Este da Diocese no Posto Administrativo de Naburi, Distrito de Pebane, Província da Zambézia, abrangendo todo o Posto de Naburi

Limites da Paróquia:
Norte: Paróquia de N.Sra.de Anunciação do Gilé;
Sul: Oceano Índico:
Este: paróquia de Micaue, Distrito de Moma, Arquidiocese de Nampula.

Fundação e data da dedicação

A paróquia foi fundada em 25 de Janeiro de 1964, por intermédio do primeiro missionário italiano, de nome pe José Aimone Benethi. Nessa altura nasceram apenas 5 comunidades cristãs a saber: Tomeia, Namalupe, Nanvarra, Miécué e Txalalane. Depois chegou o segundo missionário, Mateus Sangalete formando-se uma equipa e Pe. Aimone fo i o superior da Missão naquele tempo. Mais tarde apareceu ainda o pe Fortuna, ambos do Sagrado Coração de Jesus (dehonianos). Foi este último que fez a construção da residência (um prédio) dos padres que existe até hoje.

Nacionalização e devolução

Depois da Independência de Moçambique a 25 de Junho de 1975 com a adaptação ideológica marxista-leninista, todos os imóveis da Missão, Igreja, casa, terreno, escolas e transportes foram nacionalizados. Posteriormente, com a guerra civil de 1976-1992 tudo ficando em ruínas. Nessa altura o superior da Missão passou a ser Pe. Ângelo Minoia, também dehoniano que durante a guerra foi obrigado a deixar a Missão para um refúgio seguro.
Após a guerra civil com o acordo geral de Paz em Roma, a 04 de Outubro de 1992 foi devolvida a Missão para a diocese. Isso aconteceu quando D. Manuel Chuanguira Machado acabava de tomar posse como bispo da Diocese.
No dia 07 de Janeiro de 2011, o Bispo D. Francisco Lerma Martinez numa celebração solene em Naburi, nomeou o primeiro pároco, pe. Tarcísio João Francisco Álvaro e pe. Inácio dos Santos, Vigário paroquial.
Estrutura da Paróquia
Ela está estruturada da seguinte maneira:
Uma capela paroquial construída com material não convencional mas neste momento em estado de degradação, uma residência dos padres e um cajual de 20 hectares.

VIDA DA DIOCESE

- Férias do Sr. Bispo. No dia 13 de Janeiro de 2012, D. Lerma viajou à Europa em férias, para visitar a família, cuidar da saúde e contactar Organizações em vista de apoios para a Diocese. Contactou também vários Institutos Religiosos em busca de Irmãs para trabalharem na Diocese. Retornou no dia 21 de Fevereiro, com muita disposição para dar continuidade aos trabalhos como Pastor desta parcela da Igreja, Diocese do Gurúè. Bem vindo, Dom Lerma!

-No 1º. Domingo da Quaresma dia 26 de Fevereiro, o Sr. Bispo proclamou o início do Ano Eucarístico que vai ser vivenciado em toda a Diocese. Aconteceu dentro de uma grande Celebração onde estavam presentes todas as comunidades da cidade e algumas do interior.

SEMINÁRIO - PRIMEIRO ANO PROPEDÊUTICO -GURÚÈ 

A Direcção dos Seminário Interdiocesano Propedêutico S. Agostinho de Quelimane, considerando a dificuldade estrutural a capacidade de edifício, limitou um número de candidatos para o ano lectivo de 2012. Nossa   diocese tem um número elevado de candidatos  e, estudado o assunto chegou-se a um consenso: enviar 7 jovens e o restante acomodar no espaço disponível que é o lar família do padre Luciano como extensão do Seminário Propedêutico S. Agostinho.

Eis, então, que os candidatos (12 jovens) frequentam aulas normais na Escola Pré-Universitária de Gurúè. As disciplinas eclesiásticas serão ministradas nas instalações do Lar Família, com os seguintes professores:

1.       D. Manuel Chuanguira – Religião e Espiritualidade
2.        Pe. Francisco Cunlela – História Universal e Historia da África
3.       Pe. Luciano Cominotti  – História das Grandes Religiões
4.       Ir. Celeste – Psicologia Evolutiva
5.        Ir. Inês Vsconcelos – Música
6.        Pe. Daniel  Raul – Português
7.       Pe. Manuel José – Francês
8.       Pe. Miguel Oliveira – Biologia
9.       Pe. Pedro José – Metodologia e Antropologia.
O Seminário do Gurúè terá como Reitor, D. Francisco Lerma; Vice-Reitor, Pe Miguel Oliveira;
Drector Espiritual- D. Manuel Chuanguira; Director Acadêmico- Pe. Daniel Raul e Administrador Pe. Luciano Cominotti.

Horário:

05:00h despertar e higiene pessoal
05:40h Laudes
06:00h pequeno almoço
06:45-12:05h aulas na ESPUG
12:30h- almoço
13:00-14:00h recreio colectivo
14:00-17:20h aulas internas
18:00h- Missa com Vésperas (3ª 5ª e  sábado
19:00h- jantar        
20.00h- telejornal
20.45h- Completas
21:00h -silêncio-recolhimento.

NB. Horário reajustável segundo a necessidade. 2ª., 4ª., 6ª. Das 17:00 até 18: 45h, estudo individual, Vésperas sem Missa.
                          Gurúè, 09 de março de 2012

ASSEMBLEIA CONSTITUTIVA DA CIRM-CONFEREMO NA DIOCESE 

A primeira Assembleia constitutiva da Cirm-Conferemo do Gurùè foi celebrada em Milevane nos dias 2 e 3 de Fevereiro de 2012. 

Estiveram presentes 29 participantes sobre 63 em lista. Por diferentes razões, faltaram três comunidades, nomeadamente: Capuchinhas, Mercedárias e Dehonianos de Gurúè. No primeiro dia (2) depois de apresentação dos participantes fez-se a leitura de um relatório em grupos sobre três perguntas a saber: ’’Quem somos?  Onde estamos?  O que é que estamos a fazer?’’

Depois desta sessão e outros assuntos tratados fez-se a concelebração Eucarística, presidida pelo Vigário da diocese, pe Francisco Cunlela, o qual durante a homilia encorajou aos participantes na continuidade e qualificação da sua missão a partir do carisma de cada Instituto.

No dia 3 cada Congregação apresentou o seu relatório por escrito sobre a seguinte pergunta:
‘’Qual é a nossa inserção e colaboração da diocese?’’ O segundo relatório depois deste, foi sobre as dificuldades e sucessos na vivência da vida consagrada.

Depois de um intervalo.  Pe.Onorio deu algumas informações acerca da XXIX Assembleia nacional. A próxima Assembleia foi marcada para Maio e será dois dias, em Milevane. Os temas serão escolhidos pelos organizadores responsáveis tendo em canta os pontos que saíram dos vários relatórios. Em seguida, fez-se a votação do Presidente, Vice-presidente, Secretário, Tesoureiro e Vogal.

Às 12:00 horas o pe.Onorio presidiu a Eucaristia e a seguir o almoço. 
Após um breve descanso, realizou-se outra votação, para Presidente e Vice-presidente cujo resultado não aconteceu como se esperava. Sendo assim, decidiu-se guardar os resultados das duas votações como sondagem para a próxima assembleia quando será reservado todo o tempo necessário para eleger toda a estrutura da Cirm-Conferemo. Foi decidido que Pe. Onório assumisse a responsabilidade de convocar e organizar a próxima Assembleia, escolhendo entre uma data em volta dos feriados de Maio ou Junho.
Pe. Onorio

CONTRIBUIÇÃO DIOCESANA POR PARÓQUIA DURANTE O ANO DE 2011

N.
Paróquia
  Comunidades
Entregue à Diocese

1.
Molumbo
130
60.400, 00 mt

2.
Lioma
73


3.
Gurúè -Catedral
4
20.450,00 mt

4.
Invinha
250


5.
Namarrói
165
30.000,00 mt

6.
lLe
193


7.
Mulevala
210


8.
Capelania Muhogole

 7.500,00 mt

9.
N.Fátima. Molócue



10.
N. S. Rainna. Molócue
280


11.
Nauela
96
40.000,00  mt

12.
Gilé
121
102.100, mt

13.
Muiane
60
65.00,00 mt

14.
Naburi
80
8.780, 00 mt

15.
Mualama
92
41.000,00 mt

16.
Pebane
34
900 meticais


COLECTAS PONTIFICIAS RECEBIDAS E ENVIADAS - ANO 2011

Paróquia
Infância Missionária

São Pedro Apóstolo
Dia Missionário Mundial
União Missionária

Sto.Antonio Catedral


1.550,00


N.Senhora- Invinha


    250,00mt


S.José-Lioma





Sta.Molumbo


1.136,00 mt


S. Tiago M.
Namarrói





S.Paulo Apóstolo





Cristo Rei-Mualama





Bom Pastor- Pebane





Anunciação Gilé


3.200,00 mt


S.PedroClaver-Ligonha


3.300,00 mt


N.Sra. Rainha Alto Molócué





N.Sra.Fátima Alto Molócuè





N.Sra.Lurdes -Mulevala





N.Sra. Fátima-Ile





S.C.Jesus Nauela


2.600,00 mt


Sub Total





Total Geral




11.786,00Mt





MAIS CD 6.214,00 mt






                                                              

BOAS VINDAS
- Noviços Dehonianos:( Milevane): Raimundo, Estónio, Lídio e Abraão
                                                                
-  Irmãs Franciscanas Hospitaleiras - Invinha
Ir. Florence  Promise Tsabedze
Ir. Ilda Mário Pimbe  (noviça) 

- Irmãs da Imaculada Conceição – Molumbo
Ir. Teresa Inoque (superiora)
Ir Essinaty Paulo Goliate
Ir Albertina Pedro

 Irmãs de S. João Baptista e N. S. Rainha– Gilé
Ir. Maria do Céu Antunes

Irmãs M. Capuchinhas – Gurúè
Ir. Carolina Bernardo
Ir. Ofélia Martinho

 Irmãs Filhas da Visitação – Gurúè
Ir.Regina Benjamim (superiora)
Ir. Maria Celeste A. Jonassane
Ir. Torica Lopes  Oliveira
 Irmãs de N. Sra. das Vitórias –Ruace
Ir. Fátima Armando Chambule
Ir. Inês de Mendonça
Ir. Celestina Domingos Murabela

Irmãs Mercedárias
Ir. Piedade
Ir. Paula Amélia

Irmãs do Amor de Deus
Ir. Amélia
Ir. Lina

Ir do Sagrado Coração de Maria
Ir Rosária Manuela Meno
Ir Feliciana António Campo

TRANSFERENCIAS - AGRADECIMENTOS:
 Dehoniano
Padre Vitorino Biasiolli (Retornou para Itália)

Irmãs Filhas de N. Sra. Da Visitação - Gurúè
Ir. Rosa Herculano
Ir. Júlia Dias Camões
Ir. Esmeralda Zeca

Irmãs de N. Sra. Das Victórias – Ruace
Ir. Ana Bela António Francisco Sengué
Ir. Rosalina Raquelina Boene

Irmãs Hospitaleiras – Invinha
Ir. Francisca

Irmãs da Imaculada Conceição – Molumbo
Ir. Madalena Apili
Ir. Felizarda

Irmãs Missionárias Capuchinhas- Gurúè
Irmã Dionísia Paracasso (Ir. Célia) 

N.B.
Nosso Padre Pedro Júlio encontra se em Nampula, com autorização do Sr. Bispo. Ele pediu 1 ano de descanso,

Paróquia de Molumbo:
Dessa Paróquia saíram Pe. Pedro Esquadro que foi para a Paróquia do Ile como vigário paroquial e, Pe. Manuel José Nassuruma que foi para o Secretariado como Secretário e Chanceler Diocesano. Em Molumbo chegaram Pe. Maganisto Lenço Iotomeiua como Pároco e Januário António (finalista, minorista) para uma experiência pastoral.

Paróquia de Naburi- Saíram Pe. Tarcísio João Francisco Álvaro que foi para a Paróquia de N.Sra. de Fátima em Alto Molóquè como vigário paroquial e Pe. Inácio dos Santos para Ile como vigário paroquial.

A Paróquia de Naburi ficou como moderador da Paróquia, o Pe. Rito Alberto que continua sendo o Pároco de Mualama.

Paróquia do Ile – Saiu Pe. Ângelo Tavares que foi para a paróquia de Nossa Senhora de Lurdes de Mulevala como vigário paroquia

NOTÍCIAS

BEIRA: Administrador Apostólico
O Arcebispo da Arquidiocese da Beira deixou o cargo e tornou-se Arcebispo Emérito (pela idade). Neste momento, a Arquidiocese está sendo administrada por D. João Carlos Hatoa Nunes como Administrador Apostólico e continua ainda sendo Bispo auxiliar de Maputo.

Falecimentos:
 Notificamos o falecimento dos nossos irmãos dehonianos: Pe. Luís Vasco Monoca e Pe. José Diomário Gonçalves.

PeLuís Vasco Monoca, nasceu aos 30.04.1938 em Alto Molócuè (Chapala) - Zambézia. Foi baptizado em 25.12 1949, filho de Vasco e Muapenaca. Fez seus estudos seminarísticos em Namaacha (Maputo) nos anos 1957-1964, tendo sido ordenado presbítero diocesano no dia 12.06.1965. Em 15.08.1967, com o consentimento de seu Bispo, ingressou na Escola Apostólica de Milevane, o Seminário dos Padres Dehonianos. Em Setembro do mesmo ano, no dia 28, entrou no Noviciado dehoniano em Bolognano (Trento, Itália), tendo feito a primeira profissão no dia 29.09.1968; 3. 29.09. Em1975 emitiu os votos perpétuos. Pe. Luís esteve em Roma no Colégio Internacional para estudos na Universidade Saleziana, depois da 1ª. Profissão, em 1968. Em Moçambique: trabalhou na Missão de Alto Molócuè (1971); na Missão do Invinha (1971-1977); em Molumbo (1978-1985); na Missão do Ile( 1986-1993); na Missão de Milevane (1993-2011). Em Milevane ele adoeceu e retirado para Quelimane, depois de um mês de tratamentos hospitalares, veio a falecer no dia 03.1102011. Agora repousa no Cemitério de Milevane ao lado do P.Onorino Venturini, o confrade missionário que recebera Pe. Luís, ainda pequeno nos seus 12 anos, no internato de Malua, na grande Missão de Alto Molócuè. Sua alma descanse em paz.

Pe. José Diomário Gonçalves – nasceu aos 22.08.1932 na Ilha da Madeira (Portugal). Entrou no Instituto dos Dehonianos e fez sua 1ª. Profissão aos 29.09.1953 e foi ordenado Padre aos 08.12.1985. Viveu 48 anos em Moçambique e dizia que era mais africano que português. Pe. José era homem trabalhador, generoso, simples, amigo, sorridente, gostava de estar com os jovens e principalmente os seminaristas que dele recebiam aulas de música e grande testemunho de um verdadeiro dehonianoo. Trabalhou na Sagrada Família em Quelimane; nas Victórias em Maputo e por último na Santa Isabel da Matola. Por ocasião do seu falecimento em Funchal (Portugal) aos 23.11.2011, muitas pessoas deram depoimentos dizendo: Pe. José era um verdadeiro homem, amigo, leal, fiel, corajoso e forte, sóbrio e sociável, trabalhador e perseverante, poeta. Gostava da natureza, flores, animais, da Música, teatro... tinha alma de artista. Os seus confrades e amigos sentiram muito sua ausência física mas acreditam que ele continua em comunhão com todos. Descanse em Paz.

Na Diocese de  Pemba

Falecimento do Pe. António Nunes Wawaia, do clero Diocesano de Pemba, no dia 13.03.2012, às 5.00H. no Hospital Central de Nampula. Foi Reitor do Seminário Teológico de S. Pio X, em Maputo. Paz à sua alma.

                           DOENÇAS MAIS COMUNS

Hoje falaremos da ANEMIA E DO ABCESSO.
ANEMIA:  Anemia é a falta de glóbulos vermelhos no sangue, ou, no dizer popular, é sangue fraco.
Causas: má nutrição, falta de ferro e proteínas no organismo. Algumas doenças tais como: malária, parasitoses, hemorragias, e outras, também provocam anemias.
Sintomas: cor pálida, dor nas pernas, palpitação no coração, tonturas, zumbidos nos ouvidos, fraqueza em geral, etc.
Tratamento: comer alimentos ricos em ferro e proteínas como: feijão ou o seu molho, folhas de mandioqueira, quiabo, tomate, farelo de arroz e de milho torrados, chupar cana doce, comer diariamente multimistura.
Plantas que ajudam: confrei, tutule, couve, xarope de mutholo.
ABCESSO: São tumores quentes com pus. Sempre ficam inchados, vermelhos e doloridos. Podem aparecer em qualquer parte do corpo.
Tratamento: fazer compressas quentes com folhas de rebolho, cebola com sal, folhas de corama, folhas de babosa, de piripiri, etc. Tomar chá de tansagem, tutule, malva, terramicina, euphorbia, etc. Usar essas plantas ou ervas que são aquelas que temos do momento. Tomar deste chá 1 chávena 3 vezes ao dia. Os chás são feitos pela manhã, para serem tomados durante o dia.
Como preparar os chás: Por ao lume uma panela com 4 copos de água (quantidade para um dia) com uma ou mais plantas ou ervas e deixar ferver alguns minutos, de 5 a 20 minutos (se as folhas forem secas). Os chás de folhas verdes, finas ou macias devem ser colocadas na panela e por água fervendo por cima, (não precisa ir ao lume) depois tampar a panela por 10 a 15 minutos.