segunda-feira, 5 de julho de 2021

Missa de acção de graças na Sé Catedral de Nacala

 04.07.2021

Às 09.30 horas de ontem (Domingo 04 de Julho), teve lugar na Sé Catedral de Nossa Senhora da Boa viagem uma solene celebração eucarística de acção de graças, pelo dom do ministério episcopal de Dom Inácio Lucas, 3º Bispo da Diocese de Gurúè.



Para além do anfitrião (Dom Alberto Vera Aréjula), a Missa contou com a presença de Dom Germano Grachane, Bispo emérito de Nacala, Dom Atanásio Amisse Canira, Bispo da Diocese de Lichinga. Estiveram presentes membros do Governo do Distrito de Nacala, com destaque para a Excelentíssima Senhora Administradora e o Edil do Município de Nacala.

Após o sinal da cruz, toda a assembleia sentou e o Reverendo Padre Pilale Muatresse, Pároco da Sé Catedral de Nacala endereçou palavras de boas vindas e contextualizou a celebração: acção de graças pelo dom da nomeação, consagração e tomada de Posse de Dom Inácio Lucas, 3º Bispo da Diocese de Gurúè.

Em sua homilia, Dom Inácio Lucas reviveu com os presentes o acontecimento da sua nomeação e ordenação episcopal. Não só, Dom Inácio disse que a Diocese de Gurúè para qual foi chamado a servir, é muito grande em extensão e número de cristãos. Partindo das leituras do XIV Domingo do Tempo Comum, Dom Lucas indicou a profecia como o caminho incontornável hoje para o testemunho do Evangelho.

Durante o cântico de acção de graças, a Comunidade paroquial expressou o seu carinho e afecto com o novo Bispo de Gurúè, oferecendo ao Bispo o fruto e suor do seu trabalho.

Antes da bênção final, teve lugar algumas intervenções: da família de Dom Inácio feita pela sua Irmã, da Senhora Administradora do Distrito de Nacala, Do Bispo de Lichinga, de Dom Alberto Vera , de Dom Germano Grachane, do Pe Tonito Muananoua e por fim Dom Inácio concedeu a bênção final.

Após a Missa foi servido um copo de água na Casa paroquial.

De lembrar que a Diocese de Nacala erigida em 1991, conta actualmente com 18 sacerdotes e 2 Bispos. Estes últimos, foram ordenados Diáconos, Presbíteros e Bispos, por Dom Germano Grachane, que em 2018, renunciou ao Governo pastoral da Diocese de Nacala por motivos de idade.


Sem comentários:

Enviar um comentário