domingo, 5 de agosto de 2012

Tomada de Posse do novo Pároco de Nauela

O Pe. Augusto João novo Pároco de Nauela na Tomada de Posse

No dia 5 der Agosto de 2012, o Pe Augusto , dos Sacerdotes do Sagrado Coração (Dehonianos), tomou posse como Pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, no Posto Administrativo de Nauela, Distrito do Alto Molócue, na Diocese de Gurúè.
O presbitério da  Igreja Paroquial de Nauela

A cerimónia teve lugar na sede da Paróquia, durate a celebração da Eucaristia presidida pelo Sr. D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè e concelebrada pelo próprio Pe. Augusto e pelo Pe. Azevedo Saraiva, Mestre do Noviciado Dehoniano de Milevane. Participaram os Animadores dos vários ministérios das 165 comunidades da Paróquia de Nauela, numerosos fiéis, e as autoridaes locais.
A Igreja paroquial de Nauela (exterior)

A Paróquia de S. Pedro de Napipine de Nampula, onde o Pe. Augusto trabalhou anteriormente enviou uma  forte delegação composta por casais, jovens e adolescentes, que se encarregaram de animar a celebração.
D. Francisco e o novo Pároco de Nauela o Pe. Augusto João

A seguir à celebração foi servido um almoço de confraternização para todos os convidados no Centro de Espiritualidade Leon  Dehon, em Milevane.
O fiéis apresentam os seus presentes ao seu novo Pároco

A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus foi fundada em 1 de Setembro de 1947 por D. SEbastião Soares de Resende. Tem uma superfície de 1.869 Km2, que corresponde ao Posto Adminstrativo de Nauela, e uma população estimada em mais de 120.000 habitantes.
A delegação da Paróquia de S. Pedro de Napipine de Nampula com o Pe. Agusto, e o Bispo.

Na Paróquia estão presentes Irmãs do Amor de Deus, onde dirigem uma Escola Agrária de nível básico com mais de 200 alunos.
As Irmãs Emília e Mª Teresa, Religiosas do Amor de Deus com D. Francisco

sábado, 4 de agosto de 2012

Visita Pastoral à Paróquia de S. Paulo Apóstolo de Naburi no Distrito de Pebane

D. Francisco com os jovens em Naburi

De 27 de Julho a 3 de Agosto de 2012, D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè, acompanhado pelo Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral, realizou a Visita Pastoral à Paróquia de São Paulo Apóstolo de Naburi.
Situada no Distrito marítimo de Pebane, a Paróquia de São Paulo Apóstolo de Naburi, que corresponde ao Posto Administrativo de Naburi, limita com o Distrito de Moma (Província de Nampula); e com as Paróquias de Muiane e Gilé (Distrito de Gilé); e a Paróquia de Mualama (Distrito de Pebane). Tem uma superfície de 3.435 Km2 com uma população que supera os 65.000 habitantes. A maioria dos habitantes são muçulmanos.

A Paróquia foi fundada por D. Francisco Nunes Teixeira em 1 de Setembro de 1963. Desde a guerra civil esteve sem presença missionária. No mês de Janeiro de 2011 foi restabelecida a presença dos sacerdotes com a nomeação de um pároco e um vigário paroquial residentes.

Actualmente a Paróquia está sob os cuidados do clero diocesano, sendo o Pe. Rito Alberto, o Pároco Moderador, e o Pe. Eustáquio Carlos César, Vigário paroquial.
O Pe. Rito Alberto, Pároco de Naburi, com o Bispo D. Francisco

A Paróquia tem 60 Comunidades, organizadas em 14 Zonas Pastorais. Em cada comunidade estão organizados os ministérios laicais à volta dos pilares da Fé, Esperança e Caridade.

Eis o calendário da Visita:
27.07.2012: Chega a Nabúri do Bispo e do Vigário Geral. Enconro com  a Equipa Missionária.

28.07.2012: Concentração em Inveteia das Zonas de Inveteia (seis comunidades); Matxika (7 comunidades); e Namahipi (8 comunidades). Foram confirmados 351 cristãos.
D. Francisco falando com a comunidade reunida para a celebração.

29.07.2012: Concentração em Txalalane, das Zonas de Txalalane (4 comunidades); Nahila (6 comunidades); e Nanvara (3 comunidades). Foram crismados 204 cristãos.

D. Francisco encontra-se com os jovens
30.07.2012: Concentração em Mussila, das Zonas Pastorais de Mussila (9 comunidades); e Jirimula (6 comunidades). Os crismados foram 143.

31.07.2012: Concentração emThomeia, das Zonas Pastorais de Thomeia (6 comunidades e 1 Núcleo); e de Mavela (8 comuidades). Os criamados foram 148.

01.08.2012: Concentração em Mutocoli, das Zonas Pastorais de Mutocoli (8 comunidades); e Mirage (5 comunidades). Os crismados foram 195.
D. Francisco cumprimenta a autoridade tradicional

02.08.2012: Concentração em Hamé, das Zonas Pastorais de Hamé (7 comunidades); e Nebulane (6 comunidades). Os cirsmados foram 355. Hoje o Sr. Bispo reuniu coma Equipa Missionária.

03.08.2012: Na sede da Paróquia realizou-se a Reunião do Conselho Pastoral Paroquia presidido pelo Sr. Bispo e a Eucaristia de Acção de Graças e de Encerramento da Visita Pastoral. Nas primeiras horas da tarde, o Sr. Bispo o o Vigário Geral regressaram ao Gurúè-

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Crónicas dos últimos dias de Julho

Paisagem da Zona  de Vehiwa, na Área de Assistência Pastoral das Montanhas
17.07.2012: As Irmãs Filhas de N. S. das Vitórias, que tem um Orfanato para crianças órfãs no Ruace, Posto Administrativo, tem projectado umas instalações definitvas na Paróquia de S. José, no Posto Administrativo de Lioma. As obras vão dar início no próximo dia 4 de Agosto 2012, com o lançamento da primeira pedra.
Crianças do Orfanato "Madre Wilson", de Ruace.

21.07.2012. O Projecto Rádio Diocesana de Gurúè vai entrando na recta final. a segunda parte do equipamento, que corresponde ao kitte de transmissão, já foi enviado pela Signis (Associação Mundial das Rádios Católicas) à Associação "Pe. Mauro Calderoni", em Milão. Os membros desta Associação, nossos benfeitores,se encarregam de enviar o referido material de Milão a Moçambique.
Nesta mesma data, o Sr. Bispo e o Pe. Manuel Nassuruma foram a Invinha com um téncnico do Municipio de Gurúè, para medir as coordenadas do lugar onde irá ficar a sede da Rádio Diocesana.
A sede da futura Rádio Diocesana de Gurúè em Invinha

22.07.2012.  D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese, acompanhado pelo Pe. Francisco Cunlela e pelo Pe. Xadreque Gomes Daniel, Pároco da Paróquia de N. S. de Fátima de Ile, visitou a comunidade de Mucuaba (Ile),  para festejar N. S. da Consolata, Padroeira da Zona Pastoral e da comunidade. Durante a Celebração da Eucaristia. foi oficializado o Movimento das Mulheres Missionárias da Consolata, com a emissão do Compromisso Apostólico de 34 senhoras.

24.07.2012. O Sr. Bispo foi entrevistado pela Rádio Moçambique sobre diversos assuntos da actualidade da Diocese de Gurúè, nomeadamente a influência da globalização sobre a cultura Lómwe e sobre os jovens em particular.

25.07.2012. O Sr. Bispo, acompanhado pelo Vigário Geral da Diocese, visitou a Comunidade de Vehiwa, na Área de Assitência Pastoral ou Pré-Paróquia das Montanhas (região do Monte Namuli). Esta Área de Assitência Pastoral compreende cinco Zonas Pastorais e 25 Comunidades que no futuro próximo formaram parte de uma das três novas Paróquias que vão surgir de nova divisão das actuais Paróquias de invinha e da Catedral. O processo já começou. Encontra-se na fase experimental. Os Padres Miguel Oliveira, Manuel Nassuruma e Francisco Cunlela são os actuais responsáveis pelas três Áreas de Assistência Pastoral.
A caminho de Vehiwa com os animadores da Zona Pastoral

26.07.2012. Presidida pelo Sr. D. Francisco, reuniu a Comissão Diocesana dos Assuntos Económicos e Projectos. Estiveram presentes os seus membros nomeadamente: Pe. Luciano Cominotti, Pe. Daniel Raul, Pe. Manuel Nassuruma, Irmã Assucena Lucas e a Irmã Mª da Graça Nunes. Foram agendados os seguintes assuntos:
1) Revisão do orçamento geral da Diocese;
2) Situação dos vários projectos diocesanos: Casa Paroquial de Ile, Capela de Mugulama, 2ª Módulo de 15 quartos da Casa Diocesana, Reabilitação da Casa dos Eucalitos para sede do Seminário Diocesano de S. José, Casa de Acolhimento na Paróquia da Catedral.
3) Secretariado diocesano de Pastoral.
3) Subsídios mensais de Junho e Julho.
4) Contribuição Diocesana das Paróquias.
5) Relatório Anual (2011) de Contas para enviar á Santa Sé.
A próxima reunião ficou maracada para o dia 31 de Agosto de 2012, na Casa Diocesana

27.07 a 03.08.2012: Visita Pastoral á Paróquia de S. Paulo Apóstolo de Naburi.


A nova equipa missionária de Naburi, P. Eustáquio Carlos César, Vigário paroquial, e Pe. Rito Alberto, Moderador Paroquial, com D. Francisco, no dia da tomada de posse.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Caminhando em Julho

01.07.2012. Ordenação Sacerdotal do diácono Basílio António Uahika.
A nossa crónica de Julho começou no próprio dia 1 do mês, no Alto Molócue, com a Ordenação Sacerdotal do diácono Basílio, dehoniano, natural desta terra da Alta Zambézia. A notícia completa deste grande evento eclesial já foi publicada na devida altura. Podem encontrá-la no SITE da Diocese de Gurúè (www.diocesegurue.com; e neste BLOG (htp://santoantoniogurue.blogspot).

02.07.2012: Seminário  Diocesana de São José (1º Ano Propedêutico).
 A Comissão Diocesana Para os Assuntos Económicos e Projectos, trabalhou no terreno onde, a partir do prõximo ano lectivo, irá a funcionar como sede própria o nosso Seminário Diocesano de S. José. Entre as várias propostas, foi escolhido o lugar conhecido como "Casa dos Eucaliptos", em Invinha. Para começar estão a ser reabilitadas as duas residências onde moravam os Missionários logo à seguir às nacionalizações da Missão, e a capelinha. E vai-se construir de raiz um salão polivalente.
Os seminaristas irão frequentar a Escola Secundária e Preuniversitária Madre Clara, das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição de Invinha.

04.07.2012. Reorganização da Cáritas Diocesana
Depois de vários anos de inactividade, a Diocese está reorganizar a Caritas Diocesana, segundo a orientação da VI Assembleia Diocesana de Pastoral.
A Caritas Diocesana forma parte do Departamento de Pastoral Social, tem  o seu escritório provisório no Salão Polivalente da Casa Diocesana, onde funciona também provisoriamnete o Secretariado Diocesano de Pastoral.
Os responsáveis da Cariatas Diocesana são o Pe. Rito Aberto, do clero diocesano, director do departamento, e a Irmã Diana Neusa Sebastião. do Instituto das Irmãs José Maria José, responsável pelo  Sector da Caritas.
A Comissão já participou na Reunião das Caritas Diocesanas em Chimoio e começou a realizar  Cursos de Formação nas Paróquias e Regiões Pastorais segundo o programa já enviado às Paróquias.

08.07.2012. Celebração  do Sr. Bispo na Paróquia de Molumbo.
No Domingo 8 de Julho, D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese, celebrou com a Comunidade da sede da Paróquia da Santa Cruz de Molumbo. Com o Sr. Bispo concelebraram o Pe. Maganisto Lenço Iotomeiua, Pároco, e o Pe. Manuel Nassuruma, Secretário da Diocese.
 Durante a celebração 125 crianças receberam a 1ª Comunhão.
A seguir à celebração, o Sr. Bispo  reuniu com o Conselho Pastoral Paroquial e com a Equipa Missionária. Durante as reuniões referidas fez-se uma avaliação das actividades em curso na Paróquia.
A Equipa Missionária está formada actualmente pelo Pe. Maganisto Lenço Iotomeiu, Pároco; pelo finalista Januário António Mucaia, ambos do clero diocesano, e pelas Irmãs da Imaculada Conceição (Diocesanas de Lichinga)  Ir.Teresa Enoque, Ir. Madona Gonçalves, Ir. Albertina Pedro e  Ir. Essinaty Paulo Goliate.

14.07.2012. Encerramento da Visita Pastoral à Paróquia de Namarrói.
O último dia da Visita Pastoral à Paróquia de São Tiago Maior de Namarrói, 14 de Julho de 2012, o Bispo celebrou a Eucaristia e o Sacramento do Santi Crisma na comunidade de Namitipo.
Foram crismados 48 cristãos. O número total de cristãos crismados durante esta Visita Pastoral a Namarroi foi de 891.
A Zona Pastoral de Namitipo abrange as comunidades de Namitipo, Esaro, Nsalo e Mahekesane.

15.07.2012. Celebração na sede de Ile.
No Domingo 15 de Julho, D. Francisco celebrou a Eucaristia com a comunidade de santa Teresinha do Menino Jesus,da sede da Paróquia de N. S. de Fátima de Ile, Errego, que também é sede do Distrito. Concelebrou com o r. Bispo, o Pe. Inácio dos santos, do cler diocesano, Vigário Paroquial.
Após a celebração da Eucaristia Dominical, o Sr. Bispo, acompanhado pelo empreteiro, Sr. Marcelino, visitou as obras  da nova residência sacerdotal de Ile, da reabilitação da Casa das Irmãs e do Centro de Saúde de Mulikela ,e da  recuperação dos terrenos da antiga Missão de Mulikela.
O Sr. Bispo encontrou-se com a Srª Administradora do Distrito, a quem pediu a colaboração das estruturas locais do governo para a reabilitação do Centro de Saúde de Mulikela, especialmente para a reabilitação do sistema de abastecimento de água e do fornecimento de energia eléctrica.

16.07.2012. Centro de Acolhimento na Paróquia da Catedral de Gurúe.
Depois de uma certa demora burocrática nas transferências bancárias, as obras do  Centro de Acolhimento para os doentes e acompanhantes, da Paróquia da Catedral, vão começar brevemente.
A Comunidade local já começou a recolher a colaboração dos cristãos e também já recebemos a primeira parte do que a revista Fátima Missionária de Portugal recolheu durante o ano de 2011, fruto da Campanha para angariar fundos que o Sr. Bispo lançou desde o Santuário de Fátima e a citada revista acompanhou durante todo o ano.
Nesta mesma data foi lançado entre as empresas locais o curcurso para adjudicação da obra.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

PRESENÇA DA COMPANHIA MISSIONÁRIA NA DIOCESE DE GURUE


D. Lerma com a Mariolina, responsável da Companhia Missionária no Gurúè, e o grupo de pedreiros

PRESENÇA DA COMPANHIA MISSIONÁRIA NA DIOCESE DE GURUE

               Este ano de 2012 decidimos responder ao desafio lançado pelo Bispo de Gurue de voltarmos à Diocese onde iniciamos a nossa presença em terra moçambicana. A escolha do lugar onde iremos trabalhar é no Invinha onde iniciamos a construção da nossa casa CM.

               Foi no ano de 1968 que as primeiras missionárias chegaram a Milevane (Nauela) e em 1969 a Namarroi. Houve depois uma presença no Gurue nos anos de 1976 a 1978 e de novo a Gurue de 1999 a 2006. As missionárias presentes nesse periodo: Lisetta, Elisabetta, Teresa Castro, Mariolina, Irene Ratti, Rosanna, Martina, Glória e Edvige.
D. Lerma abençoa a 1ª Pedra na presença da Mariolina
             
               Nos anos de 1968-69, quando chegamos pela primeira vez, “tínhamos definido em diálogo com os Padres Dehonianos e o Bispo daquela altura …, que a nossa presença devia iniciar no Seminário de Milevane (Nauela) e na Missão de Namarroi. Em Milevane colaborava-se no ensino, na saúde e na pastoral das pequenas comunidades cristãs bem como na promoção humana. Em Namarroi trabalhou-se nas comunidades, na pastoral familiar, na saúde e educação sanitária e com os professores….

               Em 1975 vivemos a alegria da Independência com todo o povo. Foi neste momento que o nosso grupo fez a sua caminhada para uma identidade laical mais evidente. Sentíamo-nos missionárias leigas e como tais aceitamos a dispersão provocada pelo “zelo político” e entramos na “diáspora” como tantas pessoas do povo: Teresa foi para Gurue deixando o Seminário já nacionalizado; Irene foi para Pemba, exercendo no Hospital Provincial a sua profissão de enfermeira. Lisetta e Elisabetta continuaram a trabalhar como enfermeiras e com Martina e Mariolina formavam o grupo de Namarroi fortemente inseridas na pastoral e na vida social. …

               …Vivemos mais inseridas na realidade da vida dos irmãos partilhando na simplicidade, as mesmas dificuldades, anseios, incertezas e esperanças”…

               Em 1979 alguns acontecimentos, provocados também pela situação política, obrigaram-nos a deixar forçadamente  Namarroi (ficamos na prisão alguns dias)e começamos a nossa presença em Quelimane.  ( cf. Livrinho CM – 1988 – 20 anos de presença CM em Moçambique).

               A partir de Quelimane voltamos de novo ao Gurue com a presença de Edvige, Glória e Irene. As primeiras duas colaboraram com os Padres Dehonianos na Escola Artes e Oficios e na administração da mesma e Irene colaborou na Caritas e na pastoral.
O terreno escolhido para a futura residência em Invinha (Gurúè)

               De 2006 até hoje sempre sonhamos voltar nesta terra querida e nesta Diocese e agora o sonho se realizou.
O Bispo cimenta a 1ª Pedra com o documento que testemunha o evento
              Eis o texto que colocámos nos alicerces da futura residência da Companhia Missionária em Invinha, no dia do lançamento da 1ª Pedra:
             No dia 11 de Junho do Ano do Senhor  2012, em Invinha, sede da Paróquia de N. S. da Imaculada Conceição, desta Diocese de Gurúè, província da Zambézia (Moçambique), sendo Sumo Pontífice da Igreja o Papa Bento XVI e Bispo da Diocese Dom Francisco erma Martínez, na presença de várias testemunhas, foi abençoada e lançada a primeira pedra deste edifício que vai servir como residência da Companhia Missionária do Sagrado Coração de Jesus, Instituto Secular de Direito Pontifício que, respondendo ao pedido de D. Francisco, aceite e aprovado posteriormente pela sua Direcção Geral do referido Instituto, voltam à Diocese de Gurúè para retomarem as suas actividades sociais e apostólicas.

A Mariolina com o grupo de pedreiros e serventes da futura residência

sexta-feira, 6 de julho de 2012

A Santinha: abençoada a nova imagem

Na tarde de 06.07.2012, com uma numerosa participação de fiéis, D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè, abençuou e colocou na gruta da "Santinha", a nova imagem de N. S. de Fátima.

Numerosas senhoras da Legião de Maria da Paróquia da Sé Catedral, com o seu capelão, o Pe. Miguel António Oliveira, forma em peregrinação nas primeiras horas da manhã. E ali estiveram recolhidos em oração todo o dia ate, que já na parte da tarde, chegarm mais outros pereginos, acompanhando o Sr. Bispo e o Vigário Geral. Também participaram, entre outras auotridades civis, o Director e outros dirigentes da Empresa de Chá, proprietária do lugar onde se encontra a gruta da "Santinha".

Após da reza do Terço, no largo à frente da capelinha, procedeu-se a bênção da imagem de N. S. de Fátima. Na breve homília, D. Francisco explicou a sentido da celebração e a mensagem de paz e de reconciliação que deve inspirar a todos os que aqui vierem em peregrinação. Um lugar sagrado para a reflexão, a oração e a contemplação da natureza que nos leva até ao seu próprio Autor.

D. Francisco concluiu invocando as graças de Deus sobre cada uma das nossas família, sobre nossa Cidade e Distrito e sobre toda a Diocese de Gurúè, que desejamos extensiva a todo Moçambique e a todo o mundo.

domingo, 1 de julho de 2012

Ordenação Sacerdotal do Pe. Basílio António Uahica


O diácono Basílio durante o interrogatório inicial antes da ordenação

No dia 1º de Julho de 2012, no Alto Molócuè, foi ordenado sacerdote o diácono dehoniano BASÍLIO ANTÓNIO UAHICA, pela impoisção dos mãos de D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè.

O Bispo D. Francisco apresenta ao povo o recém ordenado Pe. Basílio

O Pe. Basílio nasceu a 15 de Novembro de 1974 em Novanana no Distrito de Alto Molócuè, Paróquia de N. S. Rainha do Mundo, Diocese de Gurúè.
As dançarinas alegraram a celebração.

Foi baptizado pelo Pe. Leali, dehoniano, no memso ano. Basílio é o 3º dos 9 filhos de António Uahica e Luísa Tomás, dos quais 7 estão ainda vivos e 2 já adormeceram na Paz. Educado numa família profundamente cristã, Basílio ganhou gosto pela religião católica seguindo o bom exemplo dos seus país.
Pe. Basílio com os seus pais durante a Procissão de Entrada

Os primeiros anos foram vividos em Nrule. Aqui, para além da catequese que ferquentou na comunidade, também frequentou os estudos primários do 1º grau, desde 1981. Mais tarde, concluiu a 10º classe em Quelimane.
D. Francisco e o Pe. Basílio  recebendo as ofertas para o Sacrifício

Basílio ingressou na Congregação dos Padres do Sagrado Coração (Padres Dehonianos), em Quelimane, para frequentar o Seminário Propedêutico de Santo Agostinho.
A comunidade durante a celebração da ordenação
Nos anos de 2000 - 2001, fez o Postulantado e Noviciado no Gurúè. No dia 8 de Dezembro de 2001, emitiu os primeiros votos religiosos.

Entre os anos de 2002 - 2004, fez o Curso de Filosofia no Seminário de Santo Agostinho na Matola. E de 2006 a 2009 continuou os estudos deTeologia no Instituto Teológico de S. José em Pietermarisburg (Africa do Sul).
O Pe. Basílio recém ordenado sacerdote

No final de 2009, volta a Moçambique e passa a formar parte da comunidade paroquial de Nauela - Milevane. Foi ordenado diácono em Milevane pela imposição das mãos de D. Francisco Lerma Martínez, Bispo de Gurúe, em Fevereiro de 2011. Em Milevane continuou a exercer o seu ministério diaconal até hoje.