quinta-feira, 23 de agosto de 2012

"Construir a Democracia para perseverar a Paz". Nota Pastoral dos Bispos Católicos de Moçambique

Nota Pastoral do Conselho Permanente da CEM :" "Construir a Democracia para perseverar a Paz".


Caríssimos Diocesanos
1.      Em conformidade com o estabelecido pela Conferência Episcopal de Moçambique na sua última sessão  plenária (Abril 2012), junto envio a Nota Pastoral do Conselho Permanente da CEM “Construir a Democracia para preservar a Paz”, alusiva à celebração dos 20 anos do Acordo Geral de Paz em Roma, no dia 4 de Outubro de 1992.

2.      A supracitada Nota Pastoral deverá ser oficialmente apresentada em todas as Dioceses do Pais e, sucessivamente, em todas as  Paróquias e comunidades da nossa Diocese, a partir do dia 26 de Agosto do presente ano.
 
3.      Pede-se aos Reverendos Párocos e Superioras/es das Comunidades Religiosas que, a nível paroquial e das próprias comunidades, organizem novenas, tríduos ou dias de oração, palestras, sessões de estudo, peregrinações à Igreja Paroquial ou outras actividades que julgarem oportunas alusivas ao tema da Paz e aos conteúdos da referida Nota Pastoral.
 
4.  A partir do dia 26.08.2012, data em que será divulgado oficialmente, recomendo a leitura do documento e a sua divulgação nas comunidades. 

Ao mesmo tempo que agradecemos e louvamos o Senhor peo dom da Paz em Moçambique,  renovarmos o nosso compromisso cristão como construtores e instrumentos da Paz.

Sob a intercessão de Maria Rainha da Paz, oremos ao Príncipe da Paz para que se consolidem os fundamentos da Paz – a Justiça, a Verdade, a Liberdade, o Amor fraterno e o Perdão no coração de cada cidadão, nas nossas famílias, nos nossos lugares de trabalho e de convivência e em todo o Pais. 

Deus nos abençoe,

 O vosso Bispo

+ Francisco Lerma

 

Sem comentários:

Enviar um comentário