quinta-feira, 13 de junho de 2013

O PAPA FRANCISCO NOMEOU BISPO DE PEMBA O PE. LUIZ FERNANDO LISBOA


No dia 12.06.2013, o Santo Padre o Papa Francisco nomeou Bispo de Pemba o Pe. Luiz Fernando Lisboa, Congregação dos Missionários Passionistas.
O Pe. Luiz Fernando Lisboa, C.P., nasceu aos 23 de Dezembro del 1955 em Marques de Valença (Província de Rio de Janeiro, Brasil).
 Depois dos estudos primários, aos 4 de Agosto de 1975 entrou no Seminário S. Gabriel dosei Missionários Passionistas, em Osasco-São Paulo (Brasil); aos 24 de Janeiro de  1976 foi admitido ao Noviciado em S. Carlos-São Paulo. Fez a sua Profissão Perpétua aos 18 de Dezembro de 1982.
Licenciou-se em Filosofia na  Pontifícia Universidade Católica de Paraná; em Sagrada Liturgia na Faculdade de Nossa Senhora da Assunção (São Paulo); e o Bacheler em teologia no Instituto Teológico de S. Paolo  em 1982.
Foi :ordenado sacerdote  aos 10 de Dezembro de 1983.
Foi Director dos Seminaristas e Vicário paroquial (1984-1987); Superior, Ecónomo e Vice Mestre dos Noviços (1987-1989); Director dos estudantes de Teologia e Assessor pera a formação (1989-1992); Vicário, Pároco, Assessore Provincial, Conselheiro Provincial e Superior (1992-1999); Superior e formador (1999-2001).
Missionário em Moçambique, foi Pároco e Superior na Diocese de Pemba (2001-2007); Superior, formador, Vicário paroquial e Assistente do Curso de Teologia pera os Leigos na cidade de Pemba (2007-2010).
Regressou ao Brasil e desde 2011 é Pároco da Paróquia Santa Teresinha de Lisieux na  de Colombo-Paraná, Arquidiocese  de Curitiba.

domingo, 9 de junho de 2013

NOVIDADES NA CAMINHADA

Caminhos de Gurúè

Na caminhada  diocesana deste 2º fim de semana de Junho do 2013, tivemos algumas novidades que queremos partilhar convosco. Com elas fumos fazendo caminho no nosso andar e construindo o Reino nas pequena coisas do dia a dia.

I.- Ritos de Iniciação: procurando uma resposta pastoral
Pe. Avelino Arlindo e Sr. Domingos Muanacaliwa, orientadores do Encontro

Trata-se, em primeiro lugar, no Encontro sobre um aspecto muito concreto da Inculturação: O acompanhamento  dos rapazes e das meninas durante o período da Iniciação.

No Sábado 8 de Junho de 2013, na Casa Diocesana de Gurúè, coordenadores da pastoral familiar e juvenil das paróquias da Diocese, reuniram com equipa da Arquidiocese de Nampula, formada pelo Pe. Avelino Arlindo, Reitor do Seminário Mater Apostolorum, e pelo Sr. Domingos Muanacaliwa, para refletir sobre o acompanhamento dos jovens durante o período da iniciação.

Participantes no Encontro de reflexão
Partimos da princípio que a fé deve deitar raízes na nossa cultura. Tivemos em conta que a iniciação, fundamentalmente, tem como objectivo o crescimento do jovem e da jovem. Descobrimos, ao mesmo tempo, que é necessário formação tanto dos jovens iniciando como dos Mestres e das Mestras da Iniciação
para que haja um um bom acompanhamento desde o ponto d evista da fé e da moral cristã.

Querendo encontrar uma orientação comum para a Diocese chegamos às seguintes conclusões:
1. Organização da formação a nível de toda a Diocese e ordem a encontramos linhas de orientação comum.
2. Neste sentido propomos a realização de dois cursos: Primeiro Curso em Alto Molócue, de 14 1 18 de Outubro de 2013; Segundo Curso, em Invinha, de 18 a 22 de Outubro.
3. Participantes: dois Mestres e duas Mestras (4 pessoas) por cada Paróquia e Capelania.
4. Orientadores: A Equipa de Nampula (Pe. Avelino e Sr. Domingos) com a colaboração da Comissão Diocesana de Cultura (responsável: Pe. Carlos Nticua, SCJ).

II.- Nova Capelania de São Carlos Lwanga.
A Igreja da Capelania de São CarlosLwanga de Gurúè

Para uma melhor e eficiente assistência pastoral foi criada a Capelania de São Carlos Lwanga, de Gurúè, que compreende a Zona Pastoral de Lussa (comunidades de Lussa, Namacucu, Namaria, Malamulo, Imphitxa, Namuka e Nanuacue); Zona Pastoral de Emucala (comunidades de Emukala I, Emukala II, Omuako, Nakhonnho, Ilele e Licungo), da Paróquia de Invinha; e a Comunidade de São Carlos Lwanga com os seus 11 Núcleos de oração, da paróquia da Sé Catedral. Esta Capelania provisoriamente  fica sob os cuidados pastorais da Equipa missionária da Paróquia da Catedral.
A Comunidade de S. Carlos Lwanga durante a celebração

Representação teatral dos Mártires de Uganda, no fim  da celebração


III. As obras da Casa Diocesana
 
Movimento de terras. No fundo a 2ª Fase de construção dos 15 Quartos

As obras da Casa Diocesana (vulgarmente "Paço e Cúria") encontram-se em estado avançado. Já foram concluídas as duas primeiras fases: salão polivalente (onde funciona o Secretariado, Sala de reuniões e Capela), refeitório e os primeiros 10 quartos.

A 1ª Fase da Casa Diocesana: refeitório e 10 Quartos já concluída
encontra-se muito avançada ( começou a cobertura) a construção dos 15 quartos. A última fase, isto é, os serviços gerais diocesanos (escritórios da Cúria e das Comissões) está a avançar, vendo-se surgir os muros. Brevemente teremos a colocação da viga de coroamento.
Casa Diocesana: Última fase já iniciada: Serviços gerais (Cúria e escritórios).


segunda-feira, 3 de junho de 2013

EMIGRANTES, REFUGIADOS E TURISTAS

Estrada Nacional Nº !, em Napevo, atravessa a Diocese de Gurúè

A  Diocese de Gurúè, representada pelo Pe. Francisco Cunlela e pela Irmã Regina Alfredo Benjamim, está  a participar no Encontro da Comissão Episcopal para Emigrantes e Refugiados (CEMIRDE) que decorre no Centro de Formação de Nazaré, na Beira, de 3 a 6 de Junho de 2013.

Eis o teor do Relatório que a nossa Diocese preparou para o referido encontro nacional:

1. Emigrantes
A Diocese de Gurúè tem duas vias de entradas e saídas dos emigrantes. Pois ela, ao Norte, é atravessada pela Estrada Nacional Nº 1, desde o rio Ligonha, no limite com a Província de Nampula, passando pelos Distritos de Alto Molócue e de ILe, até ao Distrito de Mucuba, já na Província e Diocese de Quelimane. Esta via é potencialmente emigratória, é considerada corredor para o transportes de seres humanos para os Países limítrofes com Moçambique.
Estrada Nacional Nº 1, atravessando o território da Diocese de Gurúè, usada como "Corredor de emigrantes".

Foi precisamente durante a Visita Pastoral de 2011, e também posteriormente, que tivemos conhecimento de episódios tristes e trágicos de pessoas  de origem estrangeira encontradas nas matas no território acima referido. Algumas até chegaram a morrer nos contentores dos camiões em que viajavam. Na altura estes acontecimentos até foram noticiados pelos meios de comunicação social.

Uma outra via de entrada de emigrantes na nossa Diocese é a via de Milange a Molumbo. Trata-se de cidadãos Malawianos que entram e saem do País a procura de melhores condições de vida em Moçambique.

Ainda não temos estudos plausíveis sobre estes fenômenos e até à data não foram quantificados, pois nunca lhe prestamos a devida atenção, por considerá-los episódios esporádicos. Porém, a partir de este Encontro esperamos organizar este sector da nossa pastoral, colhendo a experiência das outras Dioceses de tal maneira que nos possa orientar e iluminar a nossa situação e actuação nesta área tão importante para a defesa dos Direitos Humanos e da Vida.

2. Turismo
A Diocese de Gurúè é potencialmente zona turística, por diversas razões geográficas, beleza natural e história.
Ele é banhada pelo Oceano Índico, nas belas praias de Naburi, Mualama e Pebane.
Confinando com esta área, encontra-se a Reserva de Gilé.

O palmar  à entrada da vila de Pebane
Outra realidade, única em Moçambique, são as vastas áreas das plantações de chá, que cobrem com um imenso tapete verde o território, planícies e montanhas à volta da cidade do Gurúè. Nas montanhas que circundam a cidade encontram-se lugares extraordinários pela sua beleza como são as inumeráveis cascatas de água, a gruta da "Santinha" e a famosa "Casa dos Noivos".

Cascatas das montanhas de Gurúè
Por falarmos das  montanhas, não gostaríamos de esquecer o Monte Namuli, mítico e histórico para os Povos da grande área cultural Lómwe-Makwa. Uma zona bela coberta por várias colinas e rios que dão um lindo espectáculo natural. Nestas montanhas nascem os rios Malema e Licungo. O Monte Namuli dista da cidade de Gurúè 45 Kms.
O mítico Monte Namuli

Apesar destas potencialidades turísticas -praias, reserva, montanhas e rios- ainda não há investimentos para a atracção turística. Existe, sim, turistas esporádicos que depois das suas visitas clamam: porque não se investe nestas zonas?
O verde tapete das plantações de chá do Gurúè

Nós, como Diocese, gostaríamos  investir neste sector, especialmente na zona do Monte Namuli, onde criamos recentemente a Capelania de S. Kizito, com seis Zonas Pastorais e 30 comunidades cristãs. Poderíamos acolher os turistas nacionais e estrangeiros que por aqui sempre aparecem sem nenhum apoio nem ponto de referimento. A nossa limitação sempre são a falta de um financiamento capaz de apoiar as iniciativas locais e enfrentarmos esta realidade humana e social

domingo, 2 de junho de 2013

A SOLENIDADE DO CORPO E SANGUE DE CRISTO NO GURÚÈ


A capela de Muagiua, sede da nova Capelania de S. Isidoro Bakanja

A procissão do ofertório
A Comunidade de Maugiua, sede da nova Capelania do Betao Isidoro Bakanja, desmembrada da Paróquia de Inivinha, foi escolhida pelo Sr. Bispo para celebrar este ano a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.
A procissão do Santíssimo Sacramento em Muagiua

Depois da celebração da Santa Missa, presidida por D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese, e concelebrada pelo Pe. Rito Alberto, Reitor do Seminário Diocesano e capelão da nova Capelania, realizou-se a procissão com o Santíssimo Sacramento à volta do terreno da capela.

O Bispo  em adoração ao Santíssimo Sacramento
Após à celebração, o Sr. Bispo reuniu com os coordenadores e responsáveis pelos vários ministérios e com toda a comunidade local, para explicar o significado da criação da Capelania , dedicada à proteção do Beato Isidoro Bakanja, mártir africano.

A Diocese de Gurúè aderiu à inicitiva da Adoração Eucaristia Universal programada pelo Papa para este Dia com motivo do Ano da Fé. Neste sentido, das  17.00H.às 18.00, na Igreja Catedral de Gurúè,  D. Francisco Lerma, presidiu à Adoração Eucarística, com a participação de um grande grupo de fiéis da sede. É de salientar a presenças das crianças que, na parte da manhã, receberam a sua Primeira Comunhão.
Foi uma hora de oração cheia de comunhão fraterna e de apoio a fé de todos.

A saída da celebração
Em comunhão com o Papa Francisco, lembramos as intenções que ele desejou levar em consideração para esta celebração: Pela Igreja espalhada pelo mundo e hoje, em sinal de unidade; pela obediência na escuta da Palavra de Deus; e pelos que mais sofrem no mundo de hoje.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

ENCERRAMENTO DO MES DE MAIO NA "SANTINHA"

Panorámica geral no local da Peregrinação

Na tarde do dia 31 de Maio, várias centenas de fiéis da Paróquia de Santo António da Catedral de Gurúè peregrinaram,  até à gruta da "Santinha" nas montanhas de Gurúè, para o Encerramento solene do mês de Maio, mês tradicionalmente dedicado à Nossa Senhora. Presidiu à reza do Santo Rosário D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese, acompanhado pelo Vigário Geral, o Pe. Francisco Cunlela e pelo Pároco da Paróquia da Catedral o Pe. Daniel Alexandre Raul.

A capelinha da "Santinha" nas montanhas de Gurúè
Desde as primeiras horas da tarde os peregrinos, com o Terço nas mãos e o coração levantado ao Senhor, começaram a caminhar desde a cidade até às vizinhas montanhas, onde se encontra a gruta de Nossa Senhora de Fátima popularmente conhecida por "SANTINHA".
O nome "Santinha" gravado nas rochas da montanha

O numeroso grupo de Legionárias de Maria, com seus lenços e capulanas  de açul, se encarregou de orientar a reza do Terço e de entoar  cânticos apropriados para o evento que se estava a comemorar.
Ao começar o momento de oração o Sr. Bispo apresentou aos fiéis presentes os motivos da peregrinação, especialmente enquadrada na programação diocesana do Ano da Fé, "Maria, mulher de fé, ensina-nos a viver a nossa fé".

As Legionárias de Maria orientaram a reza do Terço. No primeiro plano o Pe. Cunlela, Vigário Geral.
Em cada um dos Mistérios, o Sr. Bispo indicou intenções particulares, nomeadamente: pelos irmãos perseguidos por causa da sua fé em muitos países de mundo; pelas famílias divididas; pelas dificuldades econômicas, sociais e morais; pela cruz de cada um de nós e de todos; pela santificação dos sacerdotes e de todos os agentes da Pastoral e pelas intenções da Igreja universal e do Papa Francisco.
À seguir às Ladainhas Marianas e como conclusão da celebração, renovou-se a Consagração da Diocese de Gurúè à Nossa Senhora com motivo do  XX Aniversário da sua fundação (1963 - 2013) que este ano comemoramos.
D. Francisco Lerma e o Pe. Daniel Raul dueante a oração mariana






t

quarta-feira, 29 de maio de 2013

REUNIÃO DOS RESPONSÁVEIS DO SECRETARIADO DIOCESANO DE PASTORAL



REUNIÃO DOS RESPONSÁVEIS  DO SECRETARIADO DIOCESANO DE  PASTORAL
No dia 21 de Maio de 2013, na sala de reuniões da Casa Diocesana de Gurúè realizou-se o encontro dos responsáveis do Secretariado Diocesano de Pastoral e dos Departamentos com a intenção de encontrar um caminho para dar alguns passos concretos na animação pastoral da Diocese.

Estiveram presentes os Padres Júlio Pedro, Daniel Alexandre Raul, Renato Comastri, Carlos Nticua e a Irmã Mária das Graças N. Sousa. 

O encontro iniciou lembrando algumas conclusões da última Assembleia Diocesana de Pastoral, que são desejo do nosso Bispo e das quais todos vemos a urgência:

·        Organização do Secretariado da Coordenação Pastoral da Diocese;
·        A formação de uma equipa formadora móvel a nível da Diocese;
·        A criação de um Centro Diocesano de Formação (Centro Catequético).  

Já passaram meses, mas nos encontramos ainda no ponto de partida e reconhecemos que é tempo de decidir algo. No encontro não enfrentamos toda a problemática do secretariado, dos “Departamentos” e das Comissões, mas nos dirigimos, unindo as forças, sobre a formação. Por isso achamos que:
·        Neste momento não estamos em condições de organizar um Centro Catequético que trabalhe a tempo pleno com um programa de um ano.
·        Também pensamos que escolher pessoas para formar uma equipa móvel, mais ou menos fixa, que se dedique à formação, não é fácil.
·        Enquanto vemos a possibilidade de realizar um projecto de formação a partir das Regiões Pastorais, ou, melhor ainda, das Paróquias.

·        Com qual ministério partir? 
 Escolhemos partir com o ministério da Catequese dos adultos (cristãos e catecúmenos). Esta escolha não impede que os Departamentos, ou as próprias Paróquias, possam ter outras actividades ao lado desta, ou que uma Paróquia ou outra pela outro tipo de formação, conforme as necessidades e as urgências.

·        Quem dará esta formação? 
Estará disponível uma pessoa (padre ou irmã) por parte da Diocese (não necessariamente sempre a mesma), contamos com o catequista Lino, formado no Catequistado de Guiúa (Inhambane) e pedimos a colaboração de padres ou irmãs que têm a responsabilidade pastoral directa daquela Paróquia. Este tipo de formação estamos todos em condições de dar com o fruto.
·        Quem pode participar? 
Evidentemente os primeiros são os catequistas, mas achamos que podia ser muito útil também para os animadores da Palavra nos Domingos.

·        Qual a duração? 
Será de uma semana: de Segunda para Sexta Feira à noite.
·        Quantas pessoas? 
Não falámos do número. Dependerá de cada grupo.
·        Qual o programa?  
Tomamos em consideração o esquema preparado pelo Pe. Pedro Esquadro, escolhendo a parte que diz respito ao ministério da Catequese, deixando o resto para outros tempos, quando a formação se alargar para outros animadores. Podia ter este esquema: uma ideia da Igreja Ministerial e da sua caminhada; a figura humana, espiritual e profissional do catequista; pequena introdução à Bíblia, programa concreto de catequese dos cristãos e dos catecúmenos.
·        Livros ou subsídios de apoio
A nossa preferência seria usar o material que os catequistas têm ou podem ter na mão, não somente durante o curso, mas também no trabalho nas comunidades. Por isso deveríamos aproveitar o que já existe na Diocese ou, se necessário, procurar o que as outras Diocese nos podem oferecer. Isto não tira a possibilidade de criar subsídios novos. Devem aprender a usar os meios que têm a sua disposição.
·        O Secretariado da Coordenação Pastoral 
prepare um programa bastante pormenorizado, indicando também textos possíveis, para facilitar a procura. Isto não impede que cada formador possa completar ou variar conforme o que achar por bem.
·        Quais os meios económicos? 
Evidentemente a linha que devemos escolher é a da sustentabilidade: colaboração por parte de todos: os participantes, as comunidades que enviam os seus animadores, a própria Paróquia e, para algumas despesas, a Diocese. Ao longo da conversa nos lembramos de um financiamento destinado à formação do clero e dos animadores que a MISSIO se tinha comprometido a dar até ano de 2013. Se fosse possível recuperá-lo seria muito bom, ou, em caso não seja, renovar o pedido, manifestando o desejo e a boa vontade que a Diocese tem de repartir. Esta ajuda não seria para resolver todos os problemas, mas um apoio para as despesas de deslocação ou algumas urgências.
Carta às Paróquias
·        Decidimos escrever aos Párocos comunicando o conteúdo deste nosso encontro. Ao mesmo tempo pedimos, quase como provocação, que exprimam o seu parecer não teórico, mas prático: se estão interessados e se acham possível organizá-lo na sua Paróquia. Neste caso escolham datas e dêem sugestões. Pensamos que a imposição de fora ou de cima pode tornar-se uma obrigação não sempre bem aceite.
Depois a conversa alargou-se um pouco sobre a actividade dos Departamentos, das Comissões e do Secretariado em vista das celebrações dos 20 anos da Criação da Diocese de Gurúè. Mas não concluímos grandes coisas.
Esperamos que este passo nos ajude, com a assistência do Espírito Santo, a ter a fantasia e a coragem de dar outros.
Pe. Renato Comastri, SCJ

terça-feira, 28 de maio de 2013

VISITA DA SUPERIORA GERAL DAS MISSIONÁRIAS CAPUCHINHAS


Ir Inês, Ir. Graça, D. Francisco, Ir. Benvenuta Maria (Sup. Geral), e Ir. Geralúcia Cândido
De 24 a 28 de Maio de 2013, vinda do Brasil, a Irmã Benvenuta Maria, Superiora Geral das Missionárias Capuchinhas, acompanhada pela Ir. Geralúcia Cândido, Mestra das Noviças, visitou a comunidade  da sua Congregação no Gurúè.
Ir. Inês E. de Vasconcelos

 No dia 27, na parte da manhã, participou na celebração da Eucaristia, presidida por . Francisco Lerma, na capela da Casa Diocesana encontrou-se com D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè; e na parte da tarde encontrou-se com o Sr. Bispo, aproveitando a ocasião para o cumprimentar e  lhe apresentar os projectos da Congregação na Diocese.

Ir. Mª das Graças, P. Luciano, Pe. Miguel e D. Manuel Chuanguira  

As Irmãs Missionárias capuchinhas vieram ao Gurúè em 2003, convidadas por D.Manuel Chuanguira, Bispo Emérito. Actualmente esta comunidade está formada pelas Irmãs Maria das Graças N. Sousa, Inês de Vasconcelos, Carolina Bernardo e Ofélia Martins, que trabalham nos sectores da educação, da saúde e da pastoral.