D. Francisco celebra a Eucaristia na Igreja da sede, ainda em ruinas, depois de 25 anos de abandono |
A Paróquia desde 1986 esteve privada da presença permanente de Missionários e as suas instalações se encontravam abandonadas e completamente em ruínas. Em Janeiro deste ano de 2011, viu resnacer a sua vida e o seu futuro com a nomeação de uma equipa missionária permanente, formada pelo Pe. Rito Alberto, Pároco, e pelo Pe. Eustáquio Carlos César, Vigário paroquial.
O Bispo com o Vigário Geral, Pe. Francisco Cunlela, num momento de descanso, dialogando sobre o andamento da Visita |
A Paróquia encontra-se em uma fase de reabilitação geral das suas estruturas e da reorganização da pastoral paroquial.
À chegada a cada um dos centros de concentração das comunidades o Bispo é recebido festivamente. |
A Missão foi fundada em 20 de Maio de 1948 por D. Sebastião Soares de Resebde, Bispo da Beira.
Segundo escreve o Pe. Maggiorino Madella, o Pe. António Losappio e o Pe. Luis Pezzota, Dehonianos, acompanhados pelo Pe. Pedro Comi, chegaram a Mualama no dia 18 de Maio de 1948, vivendo no primeiro tempo numa palhota cedida pelo mwene Pilima.
Eis o novo aspecto da antiga Casa das Irmãs, hoje reabilitada como Casa Paroquial |
Em 1953 começaram as obras de construção da grande igreja em alvenaria.
Em 1969 pensou-se também na organização da econoia com a abertura de um grande cajual.
Em 1975 foi nacionalizada a Missão com todas as estruturas existentes: Residencias, escolas, internatos, posto de saúde, cajual e machambas agricultadas. Os Padres passaram a morar numa casa construída a uns 500 m da antiga sede da Missão.
O Bispo bebe da água que começa a correr de novo pelas torneiras da Casa Paroquial, sinal da vida nova que se respira por toda a Paróquia |
Em 2011, a Paróquia de CRisto Rei de Mualama voltou a ter sacerdotes residentes: os Padres Diocesanos Pe. Rito Alberto, Pároco; e Pe. Eustáquio Carlos César, Vigário Paroquial.
Os jovens , esperança da Nação e da Igreja |
É sempre uma alegria a visita de um Pastor. Bem haja a equipa de Mualama e a grei do Senhor que se encontra naquela parcela da nossa Igreja particular do Gurúè. P Tonito
ResponderEliminarA minha igreja. Matriculei na pré em 1970. Em 1974 terminei a 4a classe. Quando andava na 1a a irmã Adocinda dava as 4as classes. Ainda me lembro do padre Vittorino (conversava com ele quando eu já estva na 8a, com o Pe Claudino. Peço contacto do Pe Vittorino. Ainda me lembro do Pe Lorenco, Mateus, Onorino (+).
ResponderEliminar