Os participantes na II Assembleia Diocesana da Cirm-Conferemo de Gurúè |
De 30 de Abril a 1 de Maio, no Centro de Espiritualidade de Milevane (Alto Molócue), os religiosos e religiosas da Diocese de Gurúè reuniram na sua II Assembleia Diocesana.
Eis a agenda de trabalho:
1. Informações sobre a vida das comunidades e congregações.
2. Reflexão sobre o tema "Vida Consagrada como entrega à fraternidade", apresentado pelo Pe. Onorio Matti, SCJ, Vicário Episcopal para a Vida Consagrada.
3. Relatórios das várias comunidades sob o tema comum "Quedade atitude profética, de um certo esmorecimento seja da vida interna da Igreja, como perante os desafios nos vários momentos históricos, políticos e sociais".
Na sala de reuniões, durante o plenário do 2º dia. |
4.Além desta avaliação, olhando para a nossa Igreja do Gurúè, sinalizaram-se os pontos fortes que a caracterizam, mas também os pontos fracos e perigos emergentes que eventualmente podem dificultar ou até comprometer a fisionomia ministerial da nossa Igreja Local. A sintese das várias intervenções será apresentada brevemente ao Bispo.
5. Escolha da primeira Direcção da CIRM-CONFEREMO da Diocese de Gurúè:
Presidente: Irmã Isaura Lino Soda, FHIC
Vice Presidente: Pe. Renato Comastri, SCJ
Secretária: Irmã Teresa Suances, RAD
O Bispo D. Francisco e a Ir. Isaura, Presidente da Cirm/Coferemo, cortam o bolo |
6. Encontro com o Sr. Bispo.
D. Francisco, em primeiro, apresentou uma reflexão sobre a Vida Consagrada, recordando as raízes e fundamentos da mesma: enraizados no Mistério Trinitário, luz e origem.
Na segunda parte da sua intervenção, D. Francisco apresentou uma detalhada informação sobre a vida da Diocese e sobre a última Plenária da Conferência Episcopal de Moçambique (Maputo, 16 a 22 de Abril de 2021).
Esta II Assembleia Diocesana da CIRM-CONFEREMO da Diocese de Gurúè concluiu com a celebração da Eucaristia presidida por D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese.
No fim, os participantes partilharam um fraterno convívio
D. Francisco preside a Eucaristia do encerramento da Assembleia |
Sem comentários:
Enviar um comentário