O Domingo 13 de Junho foi especial para a Diocese de Gurúè e, de modo especial, para a Sé Catedral. Era a Festa do Padroeiro da Diocese e da Sé. Uma Festa que coincidiu com a presença de muitos religiosos e religiosas, que reunidos desde Sábado, foram juntar-se com o seu Pastor Dom Inácio Lucas, na Missa das 09 horas na Sé Catedral.
Antes de iniciar com a sua homilia, Dom Inácio apresentou todos os religiosos presentes na celebração e o povo acolheu-os com uma efusiva salva de palmas ... Olhem para eles- disse Dom Inácio, são eles que imersos em diversos e variegados contextos da nossa Diocese, anunciam o Evangelho com muita dedicação. Seguidamente, auto apresentou-se à assembleia.
Em sua homilia, Dom Inácio apresentou uma figura de Santo António. Um jovem frade, que apenas com 36 anos rendeu a alma ao Senhor, depois de um intenso testemunho de Cristo aos Homens. Mais adiante- frisou Dom Lucas, a santidade ainda hoje é possível, pois os Santos não caíram do Céu, mas foram pessoas como nós, que se dedicaram inteiramente a Cristo deixando nos um exemplo.
Comentando as leituras do dia, Dom Lucas convida a assembleia a ter presente os símbolos apresentados no Evangelho: sal da terra e luz mundo, o núcleo da nossa consagração desde a fé baptismal. Dom Inácio terminou uma sua homilia, encorajando a todos a direcionarem-se pelos caminhos da santidade e a imitar o exemplo dos Santos.
No fim da celebração, Dom Inácio foi convidado a participar num copo de água, oferecido pela comunidade paroquial.
Sem comentários:
Enviar um comentário