segunda-feira, 14 de junho de 2021

Festa de Santo António, Padroeiro da Diocese e da Sé Catedral de Gurúè

 O Domingo 13 de Junho foi especial para a Diocese de Gurúè e, de modo especial, para a Sé Catedral. Era a Festa do Padroeiro da Diocese e da Sé. Uma Festa que coincidiu com a presença de muitos religiosos e religiosas, que reunidos desde Sábado, foram juntar-se com o seu Pastor Dom Inácio Lucas, na Missa das 09 horas na Sé Catedral. 

Consagrados em volta da campa de Dom Lerma na Sé Catedral

Logo no início da celebração, Dom Inácio disse que com a Eucaristia que iria presidir, queria rezar por todos e de modo especial pelos missionários que testemunham o Evangelho na nossa terra. 

Antes de iniciar com a sua homilia, Dom Inácio apresentou todos os religiosos presentes na celebração e o povo acolheu-os com uma efusiva salva de palmas ... Olhem para eles- disse Dom Inácio, são eles que imersos em diversos e variegados contextos da nossa Diocese, anunciam o Evangelho com muita dedicação. Seguidamente, auto apresentou-se à assembleia.





Em sua homilia, Dom Inácio apresentou uma figura de Santo António. Um jovem frade, que apenas com 36 anos rendeu a alma ao Senhor, depois de um intenso testemunho de Cristo aos Homens. Mais adiante- frisou Dom Lucas, a santidade ainda hoje é possível, pois os Santos não caíram do Céu, mas foram pessoas como nós, que se dedicaram inteiramente a Cristo deixando nos um exemplo.

Comentando as leituras do dia, Dom Lucas convida a assembleia a ter presente os símbolos apresentados no Evangelho: sal da terra e luz mundo, o núcleo da nossa consagração desde a fé baptismal. Dom Inácio terminou uma sua homilia, encorajando a todos a direcionarem-se pelos caminhos da santidade e a imitar o exemplo dos Santos.

No fim da celebração, Dom Inácio foi convidado a participar num copo de água, oferecido pela comunidade paroquial.






Sem comentários:

Enviar um comentário