QUINTA-FEIRA - V SEMANA - T C - ANOS ÍMPARES - 14 FEVEREIRO 2019
Primeira leitura: Génesis 2, 18-25
O homem só, sem companhia nem ajuda, não é homem, nem
pode viver como tal. A primeira ajuda vem-lhe dos animais domésticos. O homem
adamita é domesticador de animais e cultivador da terra. É o tipo de homem
posterior ao neolítico.
O homem é superior aos animais, pois é capaz de lhes
dar nomes e de lhes destinar um lugar no âmbito dos seus domínios. Mas não é no
âmbito do domínio que o homem encontra a ajuda adequada, mas no diálogo com o
tu semelhante, não dominado mas igual. O javista situa nesse lugar a mulher,
que no caso representa todos os humanos.
O sono profundo não permite ao homem assistir ao
nascimento do seu semelhante. Encontrá-lo-á já diante de si, como ele, na mesma
condição. Só tem que acolhê-lo, aceitá-lo.
O homem só é uma criatura incompleta. Em Gn 1, depois
de ter criado o homem macho e fêmea, Deus considerou que tudo «era muito bom»
(Gn 1, 31). Em Gn 2, o homem macho, só, não é bom (cf. Gn 2, 18). A solidão do
homem não é boa porque ele não é Deus. Só Deus é grande.
A solidão implica grandeza, auto-suficiência. O homem
é pequeno, deve crescer e multiplicar-se. Deve percorrer um caminho, não pode
permanecer só. Para ter uma história, precisa de um partner. A mulher é «uma
auxiliar semelhante a ele» (v. 18.20). Uma tradução mais exacta diria: é um
auxiliar contra ele, porque lhe resiste, se lhe opõe, rompe a sua solidão, a
sua auto-suficiência. É uma ajuda porque o limita no seu desejo de
omnipotência, porque o força a sair do seu isolamento.
O autor do Génesis é muito realista ao falar da
relação homem-mulher. Essa relação pode tornar-se conflituosa, como veremos em
Gn 3, 16. Mas é abençoada porque arranca o homem, e arranca a mulher, da sua
solidão. É por isso que o primeiro encontro entre um homem e uma mulher tem
sempre algo de fascinante.
Evangelho: Marcos 7, 24-30
Depois de ter curado muitos doentes e discutido com os
fariseus em Genesaré, Jesus prossegue a sua viagens por Tiro, Sídon e Decápole,
terras pagãs. E também aí realiza milagres: a cura da filha da mulher cananeia,
que escutamos hoje, e a do surdo-mudo, que escutaremos amanhã.
No diálogo com a mulher cananeia emerge a tensão entre
o papel proeminente de Israel na história da salvação e o universalismo da
mesma salvação. Não só os «filhos», os judeus, mas também os «cães», os pagãos,
segundo a metáfora, são chamados à salvação.
A única condição é escutar a Boa Nova e acolher Jesus
como Senhor: «Dizes bem, Senhor...», exclama a mulher. «Em atenção a essa
palavra, - diz-lhe Jesus - vai; o demónio saiu de tua filha» (v. 30). A fé da
cananeia dissolveu a tensão e alcançou-lhe o milagre. A filha foi libertada do
demónio.
No diálogo entre Jesus e a mulher aparecem as
expressões «pão dos filhos» e «migalhas dos cachorrinhos» (v. 28). É já um
anúncio do milagre da multiplicação dos pães, que Marcos narrará pouco depois
(cf. Mc 8, 1-10).
Jesus também continua a rebater, com palavras e
acções, o legalismo dos judeus, dando atenção ao mundo e à cultura grega. Não
esqueçamos que Marcos escreve para uma comunidade cristã grega.
As diferenças entre o homem e a mulher sempre
suscitaram diversos sentimentos que podem ir desde a irritação, por se ter
necessidade de alguém diferente de nós mesmos, até à tentação de desprezar o
que é diferente.
O desprezo da mulher pelo homem, a misoginia, bem como
o desprezo do homem pela mulher, a misantropia, são tentações tão velhas como a
humanidade. No nosso tempo, assistimos a algumas tentativas, no mínimo
ridículas, para disfarçar as diferenças entre homem e mulher.
A Bíblia já reagiu para demonstrar que as diferenças
entre o homem e a mulher têm em vista a sua complementaridade e a vocação ao
amor na unidade.
O relato bíblico insiste na fundamental igualdade e na
profunda unidade entre o homem e a mulher. Deus verifica que o homem precisa de
um auxiliar e procura-lho. O homem tem que aceitar serenamente a ideia de não
ser completo em si mesmo, de precisar de um auxiliar que lhe seja igual.
Neste momento que o autor sagrado insere a criação dos
animais. O homem não encontra entre eles um que lhe seja semelhante (cf. v 20).
Isto quer dizer que a mulher não é um animal. É certo que em muitas
civilizações ela foi, e ainda continua a ser tratada como besta de carga.
Mas o relato bíblico mostra que os animais são
diferentes do homem, estão a outro nível, onde o homem não encontra, nem pode
encontrar, o auxiliar de que precisa. Então, Deus intervém para lhe dar a ajuda
de que precisa:
«Então, o
Senhor Deus fez cair sobre o homem um sono profundo; e, enquanto ele dormia,
tirou-lhe uma das suas costelas, cujo lugar preencheu de carne. Da costela que
retirara do homem, o Senhor Deus fez a mulher e conduziu-a até ao homem» (v.
21-22).
É um modo imaginativo de dizer a profunda unidade
entre o homem e a mulher. É esta unidade que o homem reconhece quando afirma:
«Esta é, realmente, osso dos meus ossos e carne da
minha carne. Chamar-se-á mulher (em hebraico: ishsha), visto ter sido tirada do
homem (em hebraico: ish)!» (v. 23).
O homem reconhece que a mulher é o auxiliar de que
precisava. "Precisar" é sempre, em certo sentido, ser inferior. A
mulher, por sua vez, tem de reconhecer que foi feita para ajudar o homem. Esta
é a perspectiva do Antigo Testamento.
Com Cristo, algo mudou na relação homem-mulher. S.
Paulo afirma que, em Cristo, já não há homem nem mulher, e que a igualdade se
tornou muito mais fundamental. Já não há Judeu ou pagão, homem livre ou
escravo. Todos são um em Cristo. A unidade em Cristo relativiza qualquer
diferença.
Noutro passo, o Apóstolo diz que não há homem sem
mulher, nem mulher sem homem, no Senhor. A mulher não existe sem o homem. O
homem nasce da mulher e tudo isso vem de Deus. Homens e mulheres havemos de
estar conscientes de que, a diferença e a complementaridade são necessárias
para caminharmos no amor, saindo de nós mesmos e acolhendo o outro.
Podemos ser tentados a procurar alguém idêntico a nós,
a procurar a nossa imagem noutro. Mas isso pode ser uma forma de narcisismo.
Aceitar alguém diferente de si mesmo é sair de si, e dar passos no amor, que é
sempre saída de si mesmo. Homens e mulheres, precisamos de ajuda para caminhar
no amor.
Os Padres da Igreja viram no relato da criação da
mulher, a partir de uma costela de Adão, o nascimento da Igreja do Lado de
Cristo, morto na Cruz.
Fonte:
Resumo/adaptação local
de um texto de F. Fonseca em “Dehonianos.org/portal/liturgia”
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