quarta-feira, 14 de março de 2012

Carta do Bispo para a Quaresma


CARTA DO BISPO, Quaresma 20012.

Caríssimos Diocesanos

Este número de ETXEKO/FAMÍLA aparece no coração da Quaresma, tempo forte da liturgia cristã. Encontra-nos a todos empenhados no acompanhamento mais intenso da vida das comunidades, com uma assistência mais frequente para celebrar os mistérios da nossa fé; com o acompanhamento mais esmerado dos Eleitos para o baptismo da próxima Páscoa do Senhor e num clima todo particular da nossa própria caminhada espiritual. Esmiucemo-nos por celebrar dignamente os Escrutínios conforme as Orientações Diocesanas, recentemente renovadas.

Coincidindo com o 1º Domingo da Quaresma, começamos a implementar as decisões da VI Assembleia Diocesana de pastoral, com o lançamento do Ano da Unidade e Comunhão Diocesana e  Ano da Eucaristia. Destas páginas renovo insistentemente o meu apelo por uma vivência profunda e concreta da nossa fé na Eucaristia na vida pessoal e comunitária. Esforcemo-nos por sermos homens e mulheres que vivem diariamente da Eucaristia; renovemos as nossa comunidades tornando-as fortemente unidas para que ninguém se sinta sozinho a viver a sua fé. Neste sentido, a partilha de bens espirituais e matérias deve ser um dos objectivos práticos deste Ano da Eucaristia, encontrando iniciativas muito concretas nas comunidades e na vida pessoal de cada um de nós. Consequentemente o nosso testemunho deve nos levar a superar toda classe de divisões e de caminhos paralelos à margem d Pastoral de Conjunto da Diocese.

Façamos das nossas vidas uma oferta diária em pró dos que mais sofrem nas nossas famílias, nas nossas aldeias, nas nossas cidades. Saibamos estar com os que mais sofrem, com os marginalizados, com os que choram e levam sozinhos o peso das suas cruces.

A nossa vivência da Eucaristia deve-nos tornar alimento para os que passam fome perto de nós; remédio para os doentes; consolo para os tristes e para os que choram; justiça para os que sofrem injustiças e vem pisados os seus direitos; e conforto para os que padecem qualquer tribulação.

Com Maria, Mulher Eucarística vivamos este Ano Diocesano da Eucaristia com renovado fervor, firmemente unidos e em comunhão com todos os nossos irmãos. Neste sentido viveremos a 1ª Peregrinação Diocesana, no próximo 13 de Maio à primeira Igreja Mariana da Diocese dedicada a Nossa Senhora de Fátima em 1940, a sede da paróquia de N. S. de Fátima, em Muliquela.

Vosso Bispo
+ Francisco

Sem comentários:

Enviar um comentário