No Domingo 10 de Julho de 2011, na Sé Catedral de Maputo, numa brilhante celebração presidida por Dom Francisco Chimoio, Arcebispo de Maputo, foi sagrado Bispo Dom João Carlos Hatoa Nunes, do clero diocesano da referida Arquidiocese.
Concelebraram os segintes Bispos: D. António Arcari, Núncio Apostólico em Moçambique; D. Lúcio, Bispo de Xai-Xai e Presidente da Conferência Episcopal; D. Januário, Bispo emérito de Pemba; D. Paulo Mandlate, Bispo emérito de Tete; D. Júlio Langa,B ispo emérito de Xai-Xai; D. Adriano Langa, Bispo de Inhambane; e D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè. Também assitiu o Cardeal S.E. Dom Alexandre dos Santos, Arcebispo emérito de Maputo.
Huove uma grande participação de clero diocesano e religioso, religiosas e fiéis de todas as Paróquias de Maputo. Por parte das autoridades civis participaram a Exma Srª Macamo, Presidente da Assembleia da República e esposo; Joaquim Alberto Chisano, ex Presidente da República e esposa; e outras entidades do Governo da Nação, da Província e do Município.
Por parte da família de D. João Carlos estiveram presentes a sua mãe, os seus irmãos (uma irmã e um irmão) e numerosos familiares.
O Núncio Apostólico, D. António Arcari, leu a Bula de Nomeação do Bispo do Papa Bento XVI. As leituras foram proclamadas em Xangane, língua de Maputo, e em Português. Os cânticos foram alternando-se nas várias linguas nacionais.
D. Francisco Chimoio, na homilia, resaltou as funções do Bispo na Igreja, como sucessor dos Apóstolos, nas tarefas de pastor, de anunciador da Palavra e de santificador. Também se referiu ao papel específico de um Bispo auxiliar e ao "sim generoso" de Dom João Carlos ao aceitar esta chamada de Deus.
Antes da bênção final, D. Lúcio, na sua qualidade de Presidente da CEM, recebeu o novo Bispo como membro da Conferência Episcopal de Moçambique. D. Francisco Chimoio agradeceu a presença de todos os participantes. Terminou o recém eleito Bispo D. Joõ Carlos manifestando os seus sentimentos de louvor e de agradecimento a Deus, aos seus pais (o pai já falecido seu "primeiro professor" como ele afirmou), a todos os que o formaram e a D. Francisco Chimoio por esta máxima confiança em querê-lo como seu Auxiliar.
O convívio festivo realizou-se no Salão da Paróquia de S. António da Polana, animado por cânticos, poesias e danças.
A D. João Carlos Hatoa Nunes, novo Bispo da Igreja, desejamos que o Senhor te abençõe e te acopanhe no teu novo ministério. Rezamos por ti destas páginas do Boletim da Diocese de Gurúè.
Sem comentários:
Enviar um comentário