VISITA DE DOM FRANCISCO LERMA AO BRASIL
Dom Francisco Lerma Martinez, Bispo de Moçambique, Diocese de Gurúè, esteve no Brasil nos dias 20 de Setembro a 02 de Outubro, em São Paulo, a convite das irmãs do Instituto Jesus Maria e José, para celebração do centenário da presença da congregação JMJ, que teve lugar entre os dias 24 a 30 de Setembro.
Chegada do dom Francisco Lerma em São Paulo- Brasil- 20/09/2012.
No dia 22.09.2012, o Senhor Bispo concelebrou a missa no Santuário Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo Cardeal Raimundo Damaceno e transmitida pela TV Aparecida, onde também o Bispo dom Francisco teve uma entrevista.
No dia 24.o9.2012 houve solene Missa do centenário da presença das irmãs no Brasil e outros eventos.
No dia 25.09.2012, Dom Francisco Lerma presidiu a Eucaristia de Abertura do Capítulo Geral das irmãs.
Nos dias 25 e 26.09.2012. Londrina. Estando no Brasil, Dom Lerma viajou para Londrina, Estado do Paraná, onde visitou as Irmãs Missionárias Claretianas que estam se preparando, para abrir uma casa religiosa, na Diocese de Gurúè. As irmãs irão para Moçambique entre Abril e Maio de 2013.
No dia 27.09.2012. Dom Lerma visitou a Casa Provincial Claretiana em São Paulo, onde se encontra a curia.
No dia 28 foi em Rio Claro, na Csa dos Missionários Claretianos, onde se encontra o Pe. Diogo Muanido, fazendo o curso de comunicação social.
A Igreja em Moçambique é ministerial, viva e participativa. Dom Francisco Lerma, Bispo da Diocese de Gurúè teve uma entrevista feita pelo Pe Brás , Director da TV e Rádio Claretianas. Na entrevista, o bispo falou do objectivo da sua visita: entrar em contacto com os diversos intervenintes da evangelização do Brasil, que colaboram ou queiram colaborar na acção missionária em Moçambique, particularmente na Diocese de Gurúè.
O Bispo falou da igreja ministerial, o engajamento dos leigos no exercício de diversas funções da comunidade que apesar de ter poucos sacerdotes para as celebrações das missas, esses leigos mantem as comunidades vivas e animadas. As comunidades cristãs estão crescendo em número e que os moçambicanos sentem e vivem a mensagem da salvação inculturada nos valores da vida do povo–frisou.
Visita à Faculdade Integrada Claretianas de Rio Claro. Dom Francisco visitou o colégio e Faculdade Integradas Claretianas de Rio Claro, onde estuda o Pe. Diogo Muanido e se inteirou do funcionamento da instituição e dos diversos cursos que são administrados pela instituição. Depois de ter visitado a Biblioteca quis saber se podia encontrar um livro de Antropologia Cultural do Povo Lomue, escrito por ele, o que não se encontrou. O director acadêmico pediu que o Bispo enviasse um exemplar para Faculdade.
Viagem a Batatais. À tarde do dia 28, o bispo viajou com Pe. Ronaldo Mazula e Pe. Diogo Muanido para Batatais, onde se encontra outra Faculdade dos Missionários Claretianos, a Missão Moçambique Claretianos Solidários em África (projecto social) e a emissora de rádio, a fim de conversar com os técnicos para a instalação da rádio diocesana de Gurúè. O coodenador do curso à distancia falou da necessidade de alargamento dos cursos de extensão de graduação para Moçambique, particularmente a Diocese de Gurúè, desde que se reúne condições de instalação de uma estrutura, como salas de aulas, computadores e ligados a internet. Os cursos de extenção de graduação à distância administrados em Batatais são diversos: Filosofia, Teologia, Pedagogia, Direito, Acção Social, cursos de formação permanente dos agentes da pastoral, educação e saúde. Instalação da Rádio Diocesana do Gurúè.
No dia 29 de Setembro, o Bispo teve um encontro, na sala de reuniões da Faculdade Claretiana de Batatais, para tratar assuntos da instalação da Rádio Diocesana de Gurúè. Em relação a rádio, segundo o Pe Botteon (adminstrativo das Faculdades claretianas) poderá enviar dois técnicos um para formação e outro para a instalação da rádio, entre os meses Janeiro a Feveiro. Esteve presente o coodenador da rádio de Batatais (Marcos) que disse alguns equipamentos estavam em falta, no relatório, como: 1. Automatização (sistema de automação de rádio)- informa 2. Conexões de antenas. O coordenador da rádio, Marcos disse que gostaria entrar em contacto com a irmã Italina, para dar os pormenores em relação ao material que está em falta, para facilitar os técnicos, que ao irem em Moçambique poderiam providenciar algum material que está em falta. O Marcos poderá se inteirar quando custa o programa Informa com uma empresa do Brasil e que a rádio oferece o acervo musical se assim o programa a ser instalado da Rádio Diocesana de Gurúè for compatível com o da rádio de Batatais. O técnico da instalação da rádio precisará de uma pessoa ou mais que deverá acompanhar a instalação da rádio e que mantenha-se na rádio, na área de manutenção de equipamento. Outro técnico responsabilizar-se-á no treinamento de programação de jornalistas e locutores, repórteres (radialistas).
Missão Moçambique Claretiano Solidário na África. Dom Francisco informou-se com os claretianos sobre o funcionamento do projecto claretianos solidário em África; no encontro estiveram presentes os padres Ronaldo, Botteon e Sérgio (claretianos) e padre Diogo (diocesano, estudante de CS em Rio Claro), os leigos voluntários da missão claretiana em Moçambique: Neida, Artieles, Carmen, Marília, Paula, Jaqueline, Joice, Beatriz e ente outros. Para mais infomações sobre este projecto acesse: www.claretianosnaafica.com.br O projecto Missão Moçambique Claretiano em África promove festas de angariação de fundos para Moçambique, Paróquia de Gile, nos meses de Junho e outubro. Na área da saúde- prevenção (higiene, nutrição e água) Educação- formação pedagógica de monitores escolhidos dentro da comunidade e professores graduados do governo.
Na apresentação dos projectos realizados em Moçambique, a Neida se lamentou a quando a sua primeira viagem a Moçambique que não teve boa comunicação com as crianças das quais iriam formar, por causa da lingua e falou do assistencialismo que têm dado aos monitores. Na sua intervenção, o Senhor Bispo agradeceu a boa iniciativa na implementação dos projectos para Moçambique e disse aos presentes que a crise que tiveram foi uma oportunidade para rever o projecto. Na parte de “ajuda de custo” aos monitores de Gilé, o bispo pediu ao movimento Claretianos Solidário em Moçambique, que busque criar um projecto de sustentabilidade, ajudando as pessoas formadas a dar o seu contributo no projecto e dando consciência que a igreja não tem condições para sustentar os agentes da pastoral, os diversos ministérios na comunidade, mas que o serviço da igreja seja feito como doação a Deus e aos irmãos.
Além disso, Dom Francisco pediu que os pojectos fossem integrados a nível da pastoral diocesana, alargado aos movimentos dos professores católicos e aos profissionais da saúde. O grupo que apoia o projecto em Moçambique se comprometeu a rever a aplicação do projecto no Gile. O bispo não negou a doação de dinheiro e outros bens para o projecto.
No dia 30, o Núncio Apostólico, Dom Giovanni d'Anniello presidiu a Santa Missa, do Centenário da presença das irmãs do Instituto Jesus Maria José, no Brasil, onde estiveram presentes Dom Fernando Figueiredo (Bispo titular da Diocese de Santo Amaro) e Dom Francisco Lerma (convidado especial) que a concelebraram e também junto com alguns padres. Estiveram presentes 39 irmãs da congregação Jesus Maria José vindas de vários países onde exercem o seu serviço missionário, incluindo Moçambique.
Jornada Mundial da juventude 2013. O Senhor Bispo enviará para o Brasil três pessoas para representar na Jornada Mundial da Juventude, entre elas, um Jovem escolhido pela Diocese, outro escolhido pelos claretianos que financiaram a sua viagem e Pe. Diogo Muanido que esta no Brasil. Os jovens escolhidos deverão ir ao Brasil uma semana antes da jornada, para se juntar com os jovens claretianos. O padre Diogo Muanido se encarregará para fazer o contacto da comissão organizadora da jornada para fazer o convite aos jovens que deverão ir ao Brasil.
Pe. Diogo Muanido
Brasil, 01/10 de 2012
Sem comentários:
Enviar um comentário