segunda-feira, 1 de julho de 2013

CURSO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES E DE PROMOTORES VOCACIONAIS




Os participantes no Curso de Formadores com D. Francisco Lerma ao centro
De 24 de Junho a 5 de Julho de 2013, na sua qualidade de Presidente da Comissão Episcopal de Seminários e Vocações, D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè, está a presidir no Centro Catequético Paulo VI do Anchilo (Nampula), o Curso de Formação de Formadores dos Seminários e dos Promotores das Dioceses de Moçambique.

A Equipa de Coordenação está formada pelo Pe. Inácio Lucas, Reitor do Seminário Interdiocesano de Teologia S. Pio X de Maputo, e pelo Pe. Tonito Muananoua, Reitor do Seminário Interdiocesano de Filosofia da Matola.

Eis os temas em estudo programados para o referido Curso e os respectivos orientadores:
1.     O ministério e a vida sacerdotal segundo a Presbiterorum Ordinis, por D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè.

2.    Orientações Pastorais sobre a promoção das vocações, pedo Pe. Rafael baciano Sapato, Vicário Geral da Diocese de Lichinga.

3.    Formação dos futuros sacerdotes a Pastores dabo Vobis, pelo Pe. José Muluta, Chanceler da Arquidiocese de Nampula.

4.    Situação da Pastoral vocacional nas Dioceses de Moçambique, pelos Promotores Vocacionais de cada uma das Dioceses.

5.    O discernimento vocacional e maturidade humana, pela Irmã Felicidade, Missionária da Consolata, Conselheira Provincial.
 
A sala de reuniões durante uma das sessões do Curso

6.    A formação sacerdotal segundo a Optatam Totius, pelo Pe. Tiago Palagi, Director do Centro Catequético Paulo VI do Anchilo.

7.    As Obras Pontifícias Missionárias, pelo Pe. Atanásio Amisse Canira, Vigário Geral da Diocese de Nacala e Director Nacional das Obras Pontifícias Missionárias..

8.    Os Seminários diocesanos em Moçambique, pelo Pe. Inácio Lucas, Reitor do Seminário Interdiocesano de Teologia de S. Pio X de Maputo.

9.    Espiritualidade como caminho no Espírito para ser de Cristo, pelo Pe. Tonito Muananoua, Reitor do Seminário Interdiocesano de Filosofia de S. Agostinho da Matola.

Sem comentários:

Enviar um comentário