A gruta da "Santinha" nas montanhas de Gurúè |
As águas cristalinas ao pé da gruta da "Santinha" |
No Sábado, 15.09.2012, por volta das 11.00H., com a presença de uma grande participação de fiéis da cidade de Gurúè e arredores, D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese, abençoou e colocou a nova imagem definitiva de N. S. de Fátima, na gruta conhecida popularmente por "Santinha".
Os participantes durante a Oração do Terço pela Paz |
Desde as primeiras horas da manhã, o grupo das crianças da 1ª Comunhão deste ano, as Legionárias de Maria e uma grande multidão de fiéis reuniram nas proximidades da gruta da Santinha" em retiro, o que criou um clima de oração e de recolhimento, propício para a cerimónia que se iria celebrar.
Participaramtambém autoridades do Distrito e do Município e os trabalhadores e directores da empresa do Chá a quem pertence aquel lugar.
D. Francisco estava acompanhado por D. Manuel Chuanguira Machado, Bispo Emérito de Gurúè, e pelo Pe Manuel José Nassuruma, Chanceler da Diocese, Pe. Daniel Raul, Pároco da Catedral, Pe. Miguel Oliveira, Vigário Paroquial de Gurúe e Pe. Onório Mati, Superior do centro juvenil "Leon Dehon" do Alto Molócuè.
A cerimónia começou com uma breve explicação sobre o significado do acto feita pelo Bispo. A continuação foi a reza do Terço, como participação da comunidade local no Aniversário dos 20 Anos do Acordo de Paz. Concluida a oração mariana, D. Francisco abençoou a imagem de N. S. de Fátima, que um grupo de "Amigos de Gurúè" de Portugal ofereceram na altura em que foi destruída a imagem original, no passado mês de Maio. Este nova imagem foi comprada em Fátima e dai chegou recentemente ao Gurúè.
D. Francisco coloca a nova imagem de N. S. de Fátima na gruta da Santinha |
A imagem foi levada em procissão nas mãos da Presidente da Legião de Maria. Todos os presentes em um clima de intensa devoção, acompanharam a imagem até à gruta, onde foi colocada pelo próprio Bispo D. Francisco. Já no seu lugar definitivo, o Bispo coroou solenemente a imagem. A cerimónia concluiu com o canto da "Salve, Regina!"
A imagem de N. S. de Fátima no seu lugar definitivo |
Sem comentários:
Enviar um comentário