A Sé Catedral de S. António de Gurúè |
Começou a jornada com a Visita do Sr. Bispo ao Cartório Paroquial. Dom Francisco indicou aos responsáveis as linhas gerais que devem orientar a organzação eo funcionamento de um Cartório Paroquial, e o seu valor no conjunto da pastoral paroquial; examinou demoradamente cada um dos livros do Cartório, nomeadmente os que fazem referência ao Baptismo, Crisma e Matrimónio; fez kembrar mais outros livros necessários nomeadmente livro dos catecúmenos, livro para os óbitos e livro para a admissão à plena comunhão com a Igreja Católica.
A seguir a sua assinatura em cada um dos livros paroquiais, Dom Francisco menteve um dialogo aberto e franco com os responsáveis presentes.
À 10.00H. o Sr. Bispo reuniu com o Conselhp Económico da Paróquia.
Na parte da tarde, por volta das 15.00H. Dom francisco reuniu com o Conselho Pastoral da Paróquia. Além do Pe. Daniel Raul, Pároco, e do Pe. Miguel Oliveira, Vigário Paroquial participaram no encontro 34 animadores, membros do Conselho, que representavam cada uma das cinco Zonas Pastorais e os vários ministérios.
Os membros do Conselho Pastoral Paroquial com D. Francisco Lerma |
Durante a reunião foi apresentado o Relatório da Vida da Paróquia referente ao ano em curso.
Lê-se no memso: A Paróquia da Sé Catedral de S. António de Gurúè. depois da recente reorganização diocesana, é constituída por cinco Zonas Pastorais: 1.Zona Urbana (4 comunidades); 2.ZonaMocoa (5 comunidades); 3. Zona Lussa (seis comunidades); 4. Zona Mangone (seis comunidades); e Zona Emukala (seis comunidades).
O Relatório faz referência à formação (catequese, catecumenado, preparação aos sacramentos e à formação permanente dos fiéis); à reabilitação e manutenção e manutenção de infraestruturas e ao conflito de terrenos da comunidade urbana de São Bernado; visitas aos núcleos, ao hospital e à cadeia;^às diversas actividades realizadas pelos diferentes grupos, comissões e movimentos.
Na Páróquia, além da pastoral juvenil com os grupos da Santa Infância Missionária, Acólitos e Vocacionados, existem os Movimentos da Legião de Maria, Ordem Franciscana secular, Associação Pe. Vicente Soldavini, e o Movimento Carismático Católico, de recente criação na Paróquia.
Foram apresentadas as seguintes dificuldades: desistência de catecúmenos, falta de empenho e seriedade de alguns catequistas, o preço dos sussídios para a catequese; a adesão à contribuição diocesana (dízimo) e à obra de construção do muro de vedação do terreno da Catedral, e o conflito de terra em que está envolvida a comunidade de São Bernardo, na Zona Urbana.
Perspectivas: a continuação na formação e sensibilização dos fiéis nas diversas áreas; a continuação com a reabilitação das infraestruturas; a promoção vocacional; o aumento de crentes nas comunidades através da formação dos cristãos e a administração dos sacramentos; a sensibilização e colecta das contribuições para a construção do muro de vedação e do Centro de Acolhimento da Paróquia; formação continua de catequistas e dos fiéis; adquisição de material para a catequese.
Por volta das 17.30H, no Lar Família, o Sr. Bispo encontrou-se com todo o pessoal missionário presneta na Paróquia: Padres Diocesanos, Padres Dehonianos, Irmãs Filhas de N. S. da Visitação, Irmãs do Coração de Maria e as Irmãs da Associação de Virgens consagradas de N. S. Mãe do Redentor.
Sem comentários:
Enviar um comentário