domingo, 13 de maio de 2012

13 de Maio: milhares de peregrinos a Muliquela



A 1º Peregrinação Diocesana com motivo do dia 13 de Maio contou com numerosa participação de fiéis. provenientes dos quatro pontos cardinais da Diocese. Praticamente estiveram representadas quase todas as Paróquias da Diocese: desde Pebane, no litoral, até Molumbo nos limites com o Malawi.


Desde as primeiras horas da manhã  dia 12 de Maio, as nossas estradas presenciaram a passagem dos peregrinos, que se fizeram transportar em camiões e em viaturas ligeiras.   Vimos camiões carregados de peregrinos das Paróquias do litoral Naburi, Mualama e Pebane; da sede da Diocese, a Paróquia da Catedral; das Paróquias limítrofes de Ile, Invinha e Namarrói; e das mais longe em direcção ao norte, as Paróquias de Lioma e de Molumbo, já na fronteira com o Malawi. A viagem de alguns durou mais de quatro horas, como, por exemplo, os  fiéis que vieram do Distrito de Pebane e dos Postos Administrativos de Mualama e de Naburi. Entre os cristãos de Ile encontrava-se a Sra Administradora do Distrito.Também peregrinou a Superiora Geral das Irmãs de Jesus Maria e José, vinda do brasil e que se encontrava de visita às Irmãs da sua Congregação que trabalham, precisamente, na Paróquia de Ile.

Um destacamento da  Polícia local se encarregou de vigiar pela ordem pública e pela segurança de todos os peregrinos. O pessoal do centro de Saúde de Muliquela acompanhado pela ambulância do Hospital Distrital se encarregou por vigiar o estado de saúde dos que manifestaram qualquer problema.

Os peregrinos foram  pontuais. Como estava programado, às 15.30H do dia 12.05.2012, todos estavam no lugar indicado para o começo da peregrinação. Um grupo de quatro senhoras da Paróquia de Ile carregou o andor com a belíssima imagem de N. S. de Fátima, e adornado com flores de varias cores. O Sr. Bispo D. Francisco Lerma, com breves palavras, indicou o sentido desta 1ª Peregrinação Diocesana ao templo paroquial de N. S. de Fátima, escolhido por ser a primeira Igreja dedicada a N. S. na Diocese de Gurúè. Esta Paróquia foi fundada há já 72 anos.

Durante as duas horas que durou a procissão, desde a Estrada Nacional até à Igreja de Muliquela, os peregrinos com uma vela e o terço nas mãos, tiveram nos seus lábios uma prece continua, uma oração, um cântico de louvor, de penitência e de invocação pela paz, pelas famílias, pela Diocese e por todo o mundo.

Chegados à Igreja da sede da Paróquia, celebrou-se a Eucaristia presidida pelo Sr. Bispo D. Francisco Lerma e concelebrada pelos Padres que acompanharam os peregrinos das Paróquias mencionadas anteriormente.

Às 20.30H. começou a Adoração ao Santíssimo Sacramento, por turnos de uma hora cada que durou toda a noite e toda a madrugada, até a hora da Missa.

A Eucaristia do Enceramento começou às 8.00H, presidida por D. Francisco Lerma e concelebrada por D. Manuel Chuanguira, Bispo Emérito, e por todos os Padres presentes: PP Francisco Cunlela, Vigário Geral da Diocese; P.  Paulino Nicau, Vice- Reitor do Seminário de Quelimane; P. Daniel Raul, Pároco da Catedral; P. Miguel Oliveira, Vigário Paroquial da Catedral e Vice Reitor do Seminário de Gurúè; P. Manuel José Nassuruma, Secretário da Diocese; P. Daniel Xadreque, Pároco de Ile; P. Inácio dos Santos, Vigário Paroquial de Ile; P. Pedro Esquadro, Vigário Paroquial de Ile; Pe. Rito Alberto, Pároco de Mualama e Moderador de Naburi; P. Eustáquio César, Vigário Paroquial de Mualama; P. Américo António, Vigário Paroquial de Pebane; P. Ángelo Tavares, Vigário de Mulevala; e P. Francisco Matias, Pároco de Namarrói.

Na Celebração da Eucaristia também participaram a Sra Administradora do Distrito de Ile e a Superiora Geral das Irmãs de Jesus, Maria e José e mais outros representantes das Confissões Religiosas e Autoridades Civis.

Antes da bênção final, D. Francisco apresentou a toda a Diocese as duas últimas Cartas Pastorais: a primeira, sobre o Ano da Unidade Diocesana e a  Eucaristia; a segunda, sobre a Partilha de Bens, a sustentabilidade Económica na Diocese de Gurúè.  Também indicou que no dia 29 de Julho, será celebrado em toda a África a recepção da Exortação Pós Sinodal para África "Africae Munus", do Papa Bento XVI; e lenbrou a celebração dos 20 anos do Acordo Geral de Paz (Roma, 04.10. 1992), que deve ser recordado em cada Paróquia e comunidade com um a celebração especial.
A peregrinação encerrou às 10.30H. com a Consagração da Diocese a nossa Senhora, o cântico dedo "Adeus" , a despedida e saudação fraterna entre todos os participantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário