sábado, 9 de maio de 2015

O Papa FRANCISCO dialoga com os Bispos de Moçambique

O PAPA FRANCISCO RECEBE OS BISPOS DE MOÇAMBIQUE EM VISITA AD LIMINA

No 4º Dia da Visita ad Limina, Sábado 09 de Maio de 2015, o Papa Francisco recebeu em audiência especial os Bispos de Moçambique.

O DISCURSO

No seu discurso, se dirige a todos os membros da Igreja em Moçambique: Bispos, sacerdotes, consagrados e consagradas, catequistas, animadores das comunidades e fiéis em geral.

A seguir falou da vocação pastoral dos Bispos: o amor é a única questão verdadeiramente essencial pra apascentar a Igreja. Na sua solicitude pastoral os sacerdotes devem ter um lugar particular. E o Papa insiste ainda mais afirmando que o primeiro próximo do Bispo é o sacerdote.
Os Bispos atravessando o Pátio de S. Dámaso

FRANCISCO se pergunta se existirão ainda hoje missionários com a estofa de Paulo. A este propósito, o Papa, ao lembrar o Ano da Vida Consagrada, salientou a vida e as actividades dos religiosos e religiosas em Moçambique, indicando ao mesmo tempo a importância da sua justa inserção diocesana, o valor das suas actividades específicas e os seus carismas que enriquecem a Igreja local. A este propósito, o Papa afirma a obrigação dos Bispos de “ unir, harmonizar e racionalizar as forças eclesiais da Dioceses.

Francisco disse aos Bispos para “descer para o meio dos vossos fiéis, mesmo nas periferias das vossas dioceses” para ouvir o que o Espírito diz às Igrejas.
D. Germano, Bispo de Nacala e o Sr. Cardeal D. Júlio Langa na ante-sala do Escritório do Papa

 
Outros temas para serem desenvolvidos na pastoral da Igreja são, segundo o Papa: a promoção da cultura do encontro, a partilha com as vítimas das calamidades naturais, o apoio a juventude e a pastoral familiar, a defesa da vida, a Universidade e a Escola e o diálogo com as autoridades politicas.
Os Bispo pelos corredores do Palácio Apostólico

O DIÁLOGO

No diálogo aberto e livre com os Bispos, o Papa conversou sobre a pastoral vocacional, os seminários, a vida do clero diocesano (nas suas vertentes económica, espiritual, profissional  e pastoral), os efeitos da globalização, a necessidade de abranger todos nas actividades pastorais superando toda classe de clericalismo.

VISITA Á BASÍLICA D SÃO PAULO

Ao entardecer, os Bispos de Moçambique foram em peregrinação até à Basílica de S. Paulo para venerar e rezar junto do Sepulcro do Apóstolo das Gentes e celebrar a Eucaristia.

Sem comentários:

Enviar um comentário