domingo, 20 de julho de 2014

ASSEMBLEIA DIOCESANA DA JUVENTUDE


Gurúè, 19 de Julho de 2014.
Assunto: “Assembleia diocesana da Juventude”

Caríssimos cristãos e catecúmenos:

Aproximam-se os dias da realização da Assembleia Diocesana da Juventude. Concretamente de 19 a 22 do próximo mês de Agosto, os delegados dos grupos juvenis das Paróquias e Capelanias da Diocese estarão reunidos na Casa Diocesana, no Gurúè, para reflectirem sobre a problemática que a juventude está a viver no momento presente e encontrarem nova luz e força na sua caminhada rumo au futuro. Eles são a força renovadora da nossa Igreja e da sociedade.

Sede vós, jovens, que recolhendo o melhor do exemplo e dos ensinamentos dos vossos pais e mestres, ides constituir a sociedade de amanhã.

A Diocese durante os últimos anos e desde a anterior Assembleias Diocesana da Juventude (Milevane 2008), tem estado a trabalhar para consolidar a Igreja local no nosso meio, em ordem a melhor responder cada um segundo a sua condição (crianças, adolescentes, jovens, adultos e anciãos, sacerdotes, religiosas e religiosos e leigos) à chamada do Senhor, Cristo eternamente jovem.

Confio em que esta Assembleia seja para vós, os jovens, especialmente para vós, uma luz que iluminará o vosso futuro e uma força que vos ajudará a caminhar com novas energias.

Espero que reafirmeis a vossa fé na vida e no que dá sentido a vida: Fé em Cristo, como mestre e modelo e companheiro na vossa caminhada. Alargai os vossos corações e escutai os gritos dos que mais sofrem e pôr corajosamente as vossa energias juvenis ao serviço dos grandes ideais: recusai a violência e o ódio que geram as guerras; sede generosos e construir um mundo melhor, mais justo, verdadeiro, livre e fraterno.

Peço a todas as Paróquias e Capelanias e às Comunidades Religiosas que, em espírito de partilha de bens espirituais e materiais, colaborem concretamente no bom êxito desta Assembleia Juvenil:

·         Em primeiro lugar, acompanhem com pensamento, com a oração e com tudo o que lhe for pedido na preparação, organização e realização das actividades necessárias;

·         Em segundo lugar, colaborem também com a ajuda económica (em dinheiro ou em géneros alimentícios (milho, arroz, verduras…) e animais (galinhas, cabritos, peixe seco).

Em nome de Cristo, o Homem da verdade e do amor, humilde e sábio, companheiro e amigo dos homens, vos saúdo e abençoo.

O vosso Bispo

+ Francisco

 

Sem comentários:

Enviar um comentário