Descubrindo talentos
Lema: Escola limpa, alunos educados
A Escola Secundária Geral Eduardo Mondlane, situada no bairro Muela- Gurué, Província da Zambézia em Moçambique teve seu início no ano de 2010 com uma classe única de 8ª com um número de 625 estudantes, destes, 16 alunos não sabiam ler e nem escrever, o que fazer? Para não perde-los criamos uma sala especial onde ficaram o ano todo com um professor aprendendo a lê e escrever e hoje, graças ao esforço de cada um, a dedicação do professor e o zelo da direção da escola, já estão fazendo a 9ª classe.
Esta escola tinha uma infraestrutura de apenas 4 salas de aulas e uma secretaria. E Com a ajuda dos pais , encarregados de educação, amigos e um apoio do Conselho Municipal da cidade de Gurué construímos neste mesmo ano de 2010 uma grande sala de aula que nos permitiu de receber mais alunos no ano de 2011. E Com o bom aproveitamento dos alunos e o trabalho árduo dos professores e toda a direção da escola, fomos premiados com um diploma de honra de melhor aproveitamento Pedagógico no âmbito das Escolas Secundárias deste distrito. Neste ano de 2012 já estamos leccionando as três classes. 8ª,9ª e 10ª com 1.650 alunos nos três turnos.
Esta escola está na direção a Ir. Maria das Graças Nunes de Sousa (Missionária Capuchinha), brasileira, maranhense, que vem exercendo sua atividade profissional e missionária em meio a todo o corpo docente, discente e não docente desta referida escola com muita dedicação e amor, Juntamente com seus Pedagógicos: Cardoso João Machemba, do curso diurno e Abílio Caetano, do curso noturno. Ambos muito dedicados em suas funções de pedagógicos e de docência. Enfatizo aqui a pessoa do nosso presidente do conselho comunitário da escola, o Senhor Moresse, que tem sido muito forte na busca de apoio para as construções da escola e na resolução dos muitos conflitos entre alunos.
Esta escola vem crescendo em todos os níveis: 1. Aumento de salas de aulas. Este ano de 2012 o governo nos premiou com cinco salas e os gabinetes de direção que ainda está em construção. Graças ao zelo do nosso Diretor Distrital de Educação Noé Farias Alberto que olhou para esta escola e nos contemplou com estas novas infraestruturas. 2. Construção de cisterna com capacidade para 40 mil litros de água, (uso de reaproveitamento dos ferros retirados dos 22 pilares antigos que foram destruídos, dando lugar para a construção das referidas salas), tudo isso com o apoio dos pais e encarregados de educação. 3. Gradeamento da parte administrativa, biblioteca e secretaria (mão de obra de um jovem da propia comunidade). 4. Construção do espaço de trabalho para a aprendizagem dos alunos na serralhe iria e um deposito para o material da escola (reaproveitamento das chapas que o vendaval retirou do telhado da escola no inicio de 2011); 5. Construção de uma biblioteca com ajuda da própria comunidade escolar, juntamente com um gabinete para o chefe do desporto e melhoramento das casas de banho dos professores. (uso dos valores de propina de matriculas); 6. No aprofundamento dos conteúdos na biblioteca e grupos de estudos; 7. Criação de Grupos: Coral, Acrobatas e Teatral; 8. Desporto masculino e feminino nas modalidades de futebol 11, voleibol e basquetebol. 9. Trabalho de serralhei ria com formação para os jovens do curso noturno. (Monitorados por um jovem da própria comunidade) 10. Trabalhos manuais para as raparigas com o bordado (ajuda das Irmãs Capuchinhas.
) É assim que juntos fazemos acontecer a diferença e criamos possibilidades de descoberta dos muitos talentos que existem na pessoa de cada um dos nossos jovens estudantes. Somos responsáveis por muitas riquezas que existem nesses meninos e meninas talentosos. Basta sentirem, valorizados olhados e amados que logo desabrocham os muitos talentos existentes em cada um.
Nossa escola tem como Lema: Escola limpa, Alunos educados.
E assim vamos crescendo, crescendo rumo a uma nova mudança de mentalidade e progredindo com a formação pessoal, grupal e contribuindo com a limpeza do ambiente escolar e toda a natureza do meio ambiente. Estamos formando homens e mulheres para crescerem conscientes e assumirem sua própria realidade e condição humana a fim de contribuírem com o desenvolvimento e crescimento dessa nação moçambicana.
Irmã Maria das Graças Nunes de Sousa, IMC
Sem comentários:
Enviar um comentário