sexta-feira, 21 de maio de 2021
Dom Inácio no Seminário Diocesano São José
Às 16.30 horas de hoje, Dom Inácio Lucas deslocou-se ao Seminário Diocesano de São José de Invinha, para saudar e dialogar com a equipa formadora e os seminaristas.
Acolhido
calorosamente pelos seminaristas com cânticos, num primeiro momento Dom Inácio
encontrou-se com os seminaristas. Partindo do Magistério da Igreja sobre a
formação, mormente a Exortação pós sinodal Pastores Dabo Vobis, Dom Inácio explicou o significado da palavra "seminário", falou da equipa formadora e suas competências, apresentou as dimensões da formação, a vida económica do Seminário, encorajando os seminaristas a assumir com seriedade e alegria
as propostas formativas que lhes são oferecidas ao longo da formação e a
enamorar-se profundamente com Cristo. Dom
![]() |
| Dom Inácio Lucas |
Na segunda parte da sua presença no Seminário, Dom Inácio agradeceu o trabalho desenvolvido pela equipa formadora e encorajou-a a fazer o melhor, para prover uma formação de qualidade para os futuros presbíteros da Igreja.
![]() |
| Seminaristas |
No
presente ano, o Seminário São José conta com 22 seminaristas, dos quais 07 do
1º Ano e 9 do 2º Ano e 6 do 3º Ano assistidos por dois Padres residentes: Pe João Ernesto
Tárua- Reitor e Pe Adelino Eduardo Mualicamo – Vice reitor, Prefeito de Estudos
e ecónomo.
60 dias de ordenação episcopal de Dom Inácio Lucas, 3º Bispo da Diocese de Gurúè
Há 60 dias (21.03.2021), em pleno Estado
de calamidade, foi ordenado Bispo na Sé catedral de Gurúè, Dom Inácio Lucas, 3º
Bispo da nossa Diocese.
Rezemos por Dom Inácio
Lucas, para que continue firme no seu ministério episcopal.
Bem-haja Dom Inácio Lucas
quinta-feira, 20 de maio de 2021
Visita à equipa missionária da Paróquia de S. José de Lioma
Na manhã desta Quinta-feira (20.05), Dom Inácio Lucas no prosseguimento do périplo do conhecimento da realidade e das forças vivas da Diocese, foi-se encontrar com a equipa missionária da Paróquia de São José de Lioma, sita no Posto Administrativo do mesmo nome.
Num
primeiro momento, Dom Inácio, foi acolhido na residência paroquial pelo
Reverendo Padre Gonçalves Niviremo, Pároco de S. José de Lioma, pelo Diácono
Chaurito Maurício em experiência pastoral na Paróquia acima e por um grupo
representativo de animadores da Paróquia. Após um breve diálogo, Dom Inácio
concedeu-lhes a bênção.
![]() |
| No momento do acolhimento à sua chegada ao orfanato |
Depois
de trocar novidades e impressões Dom Inácio, acompanhado pelo Pároco e o
Diácono, dirigiu-se à Casa das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias,
que cuidam de um orfanato com 45 crianças órfãs. Logo à sua chegada, Dom Inácio
foi recebido com as Irmãs e crianças do Centro e seguidamente, celebrou
Eucaristia.
Logo
início da Missa, Dom Inácio disse que iria dedicar a Missa às intenções das
Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, que no passado trabalharam na
sua terra natal (Mirrote), mas nunca teve a oportunidade de rezar com elas.
Na sua homilia, com uma linguagem simples adapta aos petizes, Dom Inácio pediu às crianças que rezassem pelas Irmãs que as cuidam e que lhes fossem fiéis. Mas ainda, agradeceu às Irmãs pelo trabalho que fazem e terminou recomendando insistentemente para que todos juntos, rezassem uns pelos outros.
No
fim da celebração, Dom Inácio acompanhado pelas Irmãs e as crianças, visitou o
Orfanato e no fim teve lugar um almoço de confraternização.
Actualmente,
a Paróquia de São José de Lioma possui 86 pequenas comunidades cristãs e é
assistida por um Padre e um Diácono. Colaboram na Paróquia as Irmãs Franciscanas
de Nossa Senhora das Vitórias, que fazem gestão do Orfanato.
| Dom Inácio no fim da celebração |
quarta-feira, 19 de maio de 2021
Visita à equipa missionária da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Nauela
Às 13 horas de hoje (19.05), Sua Excelência Reverendíssima Dom Inácio Lucas, chegou à Milevane, onde foi acolhido na Comunidade dos Padres que assistem a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Trata-se de uma comunidade constituída por dois padres (Pe Renato Comastri e Raimundo Adriano Mário), um Diácono (Egas) e um estagiário da Diocese (Tarcísio) que assistem a Paróquia supracitada com mais de 120 comunidades cristãs.
![]() |
| Dom Inácio com Pe Renato e Pe Raimundo |
Após
o almoço, Dom Inácio dialogou com a Comunidade dos Padres, e disse que a sua
chegada a Milevane tinha o único objectivo de conhecer os servidores da
paróquia do Sagrado Coração de Jesus, apresentar-se e estreitar as relações de
colaboração mútua para a edificação da Igreja diocesana de Gurúè. Mais adiante,
Dom Inácio agradeceu o trabalho desenvolvido pelos padres Dehonianos na
Paróquia acima em particular e na zona da alta Zambézia em geral, onde estão
presentes desde o ano de 1947.
Dom
Inácio, reservou um tempo para dialogar com o Estagiário Tarcísio.
Às
14.30 horas, juntamente com o Padre Renato Comastri, Dom Inácio visitou as
Religiosas do Amor de Deus. Presentemente, esta comunidade religiosa possui 07
Irmãs, que para além da colaboração directa na pastoral da Paróquia, fazem a
gestão de uma Escola Agrária e de um Internato.
Seguidamente,
Dom Inácio visitou a Escola Agrária e dialogou com alguns professores.
![]() |
| Dom Inácio dialogando com os professores da Escola Agrária |
terça-feira, 18 de maio de 2021
Rádio Diocesana de Gurúè
Em resposta aos esforços empreendidos pela nossa Diocese, em vista à recuperação da Rádio Diocesana de Gurúè avariada há mais de dois anos, uma equipa de técnicos oriundos de Nampula, esteve a trabalhar na estação emissora da nossa Rádio, acompanhados pelo Director da Rádio, Padre João Ernesto Tárua.
Do trabalho feito, temos esperança que num futuro não longínquo, a nossa Rádio venha a retomar as suas emissões.
Unamos as nossas orações, para que este sonho de recuperarmos a nossa estação emissora se concretize o mais rápido possível.
Padre Silvano visita a nossa Diocese
Na tarde do dia 16 de Maio
corrente, em gesto de cortesia, visitou a nossa Diocese Don Silvano Daldoso,
sacerdote fidei donum da Diocese de Verona-Itália e actualmente Pároco de Memba na
Diocese de Nacala. Na sua deslocação à nossa Diocese, Padre Daldoso fazia-se
acompanhar da Senhora Elena, uma Leiga Missionária italiana que colabora na
Cáritas diocesana de Nacala.
Os dois visitantes,
foram acolhidos na Casa Diocesana por Sua Excelência Reverendíssima Dom Inácio
Lucas, Bispo da nossa Diocese.
![]() |
| Nas cascatas de Licungo |
Na manhã do dia 18 de
Maio, a caminho de regresso para a sua proveniência (Nacala) e acompanhados pelo
Bispo da Diocese, pelo ecónomo, pelo Chanceler, os nossos hóspedes visitaram a
Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes de Mulevala e sucessivamente a Capelania
de Santa Maria Mãe de Deus de Muhogole. Nesta última, Dom Inácio foi acolhido
por uma dúzia de fiéis que na ocasião estavam a rezar o Rosário.
Às 16.30 horas, Padre Silvano e a Senhora Elena, retomaram a viagem para Nampula a caminho de Memba,
enquanto Dom Inácio, o Ecónomo e o Chanceler regressavam a Gurúè.
![]() |
| Dom Inácio em Muhogole |
Da página do nosso
blogger, queremos agradecer o gesto de cortesia e fraternidade manifestado pelo
Padre Silvano e a Senhora Elena à nossa Diocese. Muito obrigado.














